Confira algumas medidas para garantir a higiene adequada de itens da família

Cuidar da higiene da casa, das roupas e dos alimentos é uma das medidas mais importantes no combate contra o novo coronavírus. Estabelecer normas e cuidados mais rígidos para o dia a dia da família é um dos passos necessários para evitar uma possível contaminação, além de garantir que a casa continue sendo um ambiente seguro.

Infelizmente, agentes transmissores permanecem por horas, ou até mesmo dias, ativos sobre superfícies. Quem tocar um local contaminado, como uma embalagem de comida ou roupa, pode contrair a doença ao tocar o nariz, a boca ou os olhos com a mão. Ainda não se sabe exatamente por quanto tempo o COVID-19 sobrevive em diferentes tipos de tecido, mas as hipóteses, levando em consideração outros patógenos, sugerem que ele pode ter sobrevida de 72 a 96 horas em roupas, toalhas e panos em geral.

Levando em consideração as medidas de segurança para evitar os riscos, os cuidados contra o novo coronavírus devem incluir a higiene correta de roupas, toalhas e roupas de cama, itens utilizados muito frequentemente. A lavagem deve acontecer periodicamente, com a troca regular. Para lavar esses itens, não é necessário nenhum produto especial, já que água e sabão são suficientes para inativar o vírus.

Para quem está com sintomas ou já foi diagnosticado com as doenças, os cuidados precisam ser maiores. A recomendação dada por especialistas é de que roupas e toalhas de mão usadas pela pessoa com sistemas respiratórios e seu cuidador sejam trocadas todo dia. Já a toalha de banho e a roupa de cama devem ser trocada frequentemente. Por ser poroso, o tecido pode acumular secreções, aumentando o risco de contaminação de pessoas que tenham contato com a peça. As peças de roupa de outros panos devem ser lavadas separadamente, e quem for lavar a roupa deve fazer o manuseio com luvas.

Ao chegar em casa depois de realizar alguma atividade na rua, a recomendação é retirar os sapatos, que devem ser higienizados posteriormente, antes de entrar, além de colocar todas as roupas usadas para lavar separadamente, sem misturar com as roupas utilizadas dentro de casa. A pessoa deve tomar um banho e colocar roupas limpas, para garantir que não haverá contaminação.

Todas as peças lavadas devem ser estendidas em varais, preferencialmente em um local bem ventilado, permitindo que tudo seque adequadamente e diminuindo os riscos de mofo e da presença de ácaros, que podem desencadear outros problemas respiratórios, situação que deve ser evitada ao máximo.

No combate contra o novo coronavírus, não é necessário entrar em pânico – basta tomar alguns cuidados simples e é possível eliminar o vírus das superfícies. Seguir as normas de saúde e as recomendações feitas pelos especialistas é o suficiente para garantir a segurança de toda a família.

C/ Conversion

Comentários estão encerrados