Araxá, 20 de Outubro 2017
Clima Agora
26°

Pesquisar

***

UNIARAXÁ promove UNIR com a presença do “Youtuber” Iberê Tenório, do Canal Manual do Mundo

Jovens conhecerão melhor a estrutura do UNIARAXÁ, além das inúmeras profissões disponibilizadas através dos Cursos de Graduação

O UNIARAXÁ está preparando uma das maiores e mais diversificadas Mostras de Profissões do interior mineiro. O UNIR (UNIARAXÁ Recebe) será neste sábado, 21, das 8h às 17h, no Campus da Instituição, que estará repleto de estudantes do Ensino Médio de Araxá e também da região. O UNIR contará ainda com o fenômeno da internet, Iberê Tenório, do maior canal educacional do país no Youtube, o manualdomundo.com.br. E o melhor de tudo, a entrada é gratuita!

A programação começa bem cedo, com a recepção dos alunos de escolas de Araxá e também das cidades de Ibiá, Sacramento, Campos Altos, Pratinha, Serra do Salitre, Pedrinópolis, Perdizes e Santa Juliana. Todos serão direcionados para o ginásio, onde haverá apresentações artísticas e o desfile dos cursos, com os alunos da Instituição fazendo a festa.

Logo após a recepção animada, os estudantes vão para a 1ª Oficina do curso que se inscreveram. Os participantes terão horário de almoço com uma vasta praça de alimentação e retornam depois para a 2ª Oficina. As oficinas serão a oportunidade para esses jovens conhecerem melhor a estrutura do UNIARAXÁ, além das inúmeras profissões disponibilizadas através dos Cursos de Graduação, e confirmarem sua vocação profissional. Todos os Cursos oferecerão oficinas práticas que levarão os alunos ao ambiente profissional que eles vão exercer quando formados.

A grande atração fica por conta do “Youtuber” Iberê Tenório, do Canal Manual do Mundo, que conta com quase 9 milhões de inscritos. Iberê vai dar uma palestra para os participantes com fatos sobre sua carreira de sucesso à frente do canal. Já o encerramento fica por conta da Banda Samba Quente, revelação de sucesso e formada por egressos do UNIARAXÁ.

A programação completa das atividades e a inscrição estão disponíveis no site: www.unir.uniaraxa.edu.br. Não perca tempo e participe da maior Mostra de Profissões da região!

***

:: Educação :: UNIARAXÁ renova “Selo Instituição Socialmente Responsável”

Somente em 2017, foram mais de 25 mil atendimentos gratuitos à comunidade externa, de janeiro a setembro

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) concedeu por mais um ano o “Selo Instituição Socialmente Responsável” para o UNIARAXÁ. O reconhecimento vem após a 13ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, promovida nacionalmente e também realizada pelo UNIARAXÁ, no dia 16 de setembro, quando foram realizados mais de 1,8 mil atendimentos.

O Selo reforça a postura e o compromisso do UNIARAXÁ com a comunidade da cidade e da região, em promover o bem estar social. A 13ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular é a culminância de um trabalho que é realizado o ano inteiro, por todos os Cursos da Instituição. Somente em 2017, foram mais de 25 mil atendimentos gratuitos à comunidade externa, de janeiro a setembro.

Os serviços sociais são encontrados dentro e fora da Instituição: Serviço de Assistência Judiciária; Clínica de Fisioterapia do UNIARAXÁ; Hidroginástica para alunos, funcionários e comunidade; atendimentos na Clínica de Estética e Cosmética; Ambulatório Acadêmico; Projeto Exercite-se; Projeto Fazendo História; Escolinha de Esportes; Horta Comunitária. O trabalho também está nas ruas, com as solicitações de entidades e órgãos públicos, o UNIARAXÁ realizou mais de 1,9 mil atendimentos externos neste ano.

A conquista de mais um Selo Instituição Socialmente Responsável deve ser creditada aos alunos, professores e funcionários que estão diretamente envolvidos nesses atendimentos sociais e que fazem do UNIARAXÁ uma Instituição reconhecida nacionalmente.

***

UNIARAXÁ promove Semana de Ciência e Tecnologia e outorga Comenda ao professor João Rios

A XIV Semana de Ciência e Tecnologia tem várias atividades programadas até a próxima sexta-feira. Agende-se...


