Em comemoração aos 4 anos de implantação das Bases de Segurança Comunitária (BSC), a PMMG desencadeou a Operação Segurança Cidadã, no período de 20 a 26 de setembro de 2021, oportunidade em que serão intensificadas as rotinas típicas do serviço, tais como reuniões comunitárias, visitas comunitárias a estabelecimentos e residências, ações de aproximação com a comunidade, operações preventivas, entre outras.
Em Araxá, o lançamento da operação foi realizado na tarde de segunda-feira, dia 20, na Base de Segurança Comunitária localizada no Centro da Cidade. A Base de Segurança Comunitária da Polícia Militar de Araxá foi instalada no ano de 2019 e desde então vem se destacando nos atendimentos e registros de ocorrências, alcançando assim, índices excelentes em produtividade em todo o Estado de Minas Gerais.
Em Araxá, além do registro de ocorrências e atendimentos à população, a BSC realiza campanhas solidárias, ações sociais, campanhas educativas, além de atuar como um elo de aproximação entre a comunidade e a Polícia Militar, reforçando o conceito de “segurança cidadã”.
A “Segurança Cidadã” defende uma abordagem multidisciplinar, para fazer frente à natureza multicausal da violência, na qual políticas públicas multissetoriais são implementadas de forma integrada, com foco na prevenção à violência. Nesse sentido, a atuação das Bases de Segurança Comunitárias é parte dessa política pública de que busca, além da atuação policial com ênfase na prevenção, estabelecer um espaço importante para as diversas políticas setoriais, como educação, saúde, esporte, cultura, etc.
C/ PMMG