O evento será realizado no Teatro CBMM do Centro Cultural Uniaraxá e reunirá milhares de dançarinos de todo país
Um dos maiores Festivais Competitivos de Dança do país e o maior do Centro-Oeste Mineiro, o Dançaraxá, chega à sua 22ª edição com a tradição e competitividade que o fez tornar referência para milhares de dançarinos de várias regiões do país. O evento começa amanhã, quinta-feira, dia 07 e se estenderá até domingo, dia 10, e tem a participação de aproximadamente 1.500 competidores advindos de mais de 25 municípios de vários estados.
O Festival tem como objetivo criar oportunidades para os grupos mostrarem os seus talentos e incentivar a arte, a cultura e promover o intercâmbio entre os grupos e o crescimento da dança no país, ajuda a manter as empresas da dança, contribui para formação humana dos participantes, fomenta o turismo na cidade de Araxá, e proporciona entretenimento para os expectadores da cidade e região. O evento mobiliza nossa cidade envolvendo vários setores de prestação de serviços, um evento para toda comunidade. Os valores culturais proporcionados pela dança abrangem crianças, jovens e adultos levando-os atitudes de lazer como forma de crescimento pessoal, interdisciplinar e relacionados à saúde.
O evento deste ano aconteceu, primeiramente, com a inscrição de diversas escolas de dança, que em caráter seletivo e eliminatório em várias modalidades, que foram classificados para disputarem esta competição decisiva em Araxá. Além de que, por meio das oficinas de dança, é oferecido à expressiva comunidade envolvida com a dança na cidade, o aprimoramento em alto nível e também a profissionalização deste meio artístico.
De acordo com Elaine Afonso Borges, organizadora do evento, “Esta edição promete surpreender a todos, pois uma nova estrutura completa e acessível foi escolhida, o Centro Cultural Uniaraxá.” Para a promotora do festival, Tassiana Araújo, “Estes dançarinos, que vêm acompanhados por familiares e diretores, geram uma grande movimentação na cidade, proporcionando fluxo em hotéis, bares e restaurantes, movimentando o comércio de Araxá.”
A organização Dançaraxá solicita a doação, de forma espontânea, de 1 quilo de alimento na entrada do evento e com isso, em 2019, antes da pandemia, o evento conseguiu arrecadar aproximadamente 2.700 quilos de alimentos que foram doados para as instituições beneficentes, entregues pelo Diretor Executivo do evento José Maurício de Araújo.
O 22º Dançaraxá 2023 é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e Governo Federal, e também pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, da Secretaria de Cultura do Governo de Minas Gerais, contamos com o patrocínio master da Bem Brasil – Alimentando Bons Momentos e o patrocínio da CBMM. O evento é promovido pela Elaine e Cia. Produções e Tassiana Produções Artísticas que, juntamente com o apoio do Centro Cultural Uniaraxá e Prefeitura Municipal de Araxá, reconhecem a arte da dança como um importante fomentador para a melhoria de qualidade de vida e do bem estar social.
Mais informações pelo site: www.dancaraxa.art.br e pelas redes sociais: @festivaldancaraxa