Com mais de 80 atividades programadas, a XIV Semana de Ciência e Tecnologia está movimentando o campus do UNIARAXÁ. A Abertura Oficial foi realizada na noite de terça-feira, 3, no Teatro Municipal e contou ainda com mais uma edição do projeto Sempre Um Papo, com o professor Ricardo Fragelli e a outorga da Comenda UNIARAXÁ, que  neste ano homenageia o professor João Rios Montandon (in Memorian).


João Rios foi um dos precursores da criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araxá (FAFI), hoje Centro Universitário do Planalto de Araxá. Fez parte da história da Instituição, como secretário, professor e diretor. Na Academia Araxaense de Letras, professor João Rios ocupava a Cadeira Nº12.


Quem recebeu a homenagem em nome do professor, foi sua esposa, a também professora Luiza Elena Castro Rios, que por muitos anos fez parte do corpo docente do UNIARAXÁ e foi também Coordenadora do Curso de Letras. Em seu discurso emocionado, professora Luiza agradeceu a homenagem a João Rios e relembrou sua trajetória de conquistas junto aos demais professores da Instituição.

A XIV Semana de Ciência e Tecnologia tem várias atividades programadas até a próxima sexta-feira. Na noite de quarta foi a abertura da XVII Semana Jurídica, além da XV Mostra de Marketing e XVI Mostra de Pesquisa. Inúmeras atividades movimentam a Semana, como o tradicional Campeonato: Ponte de Macarrão; a Oficina Musicalização na Escola; Palestra: Cosmética Capilar; 1º Desafio de Lógica da Engenharia Mecânica; Minicurso: Programação para Dispositivos Móveis, entre tantos outros. A programação completa pode ser acompanhada pelo site: www.uniaraxa.edu.br.

***

:: Educação :: UNIARAXÁ promove XIV Semana de Ciência e Tecnologia de 02 a 06 de outubro. Agende-se...

Ao todo, serão mais de 80 atividades com abordagens variadas e debates para alunos, professores e visitantes

Com o tema “A matemática está em tudo” a XIV Semana de Ciência e Tecnologia do UNIARAXÁ quer levantar debates e promover mais cultura e conhecido para a Comunidade Acadêmica. Ao todo, serão mais de 80 atividades entre os dias 02 e 06 de outubro, com abordagens variadas a 14ª edição do evento vai oferecer os mais variados tipos de debate para alunos, professores e visitantes.

A Abertura Oficial será no Teatro Municipal, na terça-feira, 03, com o lançamento do livro “Olhos do Carvão”, de Afonso Borges, seguido de mais uma edição do Projeto Sempre Um Papo, que receberá o professor Ricardo Fragelli (UnB). Também na terça-feira, será a outorga da Comenda UNIARAXÁ, que neste ano realizará uma homenagem a João Rios Montandon, pela sua história à frente do UNIARAXÁ.

Oficialmente aberta na terça-feira, a XIV Semana de Ciência e Tecnologia terá atividades de segunda a sexta-feira, entre elas: XV Mostra de Marketing; XVI Mostra de Pesquisa; Mostra de Física; XIV Mostra de Software; Campeonato: Ponte de Macarrão; 1º Desafio de Lógica de Engenharia Mecânica; XVII Semana Jurídica; 2º Campeonato de Xadrez Universitário; Projeto Xadrez; XV Seminário de Práticas Escolares; 1ª Mostra de Trabalhos da Engenharia Mecânica e IV Maratona de Programação. Além de workshops, oficinas, minicursos, palestras e mesa redonda, promovidos todos os dias no período da manhã e da noite.

A programação completa está disponível no site: www.uniaraxa.edu.br, mais informações também podem ser obtidas nos telefones: 3669-2018 ou 3669-2030.

***

:: Saúde :: Curso de Fisioterapia do UNIARAXÁ recebe Menção Honrosa em evento científico

Trabalhos encaminhados e apresentados no Simpósio serão publicados em edição especial de periódico científico

Os Cursos de Fisioterapia e de Estética e Cosmética do UNIARAXÁ participaram recentemente do 8º Simpósio em Saúde (8º SIM Saúde 2017) em Araçatuba (SP), promovido pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). O Simpósio contou com programação científica de apresentação de palestras e minicursos, além de uma mostra de trabalhos acadêmicos científicos originais, no formato de Roda de Conversa.

