A fisioterapeuta Ana Paula Nassif Tondato da Trindade, professora do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), participou de um curso de Manejo da Dor Muscular em Madrid, na Espanha. O evento, ofertado pela prestigiada Universidade de Madrid, ocorreu entre os dias 30 de junho e 4 de agosto, proporcionando à profissional uma imersão em técnicas manuais avançadas para o tratamento fisioterapêutico, com foco em abordagens baseadas em evidências científicas.


Ana Paula, que já possui especialização em Fisioterapia Manual pela Ebrafin e possui mestrado e doutorado em Promoção da Saúde pela Unifran, descreveu a experiência como “muito rica”. Segundo ela, a troca de experiências práticas, vivenciais e culturais distintas sobre a aplicação das técnicas agregou significativamente à sua formação. “São detalhes e visões diferentes, mas com o mesmo fundamento científico”, comentou Ana Paula, ressaltando a importância de observar abordagens variadas para aprimorar sua prática profissional.

Durante o curso, os professores enfatizaram a relevância do domínio das disciplinas básicas da fisioterapia, como anatomia e biomecânica. Esses conhecimentos foram apontados como os pilares fundamentais para a elaboração e execução de tratamentos eficazes e seguros.

Ana Pauta destaca que o pensamento primordial levantado foi relacionado à necessidade de manutenção da funcionalidade do indivíduo, para que ele tenha mais autonomia e qualidade de vida. “O conhecimento atualizado fará diferença nos atendimentos aos meus pacientes bem como nas aulas que ministro na faculdade. Por fim, destaco a importância da educação continuada para sempre estar atualizado, uma vez que surgem diariamente novas abordagens de tratamento possibilitando um resultado mais resolutivo ao paciente”.

Essa oportunidade foi possível graças à parceria com a UNESP, viabilizada pelo Prof. Dr. Mauro Gonçalves, que apresentou o projeto à Reitoria, aos coordenadores da saúde e aos estudantes do curso de Fisioterapia. Mais do que uma jornada internacional, esta experiência fortalece o compromisso do Uniaraxá com a formação baseada em evidências científicas e técnicas de ponta, como terapia manual e exercícios terapêuticos no tratamento de dores musculoesqueléticas.

A fisioterapeuta e professora araxaense retorna ao Brasil com novos conhecimentos e perspectivas para aplicar em sua atuação, contribuindo para a melhoria do atendimento aos seus pacientes.

Comentários estão encerrados