Obras estão avançando e, neste momento, focam no telhado e na torre principal

As obras na Igreja Matriz de São Domingos estão em ritmo acelerado. O trabalho, que teve início em abril, é realizado pela Fundação Cultural Acia (Facia), por meio da Lei de Incentivo à Cultura e tem patrocínio da CBMM. “Estamos começando de cima para baixo, pelas partes mais delicadas do projeto, que são o telhado e a torre. Foi removido 100% do telhado. Nós gastamos mais de 25 caçambas só para descartar as telhas que estavam lá. Removemos ainda de 70% a 80% do madeiramento, ou seja, estamos fazendo um madeiramento praticamente novo em toda extensão do telhado que dá mais de três mil metros quadrados. Nós estamos substituindo também 100% da manta, aumentando em mais ou menos 150% a capacidade das calhas”, ressalta Daiana Aquino Moura, engenheira responsável pela obra.

Daiana explica que a preocupação com o telhado é essencial, já que este foi o local que deu origem à maior parte dos problemas estruturais hoje identificados no prédio. “As calhas e rufos não estavam comportando o volume pluvial que cai no telhado. Uma vez que isso acontece, aquela manta que normalmente fica abaixo da telha e do madeiramento não suporta, fura e o volume de água desce. É onde começou o problema”, explica ela, que adianta que, após a troca do madeiramento e da manta, os profissionais que trabalham na obra já estão começando a montagem das telhas francesas, que fazem parte do projeto original. “Ela é superdifícil de manusear, escorrega, mas a gente tem que preservar a originalidade e assim estamos fazendo”, ressalta.

O foco neste momento é solucionar os problemas considerados como primários, por isso, outro ponto de atenção é a torre principal. “Normalmente, projetos arquitetônicos mais antigos não previam um nível de circulação de ar. Com essa questão do telhado, a torre foi adquirindo umidade, é um local sem circulação e essa situação, somada ao calor, é como se hoje o concreto estivesse cozinhando lá dentro. A torre está toda infiltrada por dentro e aí começa um risco estrutural mesmo de desprender o concreto da ferragem, o que é muito grave”, alerta.

No interior da torre, o trabalho deste momento é de refazer todas as áreas de concreto, criando áreas de circulação na parte superior. “Em outras frentes, já começamos a substituir alguns ladrilhos, estamos fazendo a remoção e adequação das estruturas das janelas e vamos trabalhar em toda a estrutura elétrica e hidrossanitária”, adianta.

A expectativa é de que a obra, que tem quatro etapas, seja concluída em dezembro.

Histórico

Do planejamento ao término, as obras de construção da Igreja Matriz de São Domingos duraram mais de 40 anos. Entre 1911 e 1948 a comunidade religiosa de Araxá acompanhou de perto a evolução dos trabalhos, bem como algumas paralisações.

Segundo registros da Fundação Cultural Calmon Barreto, em 24 de agosto de 1948, o vigário Pe. Philippini anotou nos arquivos o seguinte: “Terminam-se por completo todos os trabalhos de consolidação, revestimento interno e externo, forro e piso da Matriz, a escadaria, as dependências, a sacristia, a torre, a grade em redor da igreja, e jardim; numa palavra, está prompta, acabada a obra que me propuz a fazer. Deo gratias…”

O estilo arquitetônico da Igreja Matriz de São Domingos reúne características romanas com elementos góticos. Destaque para a beleza das pinturas murais, vitrais e elementos decorativos.

A reforma que garantirá a preservação deste patrimônio é promovida pela Fundação Cultural Acia (Facia) e tem o patrocínio da CBMM, através da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Missas

Durante o período da restauração, as missas realizadas na Matriz foram transferidas para o Colégio Dom Bosco (Av. Imbiara, 130).

Houve alterações nos horários:
– Segunda a sábado – 19h
– Domingo – 7h, 9h, 17h30 e 19h30

Comentários estão encerrados