No evento, os Cursos de Fisioterapia e de Estética participaram de forma ativa enviando ao todo 11 trabalhos, sendo um desenvolvido pelo Curso de Estética e 10 desenvolvidos pelo Curso de Fisioterapia, sob orientação de diversos professores do Curso de Fisioterapia do UNIARAXÁ.

Para apresentação dos trabalhos no Simpósio, representaram o UNIARAXÁ, Khyara Lopes Caixeta, acadêmica do Curso de Fisioterapia, Mathaus Andrey Cândido Custódio, fisioterapeuta e ex-aluno do Curso de Fisioterapia UNIARAXÁ, e a professora do Curso de Fisioterapia, Ana Paula Nassif Tondato da Trindade. Após a apresentação dos trabalhos, foi realizada uma eleição para escolha dos melhores trabalhos, sendo destaque os trabalhos apresentados pela aluna Khyara e pela professora Ana Paula, que receberam Menção Honrosa pela excelência de qualidade.

Todos os trabalhos encaminhados e apresentados no Simpósio serão publicados em edição especial do periódico científico Archives of Health Investigation - ISSN 2317-3009, qualis B4.

***

:: Educação :: UNIARAXÁ recebe mais de 1,8 mil pessoas no Dia da Responsabilidade Social

Atividades fazem parte da Campanha Nacional da Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior

Foi um sucesso acima do esperado a 13ª edição do Dia da Reponsabilidade Social do Ensino Superior Particular, realizada no último sábado, 16, e que faz parte da Campanha Nacional da Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior. O evento tem o propósito de organizar anualmente, num só dia, uma mostra das ações e projetos sociais realizados durante o ano pela Instituição. Mais de 1,8 mil pessoas passaram pelo campus e participaram das atividades promovidas pelo UNIARAXÁ e pelos parceiros do evento.

Foram promovidas apresentações artísticas, assistência à saúde, atividades esportivas e recreativas, educação ambiental voltada para a conscientização sobre resíduos sólidos, rua do lazer, Transitolândia, coleta de lixo eletrônico, oficina de formulação de currículo, assistência judiciária, palestra sobre Setembro Amarelo, banca de consertos de equipamentos e eletrodomésticos, contação de histórias, avaliação postural, circuito para desenvolvimento psicomotor, orientações gerais para melhoria de vida, corte de cabelo, aula de xadrez, além da oferta de pipoca e algodão doce para toda criançada.

Para tantas atividades, o UNIARAXÁ contou com parceiros importantes: SESC/Araxá; SESI/SENAI – Sistema FIEMG; SEST/SENAT; Polícia Civil; Polícia Militar; Copasa e Secretaria Municipal de Saúde. Além da comunidade participar em peso, os alunos das escolas Municipais de Aplicação Lélia Guimarães e Alice Moura, e das Escolas Estaduais Vasco Santos; Armando Santos; Rotary e Maria de Magalhães, também marcaram presença no evento. 

A coordenadora de Extensão do UNIARAXÁ, Zulma Luciana de Oliveira, afirma que o Dia da Responsabilidade Social deste ano foi em tom de comemoração, já que revela a história de crescimento, de cidadania de alunos e professores e de parceria com a comunidade. “Consolida o trabalho de responsabilidade social que a Instituição realiza o ano todo. Creditamos o sucesso do evento aos alunos e professores envolvidos nas atividades, mas também aos parceiros, às escolas que participaram conosco e à comunidade que faz uso dos serviços prestados que, para nós, é uma demonstração de confiança no UNIARAXÁ”, completa.

***

:: Educação :: UNIARAXÁ realiza Dia da Responsabilidade Social neste sábado, 16 de setembro

As atividades serão promovidas no Campus do UNIARAXÁ, das 8h às 12h. Programe-se...

O sucesso de uma Instituição de Ensino Superior não se dá apenas dentro da sala de aula, contabilizando o resultado de alunos, professores e funcionários. É preciso humanizar a relação e fortalecer o vínculo com a comunidade, de forma socialmente responsável e com o compromisso de promover o bem estar social através de ações voluntárias de toda a comunidade acadêmica. É com esta postura, que o UNIARAXÁ realiza neste sábado, 16, a 13ª Edição do Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, com várias atividades destinadas à comunidade com entrada livre.

