O “Pessoas que Transformam” é um projeto da CBMM que reconhece protagonistas da cidade de Araxá, divulgando iniciativas de agentes locais que atuam para proporcionar melhorias nas comunidades da região.

A websérie reúne histórias de personagens reais com o intuito de ampliar a visibilidade das ações desenvolvidas por estes protagonistas.

O gerente de comunicação e marketing da CBMM, Giuliano Fernandes, escreveu o artigo em anexo no intuito de compartilhar mais detalhes sobre o projeto e contar um pouco sobre a experiência e os sentimentos envolvidos na produção dos cinco primeiros episódios da websérie.

Confira:

Ao longo de mais de duas décadas trabalhando nos setores de tecnologia industrial e de materiais, vi por diversas vezes o excesso de valorização de algumas novas tecnologias em termos da moda, mas que ao longo do tempo não se provaram tão transformadoras e predominantes como se previa.

Um dos primeiros desses movimentos que marcou meu início de carreira quando eu ainda era um operário de fábrica, rodando turnos enquanto tentava me graduar como engenheiro de produção, foi o da reengenharia. A inspiração nesse movimento muitas vezes provocou o corte irracional de custos e de talentos humanos, causando sequelas e danos à sobrevivência e à própria capacidade de inovar dessas empresas ao invés de benefícios maiores.

Ainda nessa época do final da década de 90, um dos cursos da moda era a engenharia mecatrônica, levando muitos jovens a acreditarem que robôs e a automação substituiriam totalmente a força de trabalho humana nas fábricas e até em escritórios em poucos anos.

É óbvio que a tecnologia e novos métodos de gestão, se entendidos da maneira correta e utilizados de forma equilibrada, apoiam a evolução da sociedade desde que a conhecemos. O ponto principal é não cairmos na armadilha de tentarmos reduzir a importância e o centralismo do papel humano em cada nova disruptura tecnológica e, principalmente, na transformação e evolução da sociedade.

Hoje, atuo em uma empresa pioneira e líder em seu setor, capaz de constantemente mudar o mundo por meio de sua expertise na transformação de materiais e de suas aplicações inovadoras, e percebo que o elemento humano não é secundário, e sim protagonista nessa história.

Embora seja uma empresa que atua e tem sedes em várias regiões do planeta, a CBMM sempre deu atenção especial para a região de Araxá, cidade mineira na qual a empresa nasceu e criou fortes raízes.

Dentro desse contexto, ao observarem o exemplo maravilhoso daqueles que ajudam a transformar a sociedade com iniciativas inspiradoras em diferentes frentes, alguns de nossos funcionários resolveram criar uma iniciativa de reunir talentos internos e locais para contar essas boas histórias, não apenas para Araxá, mas para todo o país.

Dessa iniciativa, nasceu em 2020 a websérie PESSOAS QUE TRANSFORMAM, que traz simplicidade no nome, mas carrega muito significado.

Ao longo dos cinco primeiros episódios, emocionei-me e apoiei nossos funcionários a propagarem histórias reais de quem faz a diferença com ações ligadas ao esporte, à educação, à natureza e ao meio ambiente.

No episódio recém-lançado, gostei muito de ver o exemplo de uma iniciativa que nos ensina a importância de virtudes como o respeito e o espírito de coletividade. Em analogia ao seu próprio nome, o projeto da Associação Dínamo consegue gerar muita energia positiva para a transformação da sociedade por meio de uma grande paixão nacional: o futebol.

Energizados pelo impacto positivo dessa série e no mês em que comemoramos nosso aniversário de 66 anos, resolvemos dar mais um passo corajoso, convidando toda a comunidade de Araxá para participar dessa iniciativa, com sugestão de personagens ou grupo de pessoas locais que merecem ter suas histórias contadas pelo projeto PESSOAS QUE TRANSFORMAM.

O meu desejo é de poder continuar a apoiar esse trabalho coletivo além de tentar angariar novos apoiadores espontâneos. Já conseguimos descobrir e ter apoio de ótimos profissionais de Araxá, para que possamos divulgar novas histórias. Acredito que a visibilidade de bons exemplos atrai naturalmente pessoas que compartilham dos mesmos valores, e tudo isso pode ajudar no processo maior de transformação social.

Nada disso seria possível sem a visão e talento de tantas pessoas especiais. É impossível citar todos, mas os represento através das Fernandas, Patrícias, Luísas, etc que fazem parte da minha vida diária.

Conforme antecipei na semana passada durante as transmissões da Rádio Cidade e da Jovem Pan, fica aqui o meu convite a todos os Araxaenses; acompanhem o canal da CBMM no Facebook e nos ajudem a descobrir novas PESSOAS QUE TRANSFORMAM. Acredito que boas iniciativas merecem ser contadas.

Fotos Crédito: Alemão Silva

Um grande abraço com o desejo de que fiquem todos em saúde!

Giuliano Fernandes, Gerente de Comunicação e Marketing da CBMM

Comentários estão encerrados