O Hospital Unimed Araxá já está há mais de um mês sem nenhum paciente internado com COVID-19. As últimas internações em função dessa doença ocorreram no início do mês de outubro. “O momento é de alívio para toda a equipe do Hospital Unimed e de reiniciar projetos que tivemos de deixar de lado em função da COVID-19”, diz o diretor do hospital, Luiz Felipe Daher.

O médico intensivista explica que a redução das internações possibilitou uma reestruturação nos atendimentos. “Neste momento temos um hospital completamente diferente do que vimos há seis meses. Voltamos a fazer cirurgias eletivas no ritmo normal e a atender as causas usuais de internação como infecções bacterianas, descompensações de doenças crônicas, eventos cardiovasculares, entre outras”, ressalta.

O diretor do Hospital Unimed Araxá associa a queda no número de internações com o avanço da imunização. Hoje 87% da população adulta da cidade já recebeu a segunda dose da vacina e os índices de vacinação entre os adolescentes também são altos. “Esse enorme impacto que vivenciamos no perfil de internações é indubitavelmente devido ao avanço da imunização e, felizmente, já estamos, segundo os dados da Prefeitura, com mais de 70 mil araxaenses completamente vacinados”, lembra.

Momentos difíceis

A realidade agora é muito diferente da que se viu no início do ano. “Chegamos nos meses de março e abril deste ano a ter 100% de ocupação das vagas de UTI por pacientes com COVID-19, inclusive com necessidade de criação emergencial de leitos adicionais de terapia intensiva. Além disso, tivemos dificuldade (como em todo o Brasil) com a compra de medicamentos e equipamentos médicos e foi necessário importar insumos que não encontramos no mercado brasileiro”, recorda Luiz Felipe.

A alta demanda por atendimentos relacionados à Covid-19 também foi extremamente desgastante para toda a equipe de assistência à saúde: enfermeiras (os), técnicas(os) de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogas(os), médicas(os) e nutricionistas. “Ao cansaço físico dos plantões seguidos somou-se o estafamento mental, pois a COVID-19 é uma doença com características diferentes das que estamos acostumados no ambiente de terapia intensiva, ocasionalmente levando famílias inteiras à UTI e com alta mortalidade de pacientes que necessitaram de ventilação mecânica, inclusive entre jovens”, explica.

O alerta do médico é de que, mesmo com a situação bem mais tranquila agora, todos os cuidados devem ser mantidos. “A pandemia não acabou (como vemos em outros países que têm apresentado aumento no número de casos) e não podemos deixar de tomar as precauções de contágio – especificamente o uso das máscaras, álcool em gel e lavagem das mãos. Esperamos nunca mais vivenciar o que passamos no início deste ano, mas o Hospital Unimed está preparado para enfrentar mais uma onda, caso ela venha. Desta vez, felizmente, com uma infraestrutura mais robusta, devido aos investimentos realizados em infraestrutura e material e com maior conhecimento de como enfrentar essa doença”, diz.

Unimed Araxá

A Unimed Araxá atua na região há 32 anos. Tem atualmente 200 médicos cooperados das mais diversas especialidades, com aproximadamente 25 mil clientes, 650 empresas contratantes nas cidades de Araxá, Ibiá, Campos Altos, Perdizes, Pedrinópolis, Tapira e Pratinha, além de atender cerca de 15 mil beneficiários de intercâmbio.

Desde 2017 a Unimed Araxá tem seu hospital próprio, que conta com o que há de mais moderno e eficiente na área e que também integra um Centro de Diagnóstico por Imagens e um moderno laboratório de análises clínicas. Mais recentemente inaugurou sua Clínica Multidisciplinar que tem atendimento exclusivo de profissionais como psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. Junto ao prédio central, oferece ainda equipe integrada e programas de saúde voltados à melhoria de qualidade de vida, promoção da saúde e prevenção de doenças no Espaço Viver Bem.

A rede credenciada de serviços é composta ainda por seis hospitais, 15 laboratórios, 33 clínicas, além de aproximadamente 300 colaboradores de forma direta.

Comentários estão encerrados