Araxá, 25 de Abril 2017
Clima Agora
22°

Pesquisar

***

:: Saúde :: Cursos de Estética e Fisioterapia do UNIARAXÁ participam do Dia Mundial da Saúde

Atividades foram realizadas na Praça Governador Valadares, no Centro de Araxá

Sempre com a atenção voltada para a comunidade de Araxá e região, os Cursos de Estética e Cosmética e Fisioterapia do UNIARAXÁ, participaram das ações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril e ao Dia Mundial da Atividade Física, comemorado no dia 6 de abril.

As atividades foram realizadas no sábado, 8, na Praça Governador Valadares, das 8h às 12h. Na oportunidade, alunos e professores dos referidos cursos do UNIARAXÁ orientaram a comunidade sobre diversas ações voltadas para prevenção e promoção à saúde.

A equipe do Curso de Fisioterapia aferiu a pressão arterial de quem passou pelo local, além de dar orientações sobre a importância da prática regular de atividade física para prevenção da hipertensão arterial, obesidade, diabetes, dentre outras doenças crônicas não transmissíveis. Aos interessados, também foram passadas orientações e demonstrações sobre técnicas de alongamentos.

Já a equipe do Curso de Estética e Cosmética realizou o trabalho de designer de sobrancelha com orientações e cuidados pessoais, para a aproximadamente 30 mulheres durante a realização do evento.

***

:: Meio Ambiente :: Curso de Engenharia Ambiental do UNIARAXÁ celebra Dia Mundial da Água

Atividades envolveram aproximadamente 240 alunos das Escolas Estaduais Luiz Antônio Correia de Oliveira (Polivalente), Dom José Gaspar e Armando Santos

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, as professoras do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do UNIARAXÁ, Caroline de Andrade Gomes da Cunha e Juliana de Fátima da Silva, juntamente com os alunos do referido curso realizaram inúmeras palestras com o tema “Recursos hídricos e Saneamento” durante o mês de março nas Escolas Estaduais Luiz Antônio Correia de Oliveira (Polivalente), Dom José Gaspar e Armando Santos, para aproximadamente 240 alunos.

Foi abordada a importância da água para o desenvolvimento das diversas atividades econômicas existentes, além do acesso à água potável para abastecimento humano e dessedentação animal.

Ao final de cada palestra, as professoras solicitaram a seleção de alguns alunos para a participação em um projeto futuro de montagem de um vídeo que irá apresentar o panorama do saneamento na cidade de Araxá. Esse vídeo será produzido com o auxílio de alunos do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do UNIRAXÁ, além do trabalho voluntário de profissionais da área.

Além das palestras realizadas nas escolas, todos os alunos do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária participaram de uma palestra com a engenheira ambiental Nayana Graziele Silva, ex professora da instituição e funcionária da Vale Fertilizantes Uberaba, e com o biólogo Rodrigo Machado Ribeiro, educador ambiental da Sala Verde do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Ambiental de Araxá (IPDSA).

***

:: Educação de Qualidade :: Curso de Ciências Contábeis do UNIARAXÁ garante Nota 4 no Enade

Resultado do Exame Nacional de Desempenho Estudantil (Enade) foi divulgado oficialmente pelo Ministério da Educação

Os professore, alunos e egressos do Curso de Ciências Contábeis do UNIARAXÁ conquistaram uma nota muito importante no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado em 2015, com resultados apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) neste mês de fevereiro.

O exame que tem o objetivo de avaliar a qualidade dos cursos de graduação, foi aplicado aos alunos do último período do Curso de Ciências Contábeis em 2015 e a Nota 4 obtida e recentemente divulgada, comprova a busca incansável do UNIARAXÁ pela excelência do ensino em sala de aula.

Atualmente, o Curso tem uma coordenação compartilhada entre as professoras Valéria Justino e Luciene Pereira. Valéria destaca o perfil dos alunos de Contábeis, que conciliam os estudos com o trabalho. “A maioria dos alunos trabalha durante o dia e estuda à noite, muitos inclusive viajam diariamente e este é um resultado fantástico! É o coroamento de todo um trabalho desenvolvido em conjunto pela Instituição que nos oferece uma infraestrutura completa e também do empenho, comprometimento e dedicação dos nossos professores e alunos”, afirma. 

