Araxá, 17 de Outubro 2018
Clima Agora
23°

Pesquisar

***

:: Excelência Educacional :: Parceria garante experiências técnico-científicas aos alunos do UNIARAXÁ

A duração dos projetos é de seis meses, com bolsas financiadas pela Fundação Cultural de Araxá

Com o objetivo de desenvolver, em cooperação técnico-científica, Projetos de Pesquisas dentro do escopo da Iniciação Científica, foi estabelecido, em julho do último ano, um convênio entre a MOSAIC e o UNIARAXÁ. A MOSAIC, que na época, atendia por VALE FERTILIZANTES, estabeleceu a própria Empresa como locus das demandas e do desenvolvimento dos Projetos de Iniciação Científica.

Para os alunos do Centro Universitário, trata-se de uma oportunidade em aplicar a metodologia científica às demandas reais da empresa, aliando teoria e prática, com base em experimentações e evidências científicas. 

Segundo a coordenadora de Pesquisa do UNIARAXÁ, Professora Drª. Danielle Rodrigues dos Santos, iniciativas como essas podem significar não só inovação, mas também empregabilidade aos alunos da instituição.

"O estabelecimento de parceria técnico-científica entre a empresa e o UNIARAXÁ reforça a importância do diálogo entre o fazer científico e o cotidiano produtivo; no sentido de contribuir com a geração de conhecimentos, aplicados a novos processos, produtos e serviços para a sociedade, a partir de pesquisas originadas no dia-a-dia da Empresa. Isso permite que os recursos humanos, materiais e financeiros investidos possam gerar inovação para a otimização do processo produtivo e capacitação dos futuros profissionais, formados no UNIARAXÁ, ampliando a sua empregabilidade", destaca Professora Danielle.

A duração dos projetos é de seis meses, com bolsas financiadas pela Fundação Cultural de Araxá. O primeiro Ciclo de Projetos finalizou no último dia 01/03, com uma cerimônia realizada na sede da MOSAIC; oportunidade em que foi lançado, também, o segundo Ciclo de Projetos. O momento foi de socialização dos resultados alcançados e a apresentação dos novos Projetos a serem desenvolvidos. No primeiro Ciclo, que aconteceu entre os meses de agosto de 2017 e janeiro de 2018, foram desenvolvidos dois Projetos. O primeiro envolveu Florence Balduino, Aluna do Curso de Engenharia de Produção; e, o segundo, Fernanda Marcela Silva, Aluna do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.

E já há novidades para o segundo Ciclo, que ocorre de março a agosto de 2018. Serão três projetos a serem desenvolvidos, envolvendo quatro alunos da instituição: Florence Balduino e Samuel Ribeiro, ambos alunos do Curso de Engenharia de Produção; Jacielene Martins, do Curso de Enfermagem; e, Larissa Roque, do Curso de Fisioterapia.

Essa parceria reitera o objetivo do UNIARAXÁ em proporcionar a seus alunos um ensino de qualidade, alicerçado em fundamentos acadêmico-científicos, no sentido de construir conhecimentos que lhes garantam um futuro profissional mais promissor.

***

:: Saúde e Bem Estar :: Distrofia Muscular de DUCHENNE é tema de palestra no UNIARAXÁ. Entenda...

Palestra foi promovida por meio de parceria entre o Centro Universitário e a Associação de Assistência a Pessoa com Deficiência de Araxá

A Distrofia Muscular de DUCHENNE é uma doença genética de caráter recessivo, degenerativa e incapacitante. Somente meninos desenvolvem essa enfermidade, que se caracteriza pela ausência de uma proteína essencial para a integridade do músculo, o qual vai se degenerando progressivamente.

