A ausência de pontos de ônibus cobertos em diversas regiões da cidade tem gerado sérios transtornos para os usuários do transporte público em Araxá. Com a chegada das chuvas e o aumento das temperaturas, a situação se torna ainda mais crítica, afetando a rotina de milhares de pessoas que dependem do transporte coletivo para se deslocar. É com esse pensamento que o vereador Professor Jales (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal nesta semana para cobrar, do Executivo, o cumprimento da Lei Municipal “Adote um Ponto de Ônibus” e a realização de cobertura e instalação de bancos em todos os pontos do município. A Indicação 165/2025 foi aprovada e encaminhada para a Administração Robson Magela.

Via tribuna, o parlamentar do Partido dos Trabalhadores informou que a realização da cobertura e instalação de bancos em todos os pontos de ônibus em Araxá segue as normas de mobilidade e acessibilidade, conforme estabelece a Lei Municipal que institui o Programa “Adote um Ponto de Ônibus no Município de Araxá”, visando a melhoria da infraestrutura e conservação dos pontos de ônibus, com a colaboração de entidades e empresas da cidade.
Jales destacou que os pontos de ônibus devem ser adequados, seguros e padronizados, atendendo aos critérios estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com a garantia de uma faixa livre mínima de 1.200 mm para circulação de pedestres e pessoas com deficiência em cadeira de rodas, bem como a inclusão de assentos e espaços adequados para cadeirantes, com cobertura, vedação nas laterais e rampas de acessibilidade. “A falta de cobertura nos pontos de ônibus, além de comprometer o conforto dos usuários, em especial em dias de chuva e sol forte, prejudica a qualidade do serviço prestado e não atende adequadamente às necessidades da população, especialmente das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida”, destacou.

A instalação de bancos, continua o vereador, além de garantir conforto, também promove a inclusão social e a dignidade dos cidadãos, permitindo que os usuários aguardem o transporte coletivo com maior comodidade, especialmente os idosos, gestantes e pessoas com crianças pequenas. “Considerando que a administração pública talvez não possua atuais condições econômicas de construir os referidos pontos e coberturas convém ressaltar a Lei Municipal que institui o Programa “Adote um Ponto de Ônibus no Município de Araxá”, visando a colaboração de pessoas físicas e jurídicas na implantação, melhorias e conservação dos pontos de ônibus no município. “Esta legislação tem o potencial de melhorar significativamente a infraestrutura do transporte coletivo, promovendo mais conforto e acessibilidade aos usuários”, arrematou.