Professora Valéria destaca ainda que alguns professores são egressos do curso, que tem entre seus docentes, a maioria no mercado de trabalho. “O que faz com que o curso prepare os alunos com uma visão prática dos desafios que enfrentarão ao deixarem o Centro Universitário”.

A egressa Lisiany Andrino foi uma das alunas que realizou o Enade em 2015. Ela destaca a excepcional formação que obteve e ressalta a importância do resultado para a Comunidade Acadêmica. “Sem dúvidas esta nota é reflexo do trabalho em conjunto do UNIARAXÁ, professores e alunos. O Curso de Ciências Contábeis é excelente, além de ser uma profissão com um amplo e diversificado mercado de trabalho, no Uniaraxá podemos sair com a certeza de que estamos bem preparados para trabalhar”, afirma.

***

:: Educação :: Curso de Pedagogia é reconhecido com nota máxima pelo Ministério da Educação e Cultura

Além de um projeto arrojado, Curso de Pedagogia conta com estrutura e um Corpo Docente altamente qualificado e dedicado

O UNIARAXÁ recebeu três Comissões de Avaliação do Ministério da Educação (MEC) recentemente e as notas dadas aos cursos e à instituição, foi o resultado de muito trabalho ao longo dos anos. Além da Comissão de Recredenciamento do UNIARAXÁ, que ficou garantida a nota 5, nota máxima à Instituição, o Curso de Pedagogia também recebeu Comissão de Reconhecimento e obteve nota máxima dos avaliadores, garantindo a Nota 5.

A coordenadora do Curso de Pedagogia do UNIARAXÁ, professora Ivana Guimarães Lodi, destaca que a Comissão de Avaliadores foi exigente, mas que o Curso já vem se preparando e aprimorando o trabalho há anos, para garantir a educação de excelência. “Ao final da visita, os avaliadores fizeram suas considerações, destacando a qualidade e seriedade de todos os envolvidos no Curso, a qualidade dos laboratórios, a organização geral da Instituição, a qualidade do corpo docente, o envolvimento e entusiasmo dos alunos e a qualidade dos Planos de Ensino e dos Relatórios de Atividades”, destaca.

Ivana credita o resultado a toda a Comunidade Acadêmica. “Me sinto extremamente feliz. Me sinto gratificada por colher os frutos de uma vida dedicada à educação, apesar de tantas adversidades, de tanto desrespeito à educação e aos educadores em nosso país. É muito bom perceber que o que fazemos têm resultados positivos, e o mais importante, que os nossos alunos são formados dentro das mais altas teorias e práticas educativas”, destacou.

A coordenadora do Curso de Pedagogia elenca ainda os diferenciais que levaram o Curso a conquistar a nota máxima no MEC. “O diferencial do curso de Pedagogia é que, além de um Projeto Pedagógico arrojado, dentro de todas as exigências e Requisitos Legais, contamos com Laboratórios de Ensino e Bibliobrinquedoteca, Biblioteca de qualidade, Biblioteca virtual e um Corpo Docente altamente qualificado e dedicado ao curso e às práticas inovadoras”, completa.

***

:: Educação :: UNIARAXÁ conquista nota máxima no recredenciamento junto ao MEC

Todos os indicadores garantiram um resultado além, ou muito além do que expressa o referencial mínimo de qualidade

Após muito trabalho, dedicação e a incansável busca pela excelência diária, a Comunidade Acadêmica do UNIARAXÁ comemora com muito entusiasmo e com a sensação de dever cumprido, a Nota 5, nota máxima, recebida pela Comissão de Recredenciamento do Ministério da Educação (MEC), que esteve entre os dias 5 e 8 de fevereiro na Instituição. Em seu relatório final a Comissão destacou o trabalho sério e o compromisso do UNIARAXÁ com seus funcionários, professores e com a qualidade do ensino aos alunos da Instituição.

