Ecumênica, edição vai ter como tema “Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor”
Com o tema “Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor”, a 58ª edição da Campanha da Fraternidade, realizada pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), será lançada nesta quarta-feira, 17, a partir das 10h.
A abertura ocorrerá de forma simbólica e virtual, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da entidade (Youtube e Facebook). Está prevista a divulgação de um vídeo com pronunciamentos de representantes do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), seguido de espaço para perguntas.
A celebração sempre ocorre durante a Quaresma, ou seja, durante os 40 dias que antecedem a Páscoa. Desde o início do milênio, a cada período de cinco anos, os trabalhos possuem caráter ecumênico e é o caso de 2021. Todas as igrejas integrantes da Conic participam, além da Igreja Betesda, de São Paulo, como observadora e do Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e à Educação Popular (Ceseep).
58ª edição salienta a importância da superação das diferenças – Divulgação
“Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” foi definido como lema, ainda no início do ano passado. O objetivo geral deste ano é convidar as comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual.
No âmbito das especificidades, estão a denúncia às violências contra pessoas, povos e a criação, em especial, as que usam o nome de Jesus, encorajar a justiça para a restauração da dignidade das pessoas, promover a cultura do amor ao invés do ódio e fortalecer e celebrar a convivência entre as diferentes religiões.
Missão
A Campanha da Fraternidade tem como gesto concreto a Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos, que neste ano será no dia 28 de março, nas comunidades de todo o Brasil. Os recursos são destinados aos Fundos Diocesanos e Nacional da Solidariedade, os quais apoiam projetos sociais relacionados à temática da campanha.
Em 2019, o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) distribuiu a quantia de R$ 3.814.139,81, atendendo a mais de 230 projetos. No último ano, não houve arrecadação em razão do avanço da pandemia.