O objetivo principal é a criação de uma nova entidade que reunirá instituições do interior

Representantes de pelo menos 10 cidades da região do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Centro-Oeste do Estado participarão no próximo dia nove de abril do primeiro Encontro das Academias de Letras do Interior de Minas Gerais. O evento será realizado em Araxá e inclui na programação debates, palestras e a participação por vídeo do presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria Tavares.

O objetivo principal do encontro é a criação de uma nova entidade que reunirá as academias do interior. “O movimento liderado pelas academias de Araxá e Divinópolis já conta com o apoio de 20 associações. Presencialmente teremos a participação de acadêmicos de Araxá, Arcos, Bom Despacho, Divinópolis, Formiga, Ibiá, Itaúna, Lagoa da Prata, São Gotardo e Uberaba”, ressalta o presidente Academia Araxaense (AALetras), Luiz Humberto França.

De acordo com Flávio Ramos, presidente da Academia Divinopolitana, a proposta é dar voz aos escritores do interior e trazer às academias um desenvolvimento integrado. “O momento nos exige ainda mais união. Temos grandes desafios a serem vencidos nos contextos internos e também nos trabalhos com as comunidades em que estamos integrados. Queremos que as academias sejam cada vez mais referência para a sociedade, como bússolas que apontam para os caminhos do conhecimento, da arte, do livre pensar e da unidade literária”, diz.

Comentários estão encerrados