A criança nasce normal, mas demora um pouco para andar. Entre 2 e 4 anos, ela cai muito; e, por volta dos 7 anos, não consegue, por exemplo, correr e subir escadas. Por volta dos 12 anos de idade, começa a perder a capacidade de andar. Ao longo de todo esse período, ocorrem contraturas nas articulações. O quadro vai se agravando; comprometendo toda a musculatura esquelética, até surgirem problemas cardíacos e respiratórios; estes últimos, em virtude das alterações, ocorridas no músculo do diafragma; mas, não porque os pulmões estejam afetados.


O tratamento precoce é realizado com corticoides que ajudam a diminuir o processo inflamatório do músculo. A Fisioterapia e a Hidroterapia, também, são recursos importantes a fim de controlar a progressão da doença.

Com o objetivo de divulgar informações sobre a Distrofia Muscular de DUCHENNE, desde a sua identificação até às orientações sobre o diagnóstico e tratamento, foi realizada no UNIARAXÁ, no último dia 21/02, a palestra “Distrofia Muscular de DUCHENNE – Saiba Identificar”.

A palestra foi promovida por meio de parceria entre o Centro Universitário e a FADA - Associação de Assistência a Pessoa com Deficiência de Araxá. Na oportunidade, alunos e profissionais das mais diferentes especialidades construíram conhecimentos, relacionados à doença e serão agora multiplicadores dessas informações.

A palestra foi realizada pela fisioterapeuta Vanessa Adeodato, que faz parte do CADU - Centro de Apoio à DUCHENNE.  O CADU é um exclusivo Programa da PTC Therapeutics para apoio aos pacientes com Distrofia Muscular de DUCHENNE. 

O principal objetivo do Centro é apoiar os pacientes e proporcionar orientações e serviços que mantenham a qualidade e a adesão ao tratamento prescrito. Por meio de um canal de relacionamento exclusivo, os seus pacientes podem contar com uma equipe especializada para o seu atendimento.


Para o Coordenador do Curso de Fisioterapia do UNIARAXÁ, Professor Anderson Santos, esse tipo de evento é de crucial importância para a prática clínica e em trabalhos científicos. “O Curso de fisioterapia levou alunos, professores e profissionais da Fisioterapia a participarem e debaterem sobre essa doença, bem como as suas repercussões e seu tratamento. Esse ambiente favoreceu a troca de informações e de experiências, as quais serão de extrema relevância na prática clínica e nos futuros trabalhos científicos”, destaca o Professor Anderson Santos.

***

:: Educação de Qualidade :: Mais ferramentas de aprendizagem aos alunos do UNIARAXÁ. Fique Ligado...

Metodologia contempla leitura de livros e atividades de aprendizagem articuladas ao conteúdo curricular

Com o objetivo de desenvolver uma proposta complementar ao trabalho do Professor em sala de aula, foi criado pela Editora Saraiva, o SSA (Saraiva Solução de Aprendizagem). Trata-se de uma metodologia presencial que contempla a prévia leitura de livros, publicados pela Editora, bem como atividades de aprendizagem, articuladas ao conteúdo curricular das Instituições de Ensino.

O UNIARAXÁ, ciente do alcance dessa metodologia, firmou parceria com a Editora e trouxe para a sua realidade os benefícios do SSA. A partir de então, o UNIARAXÁ e a Saraiva, por meio do SSA, fornecerão aos alunos da Instituição um kit de livros por semestre; ou seja, um livro por Disciplina cursada.

No último semestre, os alunos do Curso de Direito do Centro Universitário receberam os exemplares; advindos da parceria firmada; e, assim, tiveram a oportunidade de formar a sua própria Biblioteca. E, para esse primeiro semestre de 2018, alunos dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial e Gestão de Recursos Humanos, também, receberão as obras. Os livros já se encontram disponíveis na Biblioteca do UNIARAXÁ e estão sendo preparados para entrega aos alunos.

O UNIARAXÁ espera que o resultado dessa parceria seja a construção de conhecimentos, de forma mais estratégica e eficaz; contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências dos universitários; tão cruciais para um melhor desempenho em avaliações oficiais; e, consequentemente, o alcance de uma carreira profissional brilhante e de sucesso.

