Iniciativa já realizou cerca de mil atendimentos a famílias de estudantes que fazem parte das atividades de Educação da instituição

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e as consequências do isolamento social mudaram a rotina de toda a sociedade. Cuidado e atenção são ainda mais importantes nesse difícil momento que vivemos. Diante desse contexto e sabendo do seu importante papel social, o Sesc em Minas está oferecendo apoio psicossocial a centenas de famílias de estudantes que integram as atividades do Programa Educação da instituição em 15 cidades do estado, por meio do Plantão Social.


Foto Sesc/MG

A iniciativa consiste na escuta qualificada por telefone, de forma ativa e receptiva, para acolhimento das demandas emocionais, orientações sobre atividades escolares, rotina familiar, além do encaminhamento para benefícios e direitos sociais às famílias de estudantes dos Colégios Sesc, Cria Sesc, Projeto Habilidades de Estudo (PHE) e Sesc Alfabetização. Em pouco mais de dois meses de atuação já foram contabilizados cerca de mil atendimentos.

Para a gerente de Educação e Assistência do Sesc, Emilia Caldeira, é fundamental a aliança com as famílias para que seja possível construir e desenvolver ações em busca de uma verdadeira transformação social. “As diversas vulnerabilidades que envolvem as rotinas das pessoas foram potencializadas por fatores adicionais introduzidos pela pandemia: desemprego, isolamento e ausência de rotina saudável, entre outros. Por isso, estamos investindo em identificar e acompanhar as dificuldades das famílias que atendemos em busca de fortalecê-las, seja propiciando um alimento ou mesmo alguma orientação para a reorganização da vida perante essa nova realidade”, afirma.

Como desdobramento do Plantão Social, mais de 200 famílias em situação de vulnerabilidade social, nos municípios de Araxá, Juiz de Fora, Montes Claros, Poços de Caldas, Uberaba e Uberlândia, estão sendo assistidas com o Kit Sesc Solidário, ação composta pela entrega de kits contendo itens de primeira necessidade, como cesta básica, álcool em gel, enxoval (lençóis casal e solteiro, fronhas, toalhas de banho e rosto), água mineral e máscaras de proteção, beneficiando mais de 710 pessoas

A segunda fase de entrega dos Kits Sesc Solidário já foi iniciada e seguirá até primeira quinzena de setembro, atendendo famílias das cidades de Almenara, Belo Horizonte, Contagem, Governador Valadares, Lavras, Patos de Minas, Pouso Alegre, Santa Luzia e Sete Lagoas.

C/ Imprensa Sesc em Minas

Comentários estão encerrados