A jornalista e escritora Eliana Alves Cruz e a poeta Líria Porto são as Autoras Homenageadas do 11º Festival Literário de Araxá (Fliaraxá), que terá como tema “Educação, Literatura e Patrimônio”. As escritoras participam das atividades presenciais do festival, que acontece de 5 a 9 de julho, no Estádio Municipal Fausto Alvim, localizado no centro de Araxá, com entrada gratuita. A estrutura do evento inclui uma enorme livraria, três auditórios para debates e apresentações artísticas, espaço para crianças, área de gastronomia e palco para atrações musicais.

A jornalista e escritora Eliana Alves Cruz

Vencedora do Prêmio Jabuti, em 2022, com seu livro “A Vestida”, a carioca Eliana Alves Cruz é uma das mais destacadas escritora brasileiras contemporâneas. Sua obra literária, que transita por diferentes gêneros como romance e conto, é marcada por abordar a história e a cultura afro-brasileiras. Eliana faz uso da ficção – muitas vezes embasada em fatos históricos – para falar sobre assuntos como racismo, desigualdade social, discriminação e pobreza. Ela é autora dos livros “Água de Barrela” (2016); “O crime do Cais do Valongo” (2018); “Solitária” (2022); e “Nada digo de ti, que em ti não veja” (2020); além de coautora de “Perdidas: histórias para crianças que não têm vez” (2017).

Líria Porto nasceu em Araguari, e vive atualmente em Araxá. Sua obra literária é formada por livros de poemas que abordam os mais diversos assuntos: o contato com a natureza, a vida cotidiana, a passagem do tempo, a memória. Em 2009, Líria publicou os livros “Borboleta desfolhada” e “De Lua”, em Portugal. Em 2014, lançou “Asa De Passarinho” e “Garimpo”, com o qual foi finalista do Prêmio Jabuti de Poesia, em 2015. Ela é também autora de “Cadela Prateada” (2017) e “Olho Nu” (2018); participa de antologias – entre elas, “Dedo de moça” -, e da coleção “Leve em livro”, com “Para compensar a força bruta”. Líria Porto tem publicações em jornais, revistas e sites, sendo autora do blog Tanto Mar.

A poeta Líria Porto

O Fliaraxá, há 11 anos, tem o patrocínio da CBMM, pela Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com o apoio do Itaú, Cemig, TV Integração, Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Calmon Barreto, Câmara Municipal de Araxá, Academia Araxaense de Letras e Condor Eventos.

– Serviço:
11º Festival Literário de Araxá – Fliaraxá
De 5 a 9 de julho, quarta-feira a domingo
Tema: “Educação, Literatura e Patrimônio”:
Local: Programação presencial no estacionamento do Estádio Municipal Fausto Alvim (Av. Imbiara – Centro, Araxá) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliaraxa
Informações:
@fliaraxa – www.fliaraxa.com.br

Comentários estão encerrados