Animais com mais de 3 meses de vida podem receber o imunizante
A Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Araxá irá iniciar a Campanha de Vacinação Antirrábica na zona urbana da cidade, na próxima segunda-feira (4). A campanha irá durar seis dias e encerra no sábado (9).
A expectativa é de vacinar cerca de 16 mil animais com a campanha de 2021. A primeira fase da campanha começou no dia 13 de setembro e percorreu a zona rural. Conforme dados preliminares, até agora já foram imunizados contra a raiva 2.730 cães e 538 gatos, totalizando 3.268 animais.
Para receber o imunizante, o animal deve ter mais de 3 meses de vida e estar em boas condições de saúde. De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Leninha Severo, não há contraindicação para a vacinação de animais lactantes, puérperas ou gestantes. “Aos animais que estão recebendo a dose no primeiro ano de vida é preciso tomar a dose de reforço 30 dias após a primeira dose”, explica Severo.
A raiva é uma doença provocada por um vírus chamado Lyssavirus, que causa uma encefalite muito grave e leva a pessoa ou o animal à morte Além de matar, a doença é contagiosa e pode infectar mamíferos, como gatos, morcegos, gambás e seres humanos, por meio de mordidas e arranhões de cães contaminados com a doença. Quem mora em locais rurais deve ficar ainda mais atento.
Até o dia 9 de outubro serão montados postos volantes que ficarão espalhados pela cidade, entre 8h e 16h. Um posto fixo será montado durante toda a campanha no Núcleo de Convivência do Bairro Santa Luzia, na rua Laurindo Baleeiro, 380, bairro Santa Luzia.
Confira o cronograma: