Em Araxá, o projeto será coordenado pelo vereador João Paulo da Filomena
Durante a Reunião Ordinária desta terça-feira (11), a Câmara Municipal deu início à edição de 2025 do Parlamento Jovem, iniciativa que visa incentivar a participação política dos jovens. Além disso, durante a sessão, foram aprovados oito Projetos de Lei, abrangendo diversas áreas de interesse público.
O lançamento oficial do programa Parlamento Jovem 2025 ocorreu no início da sessão. Voltado à formação política de jovens do ensino médio, o programa foi oficialmente aberto pelo presidente, vereador Raphael Rios. A Casa da Cidadania recebeu cerca de 30 jovens participantes do programa, uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio de sua Escola do Legislativo. As cidades participam através de suas câmaras municipais, que atuam como parceiras do programa.
Em Araxá, o projeto será coordenado pelo vereador João Paulo da Filomena (Cidadania), e alunos de 13 escolas participam das atividades. São elas: Escolas Estaduais Armando Santos, Coronel José Adolfo de Aguiar, Dom José Gaspar, Loren Rios Feres, Prof. Luiz Antônio Correa de Oliveira, Rotary e Vasco Santos; os Colégios Atena Poleis, São Domingos, Dom Bosco e Gabarito; além das unidades do Cefet e do Sesi Senai.
O tema de 2025 é “Juventude e Direitos Culturais”, com os seguintes subtemas: “A Juventude e a Cultura como Direito”; “A Organização das Políticas Culturais e a Participação Social” e “Patrimônio Cultural, Desenvolvimento e Cidadania”.
O Parlamento Jovem, de acordo com o coordenador do projeto em Araxá, é um programa que visa proporcionar aos jovens a experiência de simular a atuação de um legislador, permitindo que eles compreendam o funcionamento do sistema político, as práticas democráticas e a importância da participação cidadã. “Por meio de debates, discussões e propostas de leis, os participantes têm a oportunidade de expressar suas opiniões, ouvir diferentes pontos de vista e desenvolver habilidades essenciais, como argumentação, trabalho em equipe e liderança”, destacou.
Uma das principais contribuições do Parlamento Jovem é a promoção da conscientização sobre temas relevantes para a juventude. Os jovens discutem questões que impactam suas vidas, como educação, saúde, meio ambiente e direitos humanos. Essa abordagem não apenas os empodera, mas também os motiva a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades. Ao entenderem que suas vozes têm valor e podem influenciar decisões políticas, os jovens se sentem mais motivados a participar ativamente da sociedade.