Em 2016 foram mais de 1.200 atendimentos, a expectativa é que em 2017 o número de assistidos seja ainda maior.

A coordenadora de Extensão do UNIARAXÁ, Zulma Luciana de Oliveira, explica que o evento é uma culminância das atividades e projetos sociais desenvolvidos durante o ano, e as atividades ofertadas vão de acordo com as demandas solicitadas pela comunidade e propostas por alunos e professores. Segundo ela, esse evento é mais uma oportunidade para que a população conheça as ações promovidas pelo UNIARAXÁ e também pelos parceiros. “Além da ‘mostra’ sobre temas de interesse da Instituição e da comunidade com a participação de professores, alunos, funcionários e dos diferentes órgãos da sociedade organizada, queremos também fortalecer as parcerias entre UNIARAXÁ e a população” afirma.As atividades serão promovidas no Campus do UNIARAXÁ, das 8h às 12h. Confira o que estará disponível para toda a comunidade gratuitamente durante o evento:

- Assistência à Saúde;
- Assistência Judiciária;
- Contação de Histórias;
- Orientações sobre orçamento familiar;
- Oficina: Formulação de Currículo;
- Feira de troca e sustentabilidade;
- Coleta de Lixos Eletrônicos;
- Oficina: Melhorando a Segurança de Computadores Pessoais;
- Oficina de Maquiagem;
- Demonstração do funcionamento do carneiro hidráulico e sua utilidade;
- Corte de Cabelo;
- Rua do Lazer e Recreação;
- Atividades Culturais e artísticas;
- Emissão de carteiras de Identidade pela Delegacia de Polícia Civil/MG;
- Transitolândia;
- Banca de Consertos de eletromésticos;
- Palestra sobre Setembro Amarelo com a Psicóloga Patrícia Nassif.

***

:: Excelência Educacional :: Curso de Fisioterapia do UNIARAXÁ garante Nota 5 no MEC e está entre os melhores do país

Todo resultado alcançado é fruto de um trabalho a várias mãos, de uma equipe articulada e envolvida. Fique Ligado...

Sempre focado no melhor ensino e na qualidade do serviço prestado à comunidade, o Curso de Fisioterapia do UNAIRAXÁ foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como diferenciado e apto para atender as exigências do mercado de trabalho, garantindo Nota 5, nota máxima, em sua renovação de reconhecimento.

O UNIARAXÁ recebeu a comissão de avaliação do MEC, composta por fisioterapeutas do Banco Nacional de Avaliadores do INEP/MEC, vindos da Universidade Federal de Goiás e da Universidade do Oeste do Paraná. Como resultado final, os avaliadores atribuíram nota máxima, com relatos de excelência frente ao padrão de qualidade ofertado pelo Curso de Fisioterapia do UNIARAXÁ.

O pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão e fundador do Curso de Fisioterapia do UNIARAXÁ, professor Fabrício Borges Oliveira, explica que os avaliadores destacaram o importante papel e responsabilidade social que o Curso de Fisioterapia exerce na região. “Além da excelente infraestrutura ofertada: salas de aula, laboratórios, produção científica, as atividades de extensão e os projetos sociais desenvolvidos em parceria com o Poder Público”, explica. Segundo ele, outro ponto ressaltado pela Comissão de Avaliadores foi a Clínica de Fisioterapia. “Avaliada com um padrão muito superior àquelas presentes na região, um bem para toda a comunidade que usufrui da prestação de seus serviços. Todo resultado alcançado é fruto de um trabalho a várias mãos, de uma equipe articulada e envolvida, que não mede esforços para produzir o que há de melhor”, afirma.

Em setembro, a Clínica de Fisioterapia do UNIARAXÁ completa 10 anos de serviços prestados à comunidade de Araxá e região. Atualmente, conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), os alunos, supervisionados por professores, realizam cerca de 1.500 atendimentos por mês nas áreas de Neurologia, Neuropediatria, Reumatologia, Traumato-Ortopedia e Desportiva, Cardiovascular e Pneumofuncional. A clínica ainda oferece projetos de atenção e promoção de saúde em Pilates e Hidroterapia.

