Liveshop, Dropshipping e grupos nos aplicativos de mensagem são tendências que prometem retorno e engajamento

As redes sociais já servem de vitrine para os negócios: cerca de 78% das empresas brasileiras, de pequeno e grande porte, estão presentes em pelo menos uma mídia online, sendo 57% delas exclusivamente para realizar vendas por esses meios nada convencionais, segundo dados da pesquisa do Centro Regional de Estudos do Brasil. Para quem sofreu com o desemprego ou precisou de renda extra, a saída mais próxima foi criar um perfil em qualquer uma delas. Mas de acordo com o especialista em vendas pelo Instagram, Maurecy Moura, esse é só o primeiro passo.

“Criar a sua conta e publicar alguns conteúdos não será garantia de um bom engajamento ou, muito menos, o sucesso da sua marca. É necessário investir em linearidade e presença nas redes sociais, pensando sempre em trazer novidades aos seguidores e tratar o público com fidelidade”, afirma Moura.

Existem algumas tendências que prometem impulsionar a atuação de empreendedores nas redes sociais, de acordo com o especialista. A principal delas é LiveShop, ou seja, realizar transmissões ao vivo, com horários marcados, para expor produtos.

Das 78% das empresas brasileiras presentes nas redes sociais, 57% delas é exclusivamente para realizar vendas

“A modalidade ficou conhecida no período mais crítico da pandemia, quando o distanciamento social não permitia uma análise in loco dos artigos. Agora, com a quebra das barreiras geográficas, compras podem ser feitas de qualquer lugar do Brasil e até do mundo, mas as pessoas ainda querem ver de perto o que elas estão interessadas em adquirir. Mostrar todos os ângulos de uma peça é o diferencial que explica por que é uma tendência que dá certo”, explica Maurecy.

Ter um estoque já não é mais uma preocupação para quem quer empreender com varejo, por exemplo. Com o dropshipping, os vendedores não se preocupam com a entrega daquilo que foi vendido, isso fica a critério de um terceiro.

“Enquanto o chamado fornecedor se preocupa com a logística da entrega de um produto, resta para o empreendedor a divulgação e a gestão do relacionamento com seus clientes!” esclarece o especialista.

Grupos em aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram, têm trazido resultados satisfatórios, conforme conta Maurecy: “os participantes se sentem especiais e exclusivos em receber as novidades ‘em primeira mão’. Mas é importante ter o consentimento das pessoas para serem incluídas nessas comunidades. A disciplina com postagens e novidades, para nunca deixar o grupo parado, é uma ação diária para quem decidir pela modalidade”.

O especialista ainda separou outras cinco dicas para ajudar quem quer entrar de cabeça nesse universo de empreendedorismo digital. Confira:

Ajuda de experts em marketing digital é importante: “É muito comum que as pessoas acreditem que mexer em rede social é fácil e que não necessita de ajuda profissional. Isso é uma mentira. Já existem empresas especializada sem consultorias e cursos que ensinam as boas práticas nos aplicativos que impulsionarão a atuação digital”.

Considere investir em impulsionamento pago nas redes: “É normal que as pessoas criem perfis apenas pensando em ganhar dinheiro com publicações. As redes sociais são muito mais complexas do que isso e permitem o impulsionamento de postagens para perfis bem definidos, que tenham sinergia com os produtos ofertados”.

Marque presença diária no perfil: “Contas que possuem, apenas, publicações esporádicas costumam não agradar e não fidelizar seus seguidores. Por isso, é necessário que haja um fluxo maior de postagens em diferentes formatos. Por isso, é importante que o administrador invista em vídeos, fotos, stories, vídeos longos, lives e Reels virais, usufruindo de todas as ferramentas disponíveis”.

Seja próximo dos seguidores: “Abra caixinhas de perguntas, incentive os seguidores a comentar e reagir às publicações, faça enquetes e tenha um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), respondendo comentários e mensagens privadas”.

Fuja de golpes e atalhos: “já está mais do que provado que comprar seguidores não é uma tática inteligente, pois robôs não geram engajamento, e é o engajamento que pode ser convertido em vendas. Invista seu dinheiro conscientemente e colha os frutos no futuro com o marketing digital”.

Sobre Maurecy Moura

Maurecy Moura começou sua trajetória em 2013, como um funcionário terceirizado do Facebook, atendendo pequenas e médias empresas, e depois entre 2015 e 2017, quando compôs o time de Vendas do Google Brasil. Toda essa bagagem possibilitou que ele se tornasse um dos maiores especialistas de vendas pelas mídias digitais, em que já ajudou mais de 70 mil empresas e famílias a empreender e faturou, apenas em 2020, R$ 6 milhões com a comercialização de cursos. Atualmente trabalha com o programa “Mauflix”, um combo que compila, em um único pacote, capacitação completa para quem quer aprender a vender mais e melhor pelas redes sociais.

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