Foi realizado, na tarde de terça-feira, dia 25, o Conselho Arbitral da Federação Mineira de Futebol (FMF) para definições sobre a fórmula de disputa e os clubes que irão disputar a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro de 2021. A reunião foi virtual e contou com as participações de 15 clubes no total, entre eles o Araxá Esporte Clube que não disputa uma competição oficial há várias temporadas.
De acordo com a Federação Mineira de Futebol participaram do Conselho Arbitral, representantes das seguintes equipes: Uberaba, Araguari, SE Patrocinense, Araxá, América/TO, Figueirense de São João Del Rei, Itaúna, Boston City de Manhuaçu, Contagem, Bétis de Ouro Branco, Poços de Caldas, Santarritense, Varginha, Atlético de Três Corações e Inter de Minas.
Fórmula de disputa
Após votação entre os envolvidos, as 15 equipes serão distribuídas em três grupos de cinco times cada. Os clubes se enfrentam em turno e returno, e passam os dois melhores de cada chave e os dois melhores terceiros, formando as quartas de final. Os quatro melhores da fase de classificação terão a vantagem de dois empates ou derrota e vitória pelo mesmo saldo como critério de desempate.
Período de disputa
O início da competição será no dia 11 de setembro, com jogos apenas aos finais de semana, e a fase de classificação se encerrará no dia 13 de novembro. A fase mata-mata vai de 20 de novembro a 18 de dezembro
Idade limite
O campeonato será na modalidade sub-23, com limite de 5 atletas acima da idade por jogo.
Inscrições
As inscrições vão até o último dia útil antes do início das quartas de final.
Confira os grupos:
– Grupo A
Varginha
Santarritense
Poços de Caldas
Atlético Três Corações
Figueirense
– Grupo B
Uberaba
Araxá
Araguari
SE Patrocinense
Inter de Minas
– Grupo C
América/TO
Boston City
Itaúna
Betis
Contagem
A tabela será divulgada na primeira quinzena de julho.
C/ FMF