Para o coordenador do Curso de Fisioterapia, professor Anderson Santos Carvalho, o resultado reflete a qualidade do trabalho prestado, desde a implantação do curso em 2004, culminando em 11 turmas já formadas e mais de 350 egressos prontos e qualificados para atuar integralmente no mercado de trabalho local e nacional. “Uma vitória de toda a comunidade acadêmica!”, comemora Anderson.

***

:: Excelência Educacional :: Curso de Ciências Contábeis do UNIARAXÁ participa de fóruns estaduais

Aprendizado deve ultrapassar as paredes da sala de aula em busca de novidades e com objetivo de aperfeiçoar a prática da profissão

A coordenadora adjunta do Curso de Ciências Contábeis do UNIARAXÁ, professora Valéria Justino, marcou presença em dois importantes eventos destinados aos contadores e profissionais da área em Minas Gerais.

O foco é sempre no aprendizado, que deve ultrapassar as paredes de salas de aula em busca de novidades e com objetivo de aperfeiçoar a prática da profissão.

Os dois eventos foram promovidos no mês de agosto, um deles foi a palestra oferecida pela Receita Federal em parceria com a Delegacia Regional da CRC/MG com o tema: Esclarecimentos sobre o novo programa de regularização das dívidas dos contribuintes com a Receita Federal - PERT (Programa Especial de Regularização Tributária), no SESC Araxá.

O segundo foi o IV Fórum de Educadores em Ciências Contábeis, oferecido pelo CRC/MG, na sede da entidade em Belo Horizonte. O Fórum promoveu a "Discussão de temas fundamentais relacionados ao bom desenvolvimento e aprimoramento dos cursos de Ciências Contábeis do Estado, tais como: Os desafios na formação do profissional da contabilidade e Exames CFC e ENADE, aspectos legais e resultados".

***

:: Excelência Educacional :: Uniaraxá é melhor Centro Universitário da Região. Fique Por Dentro...

Centro Universitário do Planalto de Araxá ficou em 12º lugar entre as melhores instituições privadas de Minas Gerais

O UNIARAXÁ é mais uma vez destaque no Guia do Estudante, publicação da Editora Abril destinada aos vestibulandos e universitários de todo país.

Todos os anos, o Guia do Estudante realiza a avaliação dos cursos superiores brasileiros e, em 2016, para a sua 26ª edição, foram avaliadas 13,4 mil graduações, das quais 6,9 mil receberam três (bom), quatro (muito bom) ou cinco (excelente) estrelas. A partir dos resultados desse processo, é concedido o Prêmio Melhores Universidades, que aponta quais são as melhores Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil – públicas e privadas – e aquelas que mais se destacaram em oito áreas do conhecimento.

O investimento do UNIARAXÁ em infraestrutura e, especialmente em educação de qualidade, refletiu no resultado da avaliação. A Instituição ficou em 12º lugar entre as melhores instituições privadas de Minas Gerais.

O reitor do UNIARAXÁ, professor José Oscar de Melo, comemora o bom desempenho da Instituição e enfatiza que o resultado é motivo de muito orgulho pra Comunidade Acadêmica. “Podemos destacar os projetos pedagógicos sempre inovadores, a qualidade do nosso corpo docente, além da estrutura dos ambientes disponíveis para nossos alunos desempenharem suas atividades de aprendizagem. Precisamos comemorar, somos um Centro Universitário de excelência!”, completa.

***

Parceria entre UNIARAXÁ e Editora Saraiva beneficia alunos do Curso de Direito

Com foco no desenvolvimento do aluno e na melhor didática aplicada em sala de aula, o UNIARAXÁ e a Editora Saraiva promoveram uma parceria através do Programa  Saraiva Solução de Aprendizagem (SSA). Cada aluno do Curso de Direito, receberá um livro por disciplina cursada e, dessa forma, ao final do curso poderá montar sua própria biblioteca pessoal. 

Os livros serão custeados pela Instituição, que precisa fazer atualização do acervo semestralmente, o que gera um custo elevado. Porém, com a implantação do novo processo, o custo  reduzirá em 80%. O coordenador do Curso de Direito, professor Nilson Vieira de Carvalho, explica o benefício da parceria. “Há significativo ganho tanto para a Instituição como para os alunos, que não pagarão valor algum pelos livros recebidos, além da mensalidade. É um plus oferecido pelo Curso!”, comemora.

