O primeiro turno das eleições municipais está marcado para o próximo domingo, dia 6 de outubro. E você, eleitor, já sabe qual documento vai levar para a seção onde vai votar? Segundo a Justiça Eleitoral, são várias as formas que o cidadão tem para se identificar.

Para votar, é preciso comprovar a identidade com um documento oficial que tenha foto. Uma dúvida comum: é possível votar só com o título de eleitor? Não, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), porque o título não tem a fotografia que identifica o eleitor. Por isso, então, também não é obrigatório apresentar o título ao mesário.

São vários os documentos aceitos na seção eleitoral: carteiras de identidade, de trabalho e de motorista, certificado de reservista, passaporte e carteira de categoria profissional reconhecida por lei. Não são aceitas certidões de nascimento e casamento, justamente porque elas não têm foto.

Foto Crédito: Edilson Rodrigues|Agência Senado

Também dá para votar com uma versão digital do título, o e-título, que é o aplicativo móvel da Justiça Eleitoral, mas, para que a pessoa possa se identificar pelo app, o perfil no e-título precisa vir com foto, o que só acontece se a pessoa tiver feito antes, o cadastramento biométrico. Se a fotografia não aparecer na versão digital, é preciso levar também um documento oficial com foto na hora de votar.

E, apesar de não ser obrigatório, o título de eleitor tem várias informações que ajudam o eleitor a encontrar o local de votação correto, como a zona e a seção eleitoral. A pessoa também pode ver onde vai votar consultando o portal do TSE ou o e-título. No pleito deste ano, é possível votar mesmo sem o cadastro biométrico. Basta levar o documento oficial com foto.

C/ ALMG

Comentários estão encerrados