Para confirmar participação no evento, cada atleta inscrito na Copa Internacional
deve doar 2 kg de alimentos não perecíveis na secretaria do evento

No momento em que cada atleta vai à secretaria da Copa Internacional de Mountain Bike para concluir sua inscrição na competição, faz-se necessário a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis (este alimento faz parte da inscrição) para que a confirmação da participação do mesmo seja feita no evento. Historicamente, tudo o que é arrecadado acaba destinado para instituições locais, a fim de ajudar aqueles que mais precisam. Em 2023, na edição especial de 20 anos de Araxá, entre 14 e 16 de abril, no Grande Hotel, tudo o que for doado será redirecionado ao Projeto Mesa Brasil Sesc.

O Mesa Brasil Sesc, desde 1994, contribui para mudar o cenário da fome e do desperdício de alimentos. A Rede de Bancos de Alimentos faz o combate à fome e o desperdício, a partir de doações de parceiros, e contribui para a garantia da segurança alimentar e nutricional de crianças, jovens, adultos e idosos, em vulnerabilidade social, em todo o Brasil.

“Trata-se de uma rede nacional de bancos de alimentos, no combate à fome e ao desperdício. Nós fazemos a arrecadação e encaminhamos para as instituições que estão cadastradas conosco. Em Araxá, são 36 instituições cadastradas. Asilos, Santa Casas, Ong’s, Casas de Dependentes Químicos, além de Clínicas em Geral. Todas elas têm um cadastro prévio e a nutricionista avalia e verifica quanto que cada entidade vai receber, porque não podemos dar muito alimento para uma instituição pequena, e nem deixar faltar para uma que seja maior. Atendemos prioritariamente pessoas em situação de vulnerabilidade social, assistidas por essas entidades sociais cadastradas conosco”, explica Aline Lúcio de Castro, Gerente de Unidade do Sesc Araxá.

Sesc Araxá (Crédito: Sesc/Divulgação)

A parceria com a CIMTB Araxá nesta edição acontece entre o Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais. O Sindicato do Comércio local fez o pedido de parceria para Federação do Comércio, que encaminhou o deferimento para o Sesc Araxá. Rodrigo Natal Rocha, presidente do Sindicato do Comércio de Araxá, teve participação fundamental nessa parceria, porque foi ele o responsável por pleitear junto a Federação que a ação fosse realizada entre CIMTB e Mesa Brasil Sesc.

“A CIMTB movimenta muito o comércio em geral, a parte hoteleira, a parte gastronômica, vendas. É um evento muito importante, que compõe o calendário da cidade e todos ficam esperando a data do evento para participar. Gente do Brasil e do mundo inteiro vem para cá”, Aline.

“Para o Hotel Sesc Araxá, é bem importante porque o fluxo é interessante. Não é igual ao que temos rotineiramente. Além de tudo, é um público diferenciado. A CIMTB tem tudo a ver com a gente, no que diz respeito a fomentar atividade física e bem estar social das pessoas. Temos também a nossa academia, que tem o Rubinho Valeriano com um embaixador nosso. Há até pessoas que moram em Araxá, para poder treinar melhor para a competição e fazer um acompanhamento mais próximo. Gratificante poder participar com o pessoal da Copa”, finaliza Aline.

Para o organizador da CIMTB Rogério Bernardes: “A parceria com o Projeto Mesa Brasil através do Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, é muito importante para nós. Desde a primeira edição em 2004, temos o apoio dessas entidades. Tê-los presentes nas comemorações dos 20 anos é uma honra para nós. Os alimentos arrecadados, que são entregues pelos atletas, têm um destino social muito importante para os mais vulneráveis e necessitados, sendo que o mais importante é que temos a confiabilidade de um projeto sério e comprometido”.

Para os atletas que por algum motivo não levarem os 2 kg de alimentos, haverá uma tenda com venda de alimentos não perecíveis próxima à secretária do evento. Mais informações, entre em contato com: [email protected].

Últimos dias para se inscrever

As inscrições para a histórica edição de 20 anos da etapa de Araxá (MG) da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB) seguem abertas, encerrando-se na próxima segunda-feira, dia 10. Entre os dias 14 e 16 de abril, os melhores ciclistas do Brasil e do mundo estarão em ação nas trilhas nos arredores do Grande Hotel Termas de Araxá. Para garantir vaga em uma das mais de 50 disputas em três modalidades – Cross Country Olímpico (XCO), Short Track (XCC) e Maratona (XCM) – os ciclistas devem acessar o site do evento www.cimtb.com.br e clicar no menu Inscrições.

Sobre a CBMM

Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 400 clientes, em 50 países. A companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Fundada em 1955, em Araxá, Minas Gerais, a CBMM apoia iniciativas que visam o desenvolvimento socioeconômico, cultural e esportivo nos locais onde atua, buscando beneficiar essas comunidades e auxiliar na formação das próximas gerações. Para mais informações, visite: cbmm.com/pt/media-center.

Sobre a SRAM

SRAM LLC é uma fabricante de componentes de bicicletas com sede em Chicago, Illinois, Estados Unidos, fundada em 1987. SRAM é um acrônimo que inclui os nomes de seus fundadores, Scott, Ray e Sam, baseada no sonho de criar uma experiência mais divertida, eficiente e rápida em uma bicicleta. Hoje, o grupo SRAM é formado por uma equipe global de pessoas que oferece a mesma paixão por melhorar a experiência e expandir o potencial do ciclismo, detentora de marcas como: TIME, RockShox, Truvativ, Quarq e Zipp. Mais informações: https://proparts.esp.br/sram

História da CIMTB

A organização da CIMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024. Em 2022, a CIMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Mais informações sobre a CIMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial

Comentários estão encerrados