Os professores também serão beneficiados com a parceria, e contará com uma estrutura e apoio que facilitarão a preparação das aulas e o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos. Além dos ganhos em sala de aula, os resultados devem refletir também nas avaliações do Ministério da Educação (MEC), melhorando ainda mais a nota da Instituição junto ao órgão avaliador do Governo Federal.

A entrega dos livros começou nesta primeira semana de aulas do semestre e contou com a presença do reitor do UNIARAXÁ, professor José Oscar de Melo, do coordenador do Curso de Direito da Instituição, professor Nilson Vieira de Carvalho, da vice-prefeita de Araxá e professora, Dra. Lídia Jordão, do presidente da OAB de Araxá, Dr. Tiago Pereira, dos representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE),Presidente  Acadêmico Bruno Henrique dos Reis Pereira, e do Presidente do Diretório Acadêmico do Curso de Direito “Doutor José Sebastião Cheir Dib”, Acadêmico  Johnny Theodoro Rodrigues da Silva e alunos do Curso. 

***

:: Educação :: UNIARAXÁ está com inscrições abertas para cursos de MBA e Pós-Graduação

As aulas são quinzenais, sempre aos sábados, com professores mestres e doutores

No atual mundo competitivo do mercado de trabalho, com poucas oportunidades e a busca constante por profissionais capacitados e capazes de gerenciar projetos e liderar equipes, cursar pós-graduação tornou-se uma iniciativa obrigatória para todos aqueles que desejam permanecer atualizados. Para atender esse mercado e disponibilizar profissionais prontos e capazes, o Setor de Pós-Graduação do UNIARAXÁ busca estimular a inovação e ampliar as fronteiras.

Confira a relação dos Cursos de Pós-Graduação com as inscrições abertas e programe-se para se garantir no mercado: Banco de Dados; Docência Universitária; Fisioterapia Respiratória e Hospital Geral; Engenharia de Software; Direito Processual Civil: Atualização e Aplicação; Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional: Ênfase em Terapia Manual; Engenharia de Segurança do Trabalho; Proteção de Plantas; Tecnologia dos Materiais.

O UNIARAXÁ oferece também MBA, confira as opções: Adequação Ambiental e Agrícola; Executivo de Políticas Públicas; Executivo em Auditoria e Gestão Organizacional; Executivo em Gerenciamento Estratégico de Projetos; Executivo em Gestão Empresarial; Executivo em Logística Empresarial; Executivo em Marketing e Gestão de Conteúdo na era Digital; Formação de Professores Especialistas em Gestão Integrada: Administração, Orientação, Supervisão e Inspeção Escolar; Gestão de Negócios e Finanças Corporativas; Gestão de Serviços de Saúde Pública; Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental; Treinamento Personalizado: Preparação Física para a Saúde e o Desempenho.

As aulas são quinzenais, sempre aos sábados, com professores mestres e doutores. As inscrições podem ser feitas no site: www.uniaraxa.edu.br/pos/cursos. Mais informações podem ser obtidas no telefone (34) 3669-2031/2007.

***

:: Educação :: Curso de Direito do UNIARAXÁ investe na capacitação de professores e alunos

Centro Universitário sempre apoia ações com objetivo de atualizar professores e alunos da Instituição

Sempre com foco no aperfeiçoamento na qualidade de ensino do seu corpo docente, o Curso de Direito do UNIARAXÁ, com total apoio da Instituição tem promovido diversas ações para atualizar professores e alunos, especialmente na preparação para o mercado de trabalho.

Em abril, o Curso de Direito participou do 3º Fórum Mineiro de Diretores e Coordenadores de Cursos de Direito - Educação Jurídica de Qualidade: Um Compromisso, realizado em Belo Horizonte no mês de abril.

Representaram o UNIARAXÁ no evento o coordenador do Curso de Direito, professor Nilson Vieira de Carvalho, a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas, professora Eliana Maria Pavan de Oliveira, e o coordenador adjunto do Curso de Direito, professor Almir Garcia Fernandes.

O Fórum foi promovido na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/MG em BH e foi oferecido pela OAB/MG e Comissão de Educação Jurídica.

