As aulas acontecem no espaço Ecosense e contemplam crianças e adolescentes de 4 a 17 anos

O atendimento à crianças e jovens de 4 a 17 anos, já inscritos, começou esta semana e vai até o dia  21 de fevereiro. O projeto oferece conteúdos diversificados, com aulas lúdicas e aplicação da linguagem das artes. A coordenadora de produção Rosana Loren, explica que a proposta é aproximar crianças e adolescentes do fazer artístico. “A arte expande a consciência trazendo mais clareza e conforto para a vida. Ao trabalhar os dois lados de cérebro aumenta a capacidade de tomada de decisão, auxiliando no amadurecimento emocional”, destaca.

Já as aulas de arte circense tem como proposta a valorização da expressão corporal, respeitando os limites de cada um. “Queremos melhorar a coordenação motora, a flexibilidade, percepção do corpo e do espaço, além da interação social. Elementos que vão gerar bem estar e alegria para as crianças e jovens. Muitas vezes, o sentimento de felicidade é mais importante do que o movimento perfeito”, comenta a professora Andreia Muniz.

A capoeira, patrimônio cultural brasileiro e da humanidade, que mistura esporte, dança, luta e música vem de encontro a faixa etária do Ecoarte. O professor Gabriel Arcanjo destaca os benefícios da atividade: “ajuda na coordenação motora, aumenta a flexibilidade e o condicionamento físico. Trabalha a autoconfiança e por ser um esporte em grupo, desenvolve o respeito ao próximo”.

E por fim as oficinas de hip hop contam com  introdução aos elementos e valores da cultura, com ênfase no graffiti como expressão artística. As técnicas de desenho e pintura vão incentivar à originalidade e criação de narrativas que reflitam as experiências e perspectivas dos alunos. Tudo num ambiente acolhedor, que estimular a autoconfiança e desenvolve habilidades técnicas e emocionais, permitindo que os alunos se manifestem, contem suas experiências por meio da arte.

Pensando nas pessoas com autismo e TDAH as aulas  terão recursos visuais e ajustes no ritmo de cada um. E nenhum detalhe foi esquecido, nem nos intervalos. Para atender este público até a alimentação é inclusiva. Ana Claudia de Paiva, presidente da Associação dos Autistas de Araxá e estudante de nutrição preparou um cardápio diferenciado. “Tudo foi pensado com alimentos saudáveis e para atender todas as necessidades de forma equilibrada e nutritiva.”

Patrícia Moço coordenadora do projeto lembra que os resultados do projeto serão compartilhados. “Todo o resultado das oficinas será apresentado em uma mostra aberta ao público. Há uma sintonia entre professores e alunos, gerando amor, empatia e resultados que vão impactar positivamente a comunidade“, aposta.

Projeto EcoArte

É uma iniciativa ecopedagógica que defende uma forma de pensar no futuro, tendo o presente como ponto de partida. A proposta é promover uma mudança de mentalidade e comportamento em relação à qualidade de vida e ao meio ambiente, formando cidadãos conscientes e ativos por um mundo melhor.

A premissa da sustentabilidade é buscar o equilíbrio entre os recursos naturais disponíveis em nosso planeta e a exploração deles. As séries de atividades do ECOARTE impactarão Araxá de forma inovadora contribuindo para um mundo onde haja entendimento sobre sustentabilidade e consciência ambiental e práticas de cuidado com o meio ambiente.

Se propõe ainda maior conscientização ambiental, redução da exclusão social e estigmas das crianças com autismo e deficientes, promovendo a igualdade e uma maior aceitação e compreensão por parte da comunidade, transformando vidas e nossa comunidade como um todo.

O projeto é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura do Governo Federal com patrocínios da CBMM, Bem Brasil e Zema, com promoção do Espaço Ecosense.

Equipe do Projeto

Coordenadora Geral: Patrícia Moço
Coordenação Pedagógica:  Jacqueline Silva de Faria Dias
Coordenadora de Produção: Rosana Loren Campos Vasconcelos
Professora da Oficina de Artes Circenses e Teatro: Andréia Silva Muniz
Oficina de Capoeira: Gabriel Arcanjo
Monitores: Michael Bruno e João Miguel Apolinário
Psicólogo: Ovídeo José da Silva Neto
Assistente Social: Kelli Nara de Freitas

 Espaço Ecosense

É muito mais que um centro esportivo, representa um ambiente único onde esporte, saúde e sustentabilidade se encontram. Inaugurado em outubro de 2021, o Ecosense simboliza a junção das paixões da fundadora e CEO Patrícia Moço, ex-jogadora de vôlei e administradora de empresas. Ela deixou a vida corporativa para buscar seu propósito de empreender em algo que trouxesse impacto social, transformasse vidas e jornadas.

Patrícia uniu motivação e profissionalismo para abrir esse espaço capaz de transformar a vida das pessoas incentivando práticas saudáveis: “o Espaço Ecosense é exatamente esse lugar que vai além da prática de esportes. É um ambiente para se praticar cidadania e educar crianças, adolescentes e adultos a uma nova perspectiva, inclusiva e transformadora”, ressalta Patrícia.

Nesse ambiente 100% acessível e sustentável, os projetos vão desde a prática de esportes até a conscientização ambiental através de eventos aulas de várias modalidades.  Existe no complexo também o Ecosense Kids, onde as crianças fazem todas as modalidades de sua faixa etária.

Endereço: Rua Honório de Paiva Abreu, 170, Bairro Bela Vista, Araxá
Telefone: (34) 99903-9941
 Redes sociais: espacoecosense

Comentários estão encerrados