Ao todo, 94 empreendedores e empreendedoras se candidataram para receber capacitação e
apoio financeiro com o objetivo de desenvolverem seus negócios

Dez empreendimentos foram selecionados para o “Vai que dá Araxá”, programa idealizado pela CBMM para apoiar o desenvolvimento sustentável do município, por meio do fomento do empreendedorismo nas vocações regionais. Nesta quinta-feira (18/07), os selecionados iniciam suas jornadas no programa, que contempla capacitação técnica, consultoria em gestão empresarial, além de um aporte de até R$ 50 mil para desenvolverem seus negócios.

A partir de agora, representantes dos empreendimentos Bee Care, Dona Maria Tem Tem, Potato Chef, Doces Vó Lurdes, Associação Regional dos Produtores de Queijo Minas Artesanal Araxá, Instituto de Permacultura do Alto Paranaíba – IPAP, Horta Tech, Inovação Sustentável, Serra Aventuras e CENDA Turismo passam por um processo de mentorias individuais e em grupo para que possam aprimorar suas ideias e negócios e conquistarem sua sustentabilidade. Em dezembro deste ano, os participantes têm como entrega final a modelagem de seus empreendimentos, bem como melhor estruturação para atuação no mercado.

Ao todo, 94 propostas foram inscritas no “Vai que dá Araxá”. Desses, 42 seguiram para a etapa de análise técnica, em conformidade com o edital, e 32 para a banca julgadora, onde os empreendedores e empreendedoras puderam defender suas ideias. Entre os dias 15 e 16 de julho, Diogo Castro, representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Araxá, Jefferson Cordeiro, gerente do Sesi/Senai Araxá, Eduardo Souza, presidente da ACIA Jovem, Marcos Lemos, gerente de Gestão de Barragens e Meio Ambiente da CBMM e Tamara Vieira, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da CBMM, tiveram a missão de avaliar as propostas com focos em “Soluções Ecológicas e Sustentáveis” e “Gastronomia, Turismo e Artesanato”.

Para a coordenadora de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da CBMM, Bianca Escane, a adesão do município nesta primeira edição do programa foi uma grata surpresa. O “Vai que dá Araxá” nos possibilitou conhecer muitos empreendimentos interessantes do município. Além disso, ele não só impulsiona os selecionados, mas também fortalece uma rede de empreendedores locais, que se conectam e passam a trocar experiências e aprendizados. Ficamos impressionados com a diversidade e a qualidade dos projetos apresentados, todos com muito potencial. Acreditamos que, juntos, podemos criar um ecossistema colaborativo que promova o sucesso de todos.” Escane enfatizou que essa iniciativa é mais um passo da CBMM em apoio a autonomia local.

Bianca Escane aproveitou a oportunidade para agradecer a participação de todos os inscritos e dos demais empreendedores e empreendedoras que estiveram no Teatro CBMM, no UNIARAXÁ, entre os dias 15 e 16 para apresentarem pessoalmente suas ideias, sendo eles:

Flying High;
CAVL – Clube Araxaense de Voo Livre;
Gênesis – Arts;
Arte Café;
D’Biscoitos;
Espetaria Cândido e Silva;
Queijos Nattal;
Atelier RZBS Artes e Mimos;
Uai Cookies;
Loucos por Cone;
Wanderlust Viagens Coloridas;
Bioinsumos Ecofit;
Casa Mineira A&B MF Marani;
Café da Vaca;
Kombiteria;
4V Empreendimentos;
Associação de Arte e Cultura – Truppe;
Encantada de Araxá;
Pena Branca Enterprise;
Terra Sustentável e Solarprime Araxá.

Conheça as empresas selecionadas:

Bee Care (Artesanato)
A Bee Care foi criada para cuidar de pessoas através da produção e venda de sabonetes artesanais a base de mel, com ingredientes como própolis e óleo essencial de Melaleuca. Os sabonetes possuem propriedades antifúngica, antibacteriana, antioxidante, cicatrizante, hidratante e anti-inflamatório, recomendados para todos os tipos de pele.

Dona Maria Tem Tem (Gastronomia)
Dona Maria Tem Tem é uma confeitaria artesanal, conhecida por produzir suspiros gourmet, biscoitos amanteigados e itens personalizados sob demanda para eventos corporativos e festividades como Natal, Páscoa e batizados.