***

:: Educação :: Centro Universitário do Planalto de Araxá doa livros à OAB . Fique Ligado...

Uniaraxá doou a Ordem dos Advogados do Brasil de Araxá, 105 exemplares que restaram dos kits

A Editora Saraiva, no intuito de desenvolver uma proposta complementar ao trabalho do Professor em sala de aula e aumentar a aprendizagem do Aluno, criou o SSA (Saraiva Solução de Aprendizagem). Trata-se de uma metodologia presencial que contempla a prévia leitura de livros, publicados pela Editora bem como atividades de aprendizagem, articuladas ao conteúdo curricular das Instituições de Ensino.

A parceria entre o UNIARAXÁ e a Saraiva, por meio do SSA, fornecerá aos alunos da Instituição um kit de livros por semestre; ou seja, um livro por Disciplina cursada. No último semestre, os alunos do Curso de Direito do UNIARAXÁ terão recebido todos os exemplares; advindos da parceria firmada; e, assim, tendo a oportunidade de formar a sua própria Biblioteca.

Para a aluna Egressa Luciana Rodrigues, um bom livro pode ser uma arma poderosa no processo de construção de conhecimentos. “Como Egressa do Curso de Direito, posso dizer que a parceria do UNIARAXÁ com a SSA é de grande valia para os alunos. Apesar da facilidade de pesquisa no mundo atual, nada substitui um bom livro físico de autores renomados e completos, como os ofertados pela parceria. Sem dúvida, é uma oportunidade única cursar uma faculdade com nota máxima no MEC; e, ainda, conseguir montar a nossa própria Biblioteca em casa”, afirma Luciana.

O UNIARAXÁ, ciente dos benefícios dessa metodologia, decidiu expandir o sucesso e doou à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Araxá, 105 exemplares que restaram dos kits, distribuídos no segundo semestre de 2017; todos com o conteúdo relacionado à área do conhecimento em Direito.

O Reitor do UNIARAXÁ, Prof. José Oscar de Melo, juntamente com o Professor e Coordenador do Curso de Direito, Nilson Carvalho e a Coordenadora da Biblioteca da Instituição, Maria Clara Fonseca, fizeram a entrega das obras, no último dia 04/01 aos membros da 33º Subseção da OAB/MG.

De acordo com o Reitor Prof. José Oscar, os livros serão uma importante ferramenta de estudo e trabalho para os profissionais de nossa cidade. “Essa parceria, além de beneficiar nossos alunos, que agora têm a oportunidade de construir sua Biblioteca pessoal, alcançará, também, nossos profissionais da área do Direito; os quais poderão, a partir de agora, usufruir das obras. É uma excelente forma de estreitar a parceria entre o UNIARAXÁ e a OAB; garantindo mais uma ferramenta de estudo e trabalho para os membros da Entidade”, destaca o Reitor.

O Presidente da OAB de Araxá e Egresso do UNIARAXÁ, Tiago Pereira, ressalta a importância do material àqueles que buscam a aprovação no exame da OAB. “Gostaria de parabenizar o Magnífico Reitor do UNIARAXÁ, Professor José Oscar e o Diretor do Curso de Direito, Professor Nilson Vieira de Carvalho, pela iniciativa de aderir à SSA; na qual todos os alunos do Curso de Direito recebem um livro por Disciplina cursada, além de ter à disposição a coleção completa de obras digitais de diversos autores da Saraiva. Acreditamos que essa iniciativa, além de garantir a cada aluno a formação de sua Biblioteca pessoal, ao final do curso, contribui e muito para a formação acadêmica dos Estudantes, bem como a sua aprovação no exame da OAB; principalmente, daqueles alunos mais carentes que, via de regra, não têm poder aquisitivo para adquirir os livros necessários à sua formação. Digo isso, porque quando cursei Direito no UNIARAXÁ, a situação do estudante não era nada fácil. Naquela época, o custo dos livros era bem maior que hoje e a Biblioteca possuía poucos exemplares de livros de cada Disciplina cursada. Nesse quadro, a única maneira de o estudante carente estudar era pegando os livros, antecipadamente na Biblioteca, pois na época das provas e avaliações universitárias, não havia livros suficientes para todos. Acredito que, naquela época, se pudesse usufruir dos benefícios da SSA, poderia ter me saído bem mais preparado do Curso de Direito. Agora, cabe aos estudantes aproveitarem essa grande ferramenta; fazendo o aproveitamento necessário dos livros e da Biblioteca Digital que estão sendo colocados à disposição, pela atual gestão da Instituição”, enfatiza Tiago Pereira.

