Minas tem 432 unidades de Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais; verba será destinada para alavancar projetos das entidades
O Governo de Minas anunciou repasse de R$ 45 milhões para as Apaes de Minas Gerais. O anúncio foi feito durante a abertura do XV Congresso da Rede Mineira das Apaes e V Fórum Mineiro de Autogestão, Autodefesa e Família, organizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Belo Horizonte, no Minascentro, na capital mineira.
Emocionado, o governador Romeu Zema relembrou a convivência com a tia, uma pessoa com deficiência, e a abertura da Apae de Araxá. “Desde então, aprendi a admirar o trabalho notório realizado pelas Apaes. Sempre que me perguntam que instituição respeito, cito as associações. É um local onde existem pessoas que querem fazer o bem e têm como missão o propósito de promover dignidade à vida de milhares de outras pessoas”, disse o governador.

A divulgação foi feita pelo secretário-chefe de Estado de Casa Civil, Marcelo Aro. De acordo com ele, o repasse será realizado pelo Governo de Minas, por meio das secretarias de Estado de Casa Civil e de Desenvolvimento Social, para alavancar projetos e programas desenvolvidos pelas Apaes em todo o estado.
“Tenho visitado cada Apae pelas cidades que passo e sempre são as mesmas queixas e dores: falta dinheiro para fechar as contas no final do mês e outras formas de ajuda. Por isso, depois de diversas reuniões do governo com a Federação das Apaes de Minas Gerais, é com muita alegria que anunciamos o repasse da verba durante o congresso”, destacou o secretário Marcelo Aro. Além disso, reforçou o trabalho fundamental dos profissionais para manter o funcionamento das Apaes.
Todas as diretrizes para que as Apaes de Minas Gerais possam se inscrever para receber os recursos ainda serão divulgadas pela Casa Civil e Sedese e coordenadas pela Federação das Apaes.
Apoio
O Estado de Minas Gerais tem sido um parceiro para as Apaes mineiras, como salienta Glaúcia Boaretto, presidente da Federação das Apaes de Minas Gerais.
Ao todo, Minas conta com 432 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais, que atendem 1,3 milhão de pessoas em todo o estado.
“Temos conseguido, por meio da sensibilidade do governador e dos secretários, o entendimento sobre a dificuldade da manutenção de uma Apae”, destacou.
Ela reforçou ainda que a prestação de serviço na área de assistência social não possui nenhuma destinação de recursos do Governo Federal. ” Nosso Estado compreendeu essa carência e buscou viabilizar essa verba que vai chegar na ponta, onde a Apae tem necessidade,” afirmou Glaúcia.
Apae/Araxá
A Associação dos Pais e Amigos Excepcionais de Araxá (Apae), fundada em 22 de setembro de 1971, está há 51 anos com serviços prestados para a população da cidade. Os atendimentos são realizados para pessoas com deficiência física, intelectuais e autistas, além de ter um projeto do idoso que a instituição recebe mais de 200 idosos para atividades de entretenimento e lazer, sendo que são atendidos também na parte de saúde.
A Apae Araxá localizada na avenida Imbiara, n° 1920, no bairro Sagrada Família, faz parte da Federação Nacional das Apaes ou Apae Brasil, considerada a maior rede de apoio às Pessoas com Deficiência Intelectual ou Deficiência Múltipla. Caracteriza-se por ser uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual e múltipla.
C/ Agência Minas




