Com o objetivo de facilitar o acesso aos serviços no site do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) disponibilizou uma nova opção de autenticação, utilizando usuário e senha cadastrados no portal do governo federal (gov.br).
O objetivo da integração é proporcionar uma alternativa simples e segura ao cidadão que perdeu o acesso a seu cadastro no site do Detran-MG, mas tem urgência na utilização dos serviços. Posteriormente, o interessado deve agendar atendimento presencial em uma unidade do Detran-MG para atualizar os dados cadastrais e recuperar seu acesso ao site.
Como procedimento de segurança, para alguns serviços on-line disponibilizados pelo Detran-MG, é imprescindível que o cidadão esteja cadastrado e se autentique. São exemplos solicitação de 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH); alteração de endereço dentro do município; e solicitação de certidão negativa de propriedade.
Autenticação
Para se autenticar no site do Detran-MG, clique em “Entrar”, no canto superior direito da tela. A página apresentará a opção de acesso por meio de CPF e senha cadastrados no portal do Departamento de Trânsito, e, logo abaixo, a opção “entrar com gov.br”. Ao clicar nela, o usuário deve informar seu CPF e senha cadastrados no site do governo federal.
Cadastro automático
O cidadão que não tiver cadastro no site do Detran-MG, mas se autenticar usando o CPF e a senha cadastrados no portal do governo federal, automaticamente será cadastrado no endereço do Departamento de Trânsito. No entanto, caso seja necessário alterar as informações, o usuário deve solicitar a mudança nos dois sistemas separadamente.
C/ PCMG