O UNIARAXÁ espera que o resultado dessa parceria seja a construção de conhecimentos de forma mais estratégica e eficaz; contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências dos universitários; tão cruciais para um melhor desempenho em avaliações oficiais; e, consequentemente, o alcance de uma carreira profissional brilhante e de sucesso.

***

:: Ação Social :: UNIARAXÁ entra no clima natalino e garante alegria de crianças da comunidade

Tradicional campanha natalina no Centro Universitário de Araxá beneficiou o CEMEI Araci Pedrelina de Lima

A campanha “Adote uma Cartinha” mais uma vez garantiu a alegria de muitas crianças. Trata-se de uma ação beneficente tradicional realizada pelo UNIARAXÁ, que tem como objetivo promover um Natal mais feliz para as crianças carentes da comunidade. Esta foi a quarta edição da campanha, que surgiu com a preocupação constante da instituição em fomentar e aprimorar suas práticas de Responsabilidade Social.

Em 2017, aproximadamente 200 crianças foram presenteadas através das cartinhas, que solicitavam, em sua maioria, a doação de brinquedos. O local escolhido para a entrega, que ocorreu na última terça-feira, 12, foi o CEMEI Araci Pedrelina de Lima, que fica no bairro Boa Vista, em Araxá. As cartinhas foram adotadas por alunos e colaboradores do UNIARAXÁ, além da comunidade araxaense, que não pouparam esforços para garantir a alegria da criançada.

Uma divulgação ampla foi feita, através dos canais institucionais e de redes sociais, no intuito de garantir o sucesso da campanha. Assim, as cartinhas foram sendo retiradas no setor de Recursos Humanos da Instituição, uma a uma, até que todos os desejos dos pequenos fossem atendidos.

O assessor de Recursos Humanos do UNIARAXÁ, Ricardo Ramalho, destaca a importância do projeto social. "Queremos contribuir e fazer o natal de uma criança mais feliz. Vimos a necessidade de um projeto no qual os valores e os sentimentos que envolvem essa época natalina fossem resgatados e decidimos implantar com a ajuda de nossos colaboradores.” 

Imagens: Campanha Adote uma Cartinha

***

:: Educação :: Aluno do Uniaraxá se destaca em Prêmio Nacional de Administração. Fique Ligado...

Felipe Diogo Duarte é estudante do 6º período do Curso de Administração

Com um tema voltado para a melhoria em controles internos na administração pública, o aluno Felipe Diogo Duarte, do sexto período do Curso de Administração do UNIARAXÁ, conquistou o segundo lugar no Prêmio Belmiro Siqueira de Administração 2017, na categoria artigo acadêmico.

Com a supervisão do professor Waldecy de Lima, Diogo elaborou o artigo acadêmico “A Importância dos Controles Internos Para Uma Administração Pública Gerencial”.

Waldecy destaca a importância de incentivar os alunos a participarem de competições nacionais para que conquistem bons resultados em sala de aula, mas acima de tudo, para que obtenham êxito nas oportunidades ofertadas pelo mercado de trabalho. “O trabalho foi desenvolvido com pretensão de um trabalho de conclusão de curso. O Diogo está no sexto período e, diante disso, deveremos aprofundar mais o estudo bem como a pesquisa que fará parte da complementação”, destacou.

