Nos últimos dias, a Polícia Militar registrou em Araxá ocorrências do golpe do “WHATSAPP CLONADO”. Deste modo o Comando do 37º BPM alerta toda a população para que siga as dicas da Polícia Militar e não seja vítima deste golpe.

 

COMO É O GOLPE?

Em uma variação deste tipo de golpe, o golpista nem precisa clonar o WhatsApp. O que ele faz é escolher uma vítima, pegar sua foto em redes sociais e, de alguma forma, descobrir números de celulares de contatos da pessoa. Com um novo número de celular, manda mensagem para amigos e familiares da vítima, alegando que teve de trocar de número devido a algum problema, como, por exemplo, um assalto. A partir daí, pede dinheiro emprestado, dizendo estar em alguma situação de emergência.

COMO SE PROTEGER?

– Caso você receba alguma mensagem pedindo depósitos em dinheiro, desconfie mesmo que seja de uma pessoa próxima. Entre em contato com a pessoa que está pedindo dinheiro por telefone (ligação) para confirmar a autenticidade da mensagem.

 – Ative a “confirmação em duas etapas” no whatsapp:

Para isso, abra o whatsapp, clique nos 3 pontinhos, depois em “Configurações”, em seguida vá em “Conta” e então ative “confirmação em duas etapas”. Escolha uma senha de 6 dígitos e pronto! Guarde este número com segurança! A senha de seis dígitos será solicitada sempre que a conta for instalada em um novo aparelho, além de ser pedida com frequência no uso do aplicativo.

– Evite compartilhar seu número de telefone em plataformas públicas. Caso precise ser contatado, a recomendação é fornecer o endereço de e-mail.

Nunca compartilhe o código de autenticação do WhatsApp, nem mesmo com amigos e familiares. Ninguém deve solicitar um código de verificação de qualquer tipo via WhatsApp ou mensagem SMS.

– Assim que perceber que seu aplicativo foi interceptado, a dica é avisar amigos, familiares e colegas de trabalho que a conta foi invadida.

– Foi vítima de golpe? Registre o boletim de ocorrência.

C/ PMMG

Comentários estão encerrados