Em todas as dimensões avaliadas pela Comissão, composta por três professores, o UNIARAXÁ recebeu notas altas, variando entre 4 e 5, o que garantiu a nota máxima ao final do relatório. A Instituição é avaliada em 10 dimensões que envolvem: Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); Política para o ensino (graduação e pós-graduação), a Pesquisa, a Extensão; Responsabilidade Social; Comunicação com a Sociedade; Políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo; Organização e gestão da instituição; Infraestrutura física; Planejamento e avaliação institucional; Políticas de atendimento aos discentes e a Sustentabilidade financeira.

No relatório final, os avaliadores destacaram a gestão eficiente, a coerência das políticas de ensino e o trabalho sério de Responsabilidade Social realizado ao longo dos anos pelo UNIARAXÁ e ressaltou como “marcante a presença da Instituição no contexto social do município de Araxá e a da Região”.

Foi destacada ainda a estrutura física do UNIARAXÁ que conta com todo o aparato necessário para garantir tanto o ensino dos alunos, quanto os serviços prestados à comunidade externa, através de projetos desenvolvidos por professores e alunos estagiários.

A sustentabilidade financeira também foi alvo de elogios dos avaliadores, que destacaram a responsabilidade nos investimentos que “são estimados para atender as necessidades específicas das atividades acadêmicas e de extensão a serem desenvolvidas pelos cursos da Instituição”.

Todos os indicadores garantiram um resultado além, ou muito além do que expressa o referencial mínimo de qualidade o que garantiu a nota máxima, 5! O que reforça e comprova que o UNIARAXÁ é referência educacional em Araxá e em toda a região!

***

:: Ensino Superior :: José Oscar de Melo é empossado reitor do UNIARAXÁ. Confira...

A Fundação Cultural de Araxá realizou, na última semana, a cerimônia de posse do reitor eleito para a gestão 2017/2020, o professor José Oscar de Melo. Diversas autoridades de Araxá e região, professores, funcionários e alunos participaram da cerimônia realizada no Teatro Municipal.

Durante seu discurso, Oscar revelou que em seus planos profissionais não estava ser reitor do UNIARAXÁ, mas o desafio a ser enfrentado surgiu e ele acredita que, junto de sua equipe de trabalho, muito será conquistado durante sua gestão.

“Convivo nesta Instituição com homens e mulheres que dedicaram uma existência inteira às atividades educacionais. É um privilégio incomparável, uma oportunidade ímpar de aprendizado poder estar ao lado de pessoas tão dedicadas, experientes e comprometidas com a Educação”, destacou.

José Oscar citou ainda seus antecessores e destacou que a grandeza do UNIARAXÁ é resultado do trabalho de todos os gestores que estiveram à frente da Instituição. “Me comprometo em cultivar o companheirismo, a amizade entre todos da Comunidade Universitária e, agradeço ao professor Válter Gomes, a oportunidade que me deu para conhecer um pouco mais sobre Educação durante o tempo de nossa convivência”, complementou.

Ao encerrar suas palavras, professor Oscar agradeceu o apoio da família e amigos e destacou a importante participação de cada profissional, que vai garantir o sucesso da jornada. “O trabalho que ora se apresenta não é pouco, não é fácil e, muito menos, simples. É uma tarefa que exige determinação, empenho e muita dedicação. Mas é por isso que estamos aqui assumindo o compromisso junto à sociedade, para contribuirmos na construção do aprendizado eficaz e sólido de nossos alunos. Acreditamos que seja essa a atitude que a sociedade espera da nossa equipe de trabalho do Centro Universitário do Planalto de Araxá”, completa.

Perfil pessoal

Professor Oscar é graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (1992) e mestrado em Administração pela Faculdade Novos Horizontes (2012). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. Foi professor do Curso de Ciências Contábeis e do Curso de Engenharia de Produção no UNIARAXÁ.

Foi Coordenador do Curso de Ciências Contábeis, de agosto de 2009 até janeiro de 2017; Coordenador da Empresa Júnior, de Janeiro de 2014 até Janeiro de 2017; Vice-Presidente da Fundação Cultural de Araxá, de fevereiro de 2011 até agosto de 2016; Presidente da Fundação Cultural de Araxá, de agosto à dezembro de 2017; e Pró-reitor de Planejamento, Administração e Finanças, de Janeiro de 2016 até Janeiro de 2017.

***