Felipe explica que foram 13 trabalhos inscritos a nível nacional, mas o trabalho dele foi indicado após concorrer com outros em Minas Gerais. “Concorremos primeiramente com as faculdades da região e do Estado, sendo que o CRA-MG optou pelo nosso artigo”, afirma. A premiação garantiu ao aluno o prêmio de R$ 5 mil.

O Prêmio Belmiro Siqueira de Administração foi criado pelo Conselho Federal de Administração em 1988. A proposta é divulgar e promover a valorização dos estudos realizados por Administradores e estudantes dos cursos de bacharelado em Administração que contribuam para o desenvolvimento da profissão e da ciência da Administração no Brasil.

***

:: Educação :: Engenharia Ambiental promove visita ao Parque Nacional da Serra da Canastra

Alunos do Centro Universitário do Planalto de Araxá viveram uma experiência produtiva fora da sala de aula

Os alunos do Curso de Engenharia Ambiental do UNIARAXÁ viveram uma experiência produtiva em visita ao Parque Nacional da Serra da Canastra. Nos dias 11 e 12 de novembro, os alunos, acompanhados dos professores Juliana Silva e Cristiano Alves, assistiram a uma palestra sobre o projeto de conservação do pato mergulhão “Pato Aqui, água acolá”, ministrada pelo biólogo do Instituto Terra Brasilis, Wellington Geraldo. Eles também realizaram uma trilha interpretativa em duas cachoeiras, visitaram as nascentes do Rio São Francisco e da cachoeira Casca D’Anta e conheceram inúmeras curiosidades sobre a fauna, flora e sobre a cultura local.

Integrante da comitiva, a professora Juliana destaca a importância desse tipo de visita, especialmente a riqueza de conteúdo em atividades fora da sala de aula. “Foram abordados diversos assuntos relacionados à conservação da fauna, flora e hidrologia durante a estadia de toda a turma nas proximidades da unidade de conservação”, afirma.

***

:: Ensino Superior :: Vestibular do UNIARAXÁ é neste domingo, 19, com a oferta do novo Curso de Psicologia

Orientação é que o candidato chegue com 30 minutos de antecedência, munido de seus documentos pessoais

É neste domingo, 19, a partir das 9h, o Vestibular/2018 do UNIARAXÁ. Com a oferta do Curso de Psicologia, um dos mais aguardados dos últimos anos, a Instituição promove mais um processo seletivo para pessoas que buscam uma formação profissional de qualidade, com foco na valorização e estabilidade no mercado de trabalho. A orientação é que o candidato chegue com 30 minutos de antecedência, munido de seus documentos pessoais e se direcione para a sala onde será aplicada a prova.

Com um mercado de trabalho que fica cada dia mais competitivo, seja para a oferta de novas propostas no mercado ou para a ocupação de vagas que requerem formação acadêmica, optar por um curso de graduação é um diferencial para quem deseja seguir uma carreira promissora. Entre os inúmeros benefícios da formação acadêmica, os especialistas listam os principais: crescimento pessoal, construção de uma carreira sólida, estabilidade financeira e a conquista de um bom emprego.

Para isso, o UNIARAXÁ oferta 18 cursos de Graduação: Administração; Ciências Contábeis; Direito; Gestão Comercial; Gestão de Recursos Humanos; Sistemas de Informação; Psicologia; Educação Física; Agronomia; Enfermagem; Estética e Cosmética; Fisioterapia; Pedagogia; Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Produção; e Engenharia Mecânica.

A avaliação do Processo Seletivo 2018/1 contém provas de Redação, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Gerais. O resultado geral do processo seletivo será divulgado em 23 de novembro de 2017, em quadro de avisos no bloco administrativo e no site www.uniaraxa.edu.br.

