Os valores da moeda são baseados na bolsa de valores de Nova York

Uma cooperativa de Minas criou uma moeda digital para troca de café por mercadorias. Por enquanto, os pagamentos só podem ser feitos à vista e são restritos à cooperados da Minasul, mas a meta é transformá-la em criptomoeda e liberar uso em operações de crédito.

A moeda, chamada Coffee Coin, foi criada em parceira com a Microsoft e é uma criptomoeda baseada na produção do café, que é um dos principais produtos de Minas. Mais de 50% do café produzido no Brasil é de Minas e mais de 40% da produção total do nosso país é produzido por cooperativas mineiras.

Foto Divulgação 

De acordo com o presidente da Minasul, José Marcos Rafael, os valores da moeda são baseados na bolsa de Nova York.

“Ele [o cooperado] pode operar seu produto físico instantaneamente com valores da cotação da bolsa, colocando de forma mais genérica. Na verdade ele pode comprar seus insumos, qualquer tipo de material nas nossas lojas através do café, um quilo de café é uma Coffee Coin. Esse valor varia de acordo com a bolsa Nova York, então se ele tiver um dia com a bolsa em alta ele pode trocar os Coffee Coins dele e fazer as aquisições de insumos que ele precisa”, destacou.

José Marcos Rafael diz que já há um projeto para a ampliação da moeda. “Existe já um grande contingente de empresas financeiras interessadas em participar desse negócio conosco e nós vamos expandir para outras contas também, linha branca, automóveis, essa imensa moeda vai passar a atuar no mercado para facilitar a vida do nosso produtor”, complementou.

Além disse, o presidente da Minasul diz que também pretendem abrir o mercado para investidores que queiram comprar e manter essa moeda apostando na valorização do preço da saca de café.

C/ Ascom

Comentários estão encerrados