O crescimento foi impulsionado pela realização de grandes eventos como o Fliaraxá, a ExpoQueijo, o
Encontro de Carros Antigos, a Copa do Mundo e a Copa Internacional de Mountain Bike, entre outros
O Aeroporto Municipal Romeu Zema encerrou 2024 com a maior movimentação dos últimos 12 anos. No ano passado, foram atendidos 30.004 passageiros. O índice reflete tanto a movimentação da aviação comercial quanto da aviação geral, que inclui voos executivos, táxi aéreo, aeronaves particulares e desportivas.
A Azul Linhas Aéreas foi a principal responsável pela movimentação de passageiros em voos comerciais. Os trechos Araxá-Guarulhos (103 operações) e Araxá-Confins (286 operações) registraram um total de 8.682 e 10.206 passageiros, respectivamente, entre embarques e desembarques.
Já a aviação geral, composta por voos executivos e aeronaves particulares (2.445 operações), movimentou 9.928 passageiros, enquanto o táxi aéreo (140 operações) registrou 798 passageiros. Também foram contabilizados 376 passageiros em voos militares (87 operações) e 14 em voos de instrução (85 operações de treinamento de pilotos, um pouso e uma decolagem).
O crescimento foi impulsionado pela realização de grandes eventos. O Festival Literário de Araxá (Fliaraxá), a ExpoQueijo, o Encontro de Carros Antigos, a Copa do Mundo e a Copa Internacional de Mountain Bike, as atividades do Instituto Flamel e da FIEMG, e os encontros promovidos pelo G4 Club contribuíram diretamente para o aumento do fluxo de passageiros.
Os voos comerciais no Aeroporto Romeu Zema foram suspensos no início da pandemia de Covid-19, em 2020. Contudo, após passar por reformas estruturantes em 2022, o terminal retomou as operações comerciais, possibilitando o crescimento significativo da demanda nos anos seguintes. Para o administrador do aeroporto, Fabiano Cota, o crescimento está diretamente relacionado aos investimentos realizados.
“Com a reestruturação e a consolidação do aeroporto como um importante hub de conexões regionais, a expectativa é que o Aeroporto Romeu Zema continue ampliando sua capacidade e atraindo mais passageiros nos próximos anos. A retomada da aviação comercial, aliada à ampliação do turismo e dos negócios na região, coloca o aeroporto em posição estratégica para o desenvolvimento econômico de Araxá e região”, destaca.