Na terça-feira, dia 28, por volta das 16 horas, compareceu na Base de Segurança Comunitária da Polícia Militar em Araxá um senhor de 76 anos, relatando que havia sido vítima de estelionato. Segundo a vítima, recebeu uma ligação no telefone fixo de sua residência onde um indivíduo dizia ser funcionário de sua agência bancária, relatando que alguém desconhecido havia clonado seu cartão e feito compras utilizando-o.

O suposto funcionário, ainda de acordo com a ocorrência policial, disse ainda que alguém do banco iria na residência da vítima para lhe entregar um novo cartão bancário e recolher o cartão antigo para cancelamento. Logo após, por volta das 15 horas, compareceu na casa da vítima um homem moreno, magro, de aproximadamente 40 anos, trajando calça jeans, camisa azulada, com o cabelo curto, usando uma máscara branca, dizendo ser funcionário do banco e que estava ali para recolher seu cartão, sendo que posteriormente o banco iria lhe enviaria um cartão novo. Assim sendo, a vítima entregou o cartão ao autor, juntamente com a senha, e logo em seguida este evadiu do local a pé. Somente após algum tempo, estranhando a situação que havia ocorrido, a vítima narrou o fato para as suas filhas que logo perceberam que o pai havia caído em um golpe de estelionato. Foi constatado que o autor realizou uma compra e dois saques na conta da vítima. Rastreamentos seguem no intuito de localizar o(s) autor(es) do fato.

A Polícia Militar dá dicas para que você não seja vítima deste tipo de golpe:

– JAMAIS repasse senhas e dados pessoais em mensagens eletrônicas e telefonemas. Bancos e operadoras de cartão não solicitam essas informações por estes meios.
Agências bancárias nunca recolhem cartões bancários do cliente em casa, mesmo que inutilizados. Pedir que o cliente digite ou informe senhas também não é uma prática do banco.
– Caso precise jogar fora um cartão, destrua-o completamente, cortando seu chip ao meio, e nunca o entregue a ninguém.
– Desconfie de desconhecidos ligando ou enviando mensagens que solicitem dados pessoais. Neste caso, desligue imediatamente e ligue no banco ou prestadora de serviços do cartão e se informe, ou faça isso pessoalmente.
– Não use senhas óbvias, como datas de nascimento.
– Troque as senhas periodicamente.
– Antes de digitar a senha, verifique se o valor da compra foi digitado na máquina de cartão.
– Confira frequentemente o extrato bancário.
– Não perca o cartão de vista ao fazer compras em lojas físicas.
– Procure buscar o cartão na agência em vez de pedir que seja entregue em casa.
– Verifique se o antivírus do computador está atualizado antes de comprar pela internet. Ele impede a invasão de hackers que podem roubar dados bancários.
– Não clique em links enviados em nome de Bancos. As instituições bancárias não enviam links por e-mail, SMS ou WhatsApp. Se você receber mensagens desse tipo, desconfie. Esses tipos de links podem ser vírus ou outras pragas que podem contaminar o seu dispositivo com objetivo de roubar suas informações pessoais e/ou bancárias.

Atenção!

As vítimas de estelionato devem entrar em contato com o banco para que o cartão seja bloqueado e não haja mais danos e registrar a ocorrência.

C/ Ascom/PM

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