***

:: Saúde :: Clínica de Fisioterapia completa 10 anos com mais de 227 mil atendimentos realizados

Curso é referência na região pela excelência na qualidade de ensino e no atendimento de referência realizado

Inaugurada em setembro de 2007, a Clínica de Fisioterapia do UNIARAXÁ foi construída para atender os Estágios Supervisionados do Curso de Fisioterapia da Instituição. Nela, os alunos do último ano do Curso prestam atendimentos fisioterapêuticos aos pacientes, sob a supervisão de professores especializados. Em 2017, o espaço comemora 10 anos e, ao longo de sua história, já realizou mais de 227 mil atendimentos à comunidade de Araxá e região.

Atualmente, a Clínica realiza aproximadamente de 1,5 mil atendimentos por mês, divididos nas seguintes áreas: Neurologia adulto, Neuropediatria, Traumato-ortopedia, Reumatologia, Desportiva, Cardiovascular e Pneumofuncional, além de projetos de extensão em Pilates e Hidroterapia. Somando, em seus 10 anos mais de 227 mil atendimentos.

Entre as recentes conquistas que refletem diretamente no número de atendimentos, está o credenciamento da Clínica ao Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimentos gratuitos à Comunidade. Uma garantia de atendimento de qualidade e de redução de filas no serviço público da cidade. Além de possuir convênio com a UNIMED e atender aos servidores da Polícia Militar de Minas Gerais.

Durante o tempo de existência do Curso, formaram-se 11 turmas com alunos de, pelo menos, 15 cidades vizinhas; totalizando, aproximadamente, 350 novos profissionais que contribuem para o desenvolvimento social de suas comunidades. Na mesma vertente, foi possível ampliar, também, o número de atendimentos fisioterapêuticos nessas comunidades, na tentativa de atender à demanda crescente de pacientes encaminhados para a fisioterapia e que precisam desses profissionais e de tratamentos especializados.

Essa é mais uma marca histórica no Curso de Fisioterapia do UNIARAXÁ que hoje é referência em nossa região pela excelência na qualidade de ensino de seus alunos e no atendimento de referência realizado na Clínica em seus 10 anos de atuação.

***

:: Ensino Superior :: Professor do UNIARAXÁ participa de conferência sobre tecnologia no Chile

Conferência Internacional de Ciência e Computação é o evento mais importante do Chile na área da computação

O professor Robinson Cruz, do Curso de Sistemas de Informação do UNIARAXÁ, participou da 36ª Conferência Internacional da Sociedade Chilena de Ciência da Computação. O evento, o mais importante do Chile na área da computação e um dos mais tradicionais da América do Sul, foi realizado em outubro na Cidade de Arica-Chile.

Professor Robinson apresentou um artigo durante a Conferência e a apresentação faz parte dos resultados da pesquisa do mestrado que será defendido por ele em novembro deste ano pela USP-EACH.

A conferência contou conta com a participação de vários pesquisadores da América do Sul e do mundo. Além de apresentar o artigo, professor Robinson também participou de palestras sobre BIG DATA, BPM e outros assuntos ligados à computação. “Os resultados deste artigo serão publicados no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, um dos repositórios mais utilizados no mundo para busca de pesquisa em computação e engenharia”, explica.

O professor viajou para o Chile com apoio do UNIARAXÁ e também realiza seu mestrado com aporte financeiro da Instituição. “Durante o evento foi possível obter várias contribuições relacionadas à nossa pesquisa. Além disso, o apoio do UNIARAXÁ foi importante e mostra a preocupação da Instituição na qualidade do Ensino”, completa.

