Mais de 500 municípios estão sob aviso de perigo potencial, enquanto alertas laranja mantêm
risco elevado de alagamentos e quedas de árvores

Minas Gerais está sob dois alertas amarelos para tempestades, emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta quinta-feira (19). Os avisos indicam perigo potencial para a ocorrência de chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo em grande parte do estado até, pelo menos, sexta-feira (20).
Além dos alertas amarelos, Minas também segue com dois alertas laranja em vigor, que indicam risco maior de transtornos, como alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica, devido à possibilidade de precipitação de até 100 milímetros.
Primeiro alerta amarelo
O aviso começou às 10h desta quinta-feira (19) e segue até 10h de sexta-feira (20). A previsão indica chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com ventos intensos entre 40 e 60 km/h, além de possibilidade de queda de granizo.
Segundo o Inmet, há baixo risco de cortes de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos. Ao todo, 505 municípios estão incluídos no alerta, abrangendo as seguintes regiões:
– Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba
– Central Mineira
– Zona da Mata
– Oeste de Minas
– Sul/Sudoeste de Minas
– Campo das Vertentes
– Região Metropolitana de Belo Horizonte
– Vale do Rio Doce
– Noroeste de Minas
C/ Rádio Itatiaia