Potato Chef (Gastronomia)
Presente em Araxá há 5 anos, oferecem mais de 20 sabores em três diferentes tamanhos de batata recheada. Produzidas de modo artesanal, possuem opções vegetarianas e não utilizam temperos artificiais e óleo vegetal. Hoje, atendem através de delivery pelos aplicativos de refeições.

Doces Vó Lurdes (Gastronomia)
Fábrica de doces artesanais, criada no ano de 2000. Produzem doces artesanais da região, sendo compotas, doces pastosos, balas, cristalizados, doces em pedaço, geleias e goiabadas. Além dos doces vendidos no varejo, na própria fábrica, comercializam para outras lojas e empórios da cidade, supermercados e como sobremesa dos hotéis mais procurados.

Espaço Queijo Araxá da Associação Regional dos Produtores de Queijo Minas Artesanal Araxá (Gastronomia)
Fundada em 2006 diante do desafio de mobilizar, atualizar, fortalecer, valorizar, identificar e integrar os produtores de Queijo Minas Artesanal da microrregião de Araxá, a Associação já possui uma representatividade na região e busca adequar sua sede própria, criar meios de divulgação e ampliar mercados, bem como promover a valorização, geração de renda, incentivo a novos produtores legalizados e divulgação do produto local.

Essência do Cerrado do Instituto de Permacultura do Alto Paranaíba – IPAP (Soluções Ecológicas e Sustentáveis)
O projeto Essência do Cerrado é uma iniciativa do Instituto de Permacultura do Alto Paranaíba-IPAP que visa trabalhar com os princípios da Permacultura, levando ao maior número de pessoas oportunidades de reconexão com a natureza. Contempla o cultivo, beneficiamento e comercialização de insumo vegetal para empresas dos segmentos de alimentação, medicamentos manipulados, beleza, terapias complementares, dentre outros, com a garantia de origem orgânica e produção totalmente de acordo com os princípios de sustentabilidade.

Horta Tech (Soluções Sustentáveis)
Solução de horta hidropônica indoor pelo método laminar NFT, com sistema modular e transportável, executada em estrutura metálica e fechamentos em painéis termo acústicos. O projeto conta com sistema fotovoltaico, controle de temperatura e luminosidade.

Inovação Sustentável (Soluções Sustentáveis)
O projeto Inovação Sustentável visa criar uma fábrica de tijolos solo-cimento, oferecendo uma alternativa ecológica e econômica aos materiais de construção tradicionais. O projeto está em fase inicial, focado em transformar ideias inovadoras em realidade, contribuindo para a construção civil sustentável.

Serra Aventuras (Turismo)
Desde agosto de 2023, a Serra Aventuras atua com uma Kombi para levar turistas para a Serra da Canastra e cachoeiras próximas de Araxá, buscando promover o turismo local. É uma empresa especializada em passeios turísticos urbanos, rurais e no ecoturismo.

CENDA Turismo (Turismo)     
O CENDA Turismo é especializado em promover retiros, programas e pacotes que têm como objetivo desenvolver o turismo terapêutico que irá integrar a sabedoria da Medicina Tradicional Chinesa com outras práticas terapêuticas de desenvolvimento emocional, pessoal e espiritual, assim como estimular a consciência ecológica através de roteiros de turismo de natureza e pacotes de experiências culturais e sustentáveis em Araxá.

Sobre a CBMM 

Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 500 clientes, em 50 países. Sediada no Brasil, com escritórios regionais na China, Países Baixos, Singapura, Suíça e Estados Unidos, a companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Para suportar seus planos de crescimento por meio da diversificação, a empresa conta com uma frente de Novos Negócios com atuação focada na aceleração da entrada, no mercado global, da tecnologia do Nióbio. Nos últimos 5 anos, a CBMM realizou investimentos estratégicos em empresas visando novos desenvolvimentos em materiais com Nióbio para baterias de íons de lítio. Desde a sua fundação, a CBMM desenvolve projetos no Brasil e em diversos países do mundo para fomentar a adoção da tecnologia do Nióbio por diversas indústrias. Para mais informações, visite o media center.

Comentários estão encerrados