Obra foi escrita pelo Deputado Federal Mario Heringer e propõe, com otimismo, rotas para o Estado sair da crise econômica

Uma obra que procura alavancar a economia do Brasil e de Minas Gerais, mas também reconstruir com otimismo um novo horizonte para o povo. É com esse mote que o Deputado Federal Mario Heringer escreveu o Plano Mineiro de Desenvolvimento Sustentável (PMDS). O livro será lançado em Araxá no dia 21 de julho, em um encontro especial que vai reunir convidados e autoridades para conhecerem a obra, no Salão Clara Rosa.

“A proposta é que Minas Gerais tome a dianteira na condução econômica, agindo como uma verdadeira locomotiva para retirar o Brasil da crise. Identificamos rotas estratégicas para construção de uma política industrial que vai se destacar pelos próximos 50 anos. Esta visão de longo alcance construiu nossa siderurgia, com planejamento estatal e parceria privada, e agora é hora de entrarmos de vez na indústria 4.0 e no mercado de créditos de carbono”, explica o autor. Ele conta que a proposta do Projeto Mineiro de Desenvolvimento Sustentável surge como continuidade e aprofundamento do Projeto Nacional de Desenvolvimento (PND), identificando oportunidades e desafios para o desenvolvimento econômico e social inclusivo, com atenção às particularidades locais.

Um dos investimentos estratégicos de maior relevância citados na obra encontra-se nas jazidas de nióbio de Araxá. Mas, segundo Heringer, mais interessante do que somente exportar a matéria prima, seria avançar na produção de células combustíveis (fuel cells) e de baterias elétricas, itens centrais na indústria 4.0 que são produzidos a partir do minério. Com este avanço industrial, o valor do produto exportado aumenta, há maior geração de empregos e desenvolvimento tecnológico. Nosso Município também é citado em uma proposta para sua inclusão na SUDECO (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste), visando ampliar os incentivos econômicos para agronegócio, agricultura familiar, micro e pequenas empresas, setor mineral, industrial, turismo, entre outros setores.

Mas o livro não se resume à análise econômica, e traz também uma discussão sobre como melhorar a qualidade de vida do povo mineiro em políticas públicas de saúde, educação, segurança pública, cultura, entre outras. Segundo o autor, as duas discussões se complementam. “Tudo está muito conectado, porque a dignidade e a cidadania são reforçadas pelo emprego e renda, que por sua vez movimentam o mercado. Os empregos podem ser gerados justamente no atendimento às necessidades da população, e na construção de resiliência ambiental, e também precisamos nos atentar a oportunidades criativas, fortalecer nosso mercado interno e nos posicionar em mercados globais”, conta Heringer.

O autor reforça que, mais do que focar em investimentos, devemos cuidar de nossas perspectivas. “Neste projeto, busco não somente cuidar da economia de nosso estado, mas também reconstruir um horizonte de esperança para o nosso povo, cultivando nosso espírito de coletividade e comunidade, esta alegria de viver. O mesmo vale para a federação: só poderemos atingir nossos maiores potenciais se acreditarmos e fizermos esforços conscientes, com planejamento e visão estratégica. Somos um povo pioneiro, ao mesmo tempo tradicional e inovador, e temos à nossa disposição grandes oportunidades pelos caminhos do futuro”, ressalta Heringer, que é mineiro de Manhumirim, médico e gestor hospitalar, e exerce seu quarto mandato como Deputado Federal por Minas Gerais.

O livro está disponível para download em ebook pela página https://marioheringer.com.br/webnario/ , e promete dar o que falar.

Comentários estão encerrados