Reforma da Previdência é tema de minicurso

Um assunto com repercussão nacional foi tema de um minicurso intitulado “Reforma da Previdência Social”, os alunos do Curso de Direito acompanharam uma palestra ministrada pelo advogado Anderson Avelino de Oliveira Santos, no Tribunal do Júri do UNIARAXÁ. O minicurso foi promovido por iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil-Minas Gerais, Escola Superior de Advocacia e 33ª Subseção de Araxá, oportunidade em que os alunos puderam tirar suas dúvidas sobre o tema e aprofundar seus conhecimentos à cerca do debate que pode mudar as regras atuais para quem quer se aposentar.

***

:: Educação :: Estética e Cosmética do UNIARAXÁ é reconhecida com Nota 5 pelo MEC. Se Ligue...

Comissão de Reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) avaliou Curso de Araxá com a nota máxima

O ano de 2017 tem sido de boas notícias para a Comunidade Acadêmica do UNIARAXÁ. A mais nova notícia envolve o Curso de Estética e Cosmética, que recebeu na semana passada a Comissão de Reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) que, em seu relatório final, reconheceu o Curso, com a Nota 5, nota máxima.

A coordenadora do Curso de Estética e Cosmética, professora Giselle Cunha Machado, afirma que a Comissão de Avaliação foi integrada por dois professores doutores do Paraná, que abordaram pontos positivos e apresentaram sugestões para melhorias. “Os avaliadores elogiaram bastante a elaboração dos documentos do curso, assim como os laboratórios. E ressaltaram que temos tudo para sermos referência na região e que devemos investir para ampliação da demanda”, afirma Giselle.

Giselle ressalta que a Nota 5, muitas vezes, é pontuação de Instituições Federais e receber na primeira avaliação a nota máxima de um órgão criterioso como MEC, é motivo de orgulho. “Nenhuma outra instituição da região que oferece o curso de Estética e Cosmética tem a Nota 5”, destaca a coordenadora.

Giselle elenca os diferencias que fazem do Curso de Estética e Cosmética uma referência na região. “Temos um corpo docente qualificado, a estrutura curricular, o incentivo à pesquisa com a oferta de Iniciação Cientifica e a estrutura dos laboratórios preparados para aulas práticas, juntamente com a clínica escola no atendimento à comunidade nos períodos de estágios. Atendemos todas as necessidades exigidas pelo MEC visando à formação cidadã, ética e profissional com qualidade de ensino”, completa.

O reitor do UNIARAXÁ, professor José Oscar de Melo, destaca o trabalho competente de professora Giselle, tanto à frente do Curso, quanto na condução das atividades com a Comissão do MEC. “Parabenizamos a coordenação e toda a equipe do UNIARAXÁ, que direta ou indiretamente, contribuem para o sucesso da nossa Instituição”, comemora.

Curso recebe Moção da Câmara Municipal

O vereador Raphael Rios apresentou na Reunião Ordinária de terça-feira, 6, uma Moção de Congratulação e Reconhecimento ao Curso de Estética e Cosmética pela Nota 5 recebida após avaliação da Comissão do MEC. Durante suas palavras, Raphael enalteceu o ensino do UNIARAXÁ e reforçou a qualidade dos profissionais que se formam na Instituição.

***

MEIO AMBIENTE





***

:: Esportes :: Professora do UNIARAXÁ compete em circuito com apoio da Instituição. Entenda...


Com foco no desenvolvimento dos profissionais dentro e fora da sala de aula, o UNIARAXÁ também apoia a prática esportiva fora do campus. A professora Nad Pereira Leite Borges é um dos exemplos, ela participou da 1° etapa da KTR – Kailash Trail Run, realizada em abril, na cidade paulista de Campos do Jordão.

Nad destaca que o UNIARAXÁ a auxiliou com parte dos custos da prova e destaca sua colocação. “Obtive o 2º lugar geral e compartilho a alegria desta colocação! O KTR – Kailash Trail Run é o maior circuito de corridas de montanha do Brasil e conta para a pontuação do ranking internacional, ITRA (Internacional Trail Running Association ). Em 2016 fiquei em 1° lugar no ranking brasileiro das provas médias de corrida de montanha. Pretendo buscar uma boa colocação neste ano também”, afirma.

