Benéfica para corpo e mente, a meditação tem sido a alternativa mais procurada pelas pessoas em isolamento

O mundo está recheado de pessoas ansiosas, resultado da aceleração na qual muitos levam a vida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma a cada quatro pessoas será afetada pelo transtorno de ansiedade em alguma fase da vida. Com a pandemia, a realidade piora, segundo outro estudo, da Fiocruz, 54% das pessoas notaram estar mais ansiosas e nervosas desde que o novo coronavírus chegou ao Brasil.


Foto Divulgação

Diante disso, a procura por atividades que proporcionam calma e desaceleração vêm sendo cada vez mais frequente. Prova disso é que os aplicativos de meditação estão experimentando um pico de downloads. Apenas em maio deste ano, apps voltados para a prática da modalidade chegaram a mais de 61 mil de instalações.

Especialista em meditação e fisiologia, Débora Garcia explica que a meditação é um exercício interior, um momento em que a pessoa volta sua concentração para si e equilibra todo o corpo. “Um dos maiores benefícios é a diminuição das cargas de estresse, o que faz com que a pessoa tenha menos pensamentos nocivos e melhore tanto sua saúde física como sua relação interpessoal”, aponta.

Segundo a especialista, a prática por aplicativos é uma ótima maneira de começar a praticar a meditação no conforto do lar, apesar disso, não são todos que se adaptam. “Um terço das pessoas que começa por esse caminho pode vir a desistir. Por isso, buscar a prática guiada por meio de um mentor pode ser mais eficiente. Alguns desafios e dúvidas podem surgir ao longo dos dias, por exemplo: Devo esvaziar a minha mente? Será que estou meditando certo? Quantos minutos devo praticar para ter resultados?”.

Além disso, há aquelas que ministram aulas por meio de lives nas redes sociais ou cursos online”, recomenda Débora Garcia.

Confira a seleção de aplicativos recomendados pela especialista em meditação e fisiologia:

Medita!

Dividido em oito temas — relaxando & meditando, mindfulness, orações & mantras, meditações essenciais, insights & reflexões, meditando com tradições espirituais, quem é você e meditações da lua cheia —, o aplicativo “Medita!” é gratuito e conta com mais de 65 meditações guiadas pela mentora Mirna Grzich.

Sattva

Com temporizador de meditação, o Sattva é gratuito e possui a funcionalidade de medir o humor antes e depois da meditação. Além disso, o aplicativo também dispõe de músicas tranquilizantes, premiações de acordo com o desempenho e monitoramento de batimentos cardíacos.

Zen

Voltado para quem está iniciando a prática, o Zen traz uma agenda de meditações que vai progredindo conforme o avanço do usuário. O aplicativo está disponível em uma versão gratuito e outra paga, porém ambas com o objetivo de melhorar o bem-estar.

Vivo Meditação

O aplicativo conta com a funcionalidade Natha, estruturada para ser fácil para iniciantes. Porém, há disponível meditações voltadas para quem já é avançado na prática. O diferencial do Vivo Meditação é que ele possui uma aba formulada para crianças, estimulando a prática e os benefícios da meditação aos pequenos.

Mindbliss

Disponível para iOS e Android, o Mindbliss conta com exercícios de respiração, hipnoterapia e áudios de prática guiada. Há no aplicativo tanto meditações para curtos períodos quanto para práticas meditativas que podem durar de cinco a nove dias. O usuário escolher as ferramentas de meditação favoritas em várias categorias —afirmações positivas, paisagens sonoras, exercícios de visualização, exercícios de respiração e meditação guiada.

C/ MF Press Global

Comentários estão encerrados