A direção do Fliaraxá – Festival Literário de Araxá comunicou nas redes sociais que em respeito aos cuidados para evitar a proliferação do coronavirús e em conformidade com as normas de segurança e orientação do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de Minas Gerais, resolveu postergar a nona edição do festival. O tradicional evento literário que é realizado no complexo do Barreiro aconteceria durante o período de 01 a 05 de julho e a partir de agora passará para o período de 28 de outubro a 1º de novembro. A direção do Festival comunicou ainda, que maiores informações serão repassadas posteriormente.

A nova edição do Fliaraxá acontecerá no Grande Hotel de Araxá, em plena lua cheia. O conteúdo programático, marca do Festival, já está definido. O tema é “Arte, Leitura e Tecnologias”. Os Patronos são João Cabral de Melo Neto e Clarice Lispector, que completam centenário de nascimento em 2020. Os autores homenageados são o angolano José Eduardo Agualusa e a mineira Conceição Evaristo. O Patrono Local é o escritor Olavo Drummond. O Festival é idealizado pelo gestor cultural Afonso Borges, que compõe a curadoria junto com a historiadora e professora Heloisa Starling, o cientista político Sergio Abranches, o escritor Antonio Carlos Secchin e o educador Leo Cunha. Os curadores locais são os escritores Luiz Humberto França, Rafael Nolli e Rodrigo Feres.

Nesta edição, modelos que deram certo de estrutura serão mantidos, como a livraria no Salão Minas Gerais, espaço amplo na área externa destinada à Gastronomia e à música e foco nas múltiplas formas de leitura voltadas para a tecnologia.

Toda a programação do Fliaraxá tem entrada gratuita, graças à Lei Federal de Incentivo à Cultura, sob o patrocínio da CBMM e apoio cultural do Itaú.

Um pouco da história do Fliaraxá

O Fliaraxá – Festival Literário de Araxá – foi criado em 2012, pelo empreendedor cultural Afonso Borges, diretor-presidente da Associação Cultural Sempre um Papo. Realizada no pátio da Fundação Calmon Barreto, a 1a edição teve como tema “Juventude, Literatura e Experiência”, com a presença de 25 autores, reunindo 6 mil pessoas. Em 2013, com o tema “A Viagem na Literatura”, a 2a edição recebeu 44 autores e público de 8 mil pessoas. A 3a mostra, em 2014, com o tema “Leitura para um Mundo Melhor”, somou 11 mil pessoas e presença de 40 autores. Em 2015, em sua 4a edição, o tema foi “Imagina o Livro, Imagina a Cidade” e contou com 60 autores e 15 mil espectadores. Em 2016, na 5a edição, com o tema “ O Amor, a Leitura e as Diferenças”, perto de 17 mil pessoas mil pessoas participaram do festival, com a presença de 70 convidados. A 6a edição do Fliaraxá marcou a mudança para o Tauá Grande Hotel de Araxá, edificação construída em 1942 e qualificada como Patrimônio Histórico Brasileiro. Com o tema “Língua, Leitura e Utopia”, o Festival recebeu 25.776 pessoas, 80 autores, oferecendo 125 atividades. Foi criado, também, na área externa do hotel, o “Fliaraxá Gastronomia”.

Em 2018, mais de 27 mil pessoas, em plena Copa do Mundo, prestigiaram a 7a edição, com o tema “Alma, Leitura e Revolução” que contou com a presença de 120 autores. Mais de 130 mil livros foram comercializados na livraria do Fliaraxá, em todas as edições. A 8a edição, encerrada em 23 de junho de 2019, contou com público de cerca de 30 mil pessoas, participação de 140 autores e autoras, incluindo a presença do escritor homenageado , o português Valter Hugo Mãe. O Patronato ficou a cargo de Machado de Assis, pelo aniversário de 180 anos. A oitava edição teve como tema “Literatura, Leitura e Imaginação”.

Serviço:

– IX Fliaraxá – Festival Literário de Araxá
– De 28/10 a 1º de novembro – quarta a domingo
– Local: Tauá Grande Hotel Termas de Araxá
– Rua Águas do Araxá, s/n – Barreiro, Araxá – MG
– Informações: www.fliaraxa.com.br – [email protected]
Redes Sociais:
facebook.com/fliaraxa
Instagram – @fliaraxa
Twitter – @fliaraxa

Comentários estão encerrados