Nad ressalta ainda que além do incentivo, que aumenta a motivação de qualquer atleta, o apoio do UNIARAXÁ é importante porque os custos são altos. “Além da inscrição, também há gastos com viagem, hospedagem, alimentação e com a aquisição dos equipamentos de segurança, que são obrigatórios neste tipo de competição”, completa a professora atleta.

***

:: Educação :: Cursos do UNIARAXÁ promovem diversas atividades em maio. Fique Ligado...

Parte da programação é destinada aos alunos, mas as demais podem ser acompanhadas por profissionais da área e comunidade externa

O mês de maio é um dos mais movimentados do ano para os alunos do UNIARAXÁ. Durante todo o mês, os Cursos da Instituição promovem diversas atividades destinadas aos alunos, com foco nas ações de cada profissional e em busca da excelência no ensino e na prática.

No início de maio já foram realizados a Semana do Contador e o 1º Encontro de Engenharia e Tecnologia de Araxá (Engetec), evento promovido através da parceria UNIARAXÁ e CEFET-MG. Nesta semana, acontece o VII Congresso de Ciências da Saúde e mais uma edição do Circuito Mineiro de Administração.

A programação se estende durante todo o mês de maio e a comunidade pode participar da maior parte das atividades. Na próxima semana, alunos e comunidade externa poderão acompanhar mais uma edição do Projeto Sempre Um Papo, com Professor Pasquale, no dia 22. Entre os dias 23 e 25 é a vez da XI Jornada de Educação, promovida pelo Curso de Pedagogia. O Curso de Direito realiza o XI Ciclo de Estudos Criminais Dr. Danilo Cunha, nos dias 25 e 26. A XIV Jornada de Informática, realizada pelo Curso Sistemas de Informação, também é na próxima semana, nos dias 25 e 26 de maio.

Parte da programação é destinada aos alunos, mas as demais podem ser acompanhadas por profissionais da área e comunidade externa em geral. Para mais informações é só ligar no (34) 3669-2000.​

***

:: Educação :: UNIARAXÁ e CEFET promovem 1º Encontro de Engenharia e Tecnologia de Araxá

Entre tantas parcerias que dão certo, UNIARAXÁ e CEFET-MG promovem mais uma de sucesso, o 1º Encontro de Engenharia e Tecnologia de Araxá (Engetec) e, em concomitância, o IV Workshop das Engenharias do Cefet-MG e a VI Semana das Engenharias do UNIARAXÁ. Cerca de 1,2 mil alunos estão envolvidos no evento que conta ainda com a integração entre estudantes e professores de ambas as Instituições.

O professor do Curso de Engenharia Civil do UNIARAXÁ, Pedro Diamante é integrante do Comitê Organizador do 1º Engetec e destaca como surgiu a oportunidade de parceria. “Surgiu a convite do CEFET-MG que percebeu que a unificação das semanas acadêmicas ocasionaria em mais benefícios aos alunos de ambas as Instituições”, destacou. Segundo ele, a semana acadêmica tem como objetivo geral complementar a formação acadêmica dos alunos em busca da ampliação de conhecimentos acerca das tecnologias de ponta, mercado de trabalho, produtos e empresas. “A realização conjunta pelas duas instituições ampliou consideravelmente o porte do evento e proporcionou mais alternativas e mais qualidade nas atividades ofertadas”, afirma.

Professor Pedro destaca que, inicialmente, o 1º Engetec buscou dar ênfase nos temas de sustentabilidade e indústria 4.0. “Após fechada a programação, notamos uma quantidade razoável de atividades relacionadas a "sustentabilidade" e também "empreendedorismo e inovação"”. Ainda, segundo ele, um dos objetivos da atividade é a integração entre os alunos do UNIARAXÁ e CEFET-MG. “Teremos atividades mais dinâmicas em espaços abertos, com apresentações musicais; workshop sobre história da engenharia; competições tradicionais dos cursos de engenharia como a ponte de macarrão e arremesso de ovos; campeonato de futebol; e rodadas de xadrez.”

Pedro acredita na parceria entre UNIARAXÁ e CEFET-MG como o grande sucesso do evento. “Os professores das duas instituições, membros da comissão organizadora, trabalharam de forma sinérgica e tiveram uma interação muito positiva. A realização conjunta do evento possibilitou ainda um intercâmbio de professores das duas instituições, dando oportunidade aos alunos de conhecerem também outros profissionais do próprio município de Araxá”, completa.

***