***

:: Educação :: Alunos de Engenharia Ambiental do UNIARAXÁ participam de lançamento de livro

“Patrimônios da Terra – A Serra da Canastra e o Rio Paraná”, retrata os últimos 500 milhões de anos em uma parte da região sul e sudeste do Brasil

O UNIARAXÁ aposta em atividades dentro e fora da sala de aula para garantir que os alunos tenham acesso à maior quantidade possível de informação de qualidade. Mantendo essa postura, o Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Instituição levou seus alunos para a solenidade de lançamento do livro “Patrimônios da Terra – A Serra da Canastra e o Rio Paraná”, realizada no dia 24 de outubro no Teatro Municipal.

De acordo com a professora do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Juliana Silva, o livro mostra de forma detalhada o que aconteceu nos últimos 500 milhões de anos em uma parte da região sul e sudeste do Brasil, através de uma série de lindas imagens que ilustram muito bem a evolução geológica da região.

Segundo ela, para os alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária o livro contribui muito para o entendimento da evolução geológica da terra sendo possível o uso desse conhecimento para a compreensão de inúmeros conteúdos ministrados nas disciplinas do curso. “Cada aluno presente recebeu um exemplar do livro, contribuindo ainda mais para o ganho de conhecimento e incentivo à leitura”, completa.

***

UNIARAXÁ promove UNIR com a presença do “Youtuber” Iberê Tenório, do Canal Manual do Mundo

Jovens conhecerão melhor a estrutura do UNIARAXÁ, além das inúmeras profissões disponibilizadas através dos Cursos de Graduação

O UNIARAXÁ está preparando uma das maiores e mais diversificadas Mostras de Profissões do interior mineiro. O UNIR (UNIARAXÁ Recebe) será neste sábado, 21, das 8h às 17h, no Campus da Instituição, que estará repleto de estudantes do Ensino Médio de Araxá e também da região. O UNIR contará ainda com o fenômeno da internet, Iberê Tenório, do maior canal educacional do país no Youtube, o manualdomundo.com.br. E o melhor de tudo, a entrada é gratuita!

A programação começa bem cedo, com a recepção dos alunos de escolas de Araxá e também das cidades de Ibiá, Sacramento, Campos Altos, Pratinha, Serra do Salitre, Pedrinópolis, Perdizes e Santa Juliana. Todos serão direcionados para o ginásio, onde haverá apresentações artísticas e o desfile dos cursos, com os alunos da Instituição fazendo a festa.

Logo após a recepção animada, os estudantes vão para a 1ª Oficina do curso que se inscreveram. Os participantes terão horário de almoço com uma vasta praça de alimentação e retornam depois para a 2ª Oficina. As oficinas serão a oportunidade para esses jovens conhecerem melhor a estrutura do UNIARAXÁ, além das inúmeras profissões disponibilizadas através dos Cursos de Graduação, e confirmarem sua vocação profissional. Todos os Cursos oferecerão oficinas práticas que levarão os alunos ao ambiente profissional que eles vão exercer quando formados.

A grande atração fica por conta do “Youtuber” Iberê Tenório, do Canal Manual do Mundo, que conta com quase 9 milhões de inscritos. Iberê vai dar uma palestra para os participantes com fatos sobre sua carreira de sucesso à frente do canal. Já o encerramento fica por conta da Banda Samba Quente, revelação de sucesso e formada por egressos do UNIARAXÁ.

A programação completa das atividades e a inscrição estão disponíveis no site: www.unir.uniaraxa.edu.br. Não perca tempo e participe da maior Mostra de Profissões da região!

***

:: Educação :: UNIARAXÁ renova “Selo Instituição Socialmente Responsável”

Somente em 2017, foram mais de 25 mil atendimentos gratuitos à comunidade externa, de janeiro a setembro

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) concedeu por mais um ano o “Selo Instituição Socialmente Responsável” para o UNIARAXÁ. O reconhecimento vem após a 13ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, promovida nacionalmente e também realizada pelo UNIARAXÁ, no dia 16 de setembro, quando foram realizados mais de 1,8 mil atendimentos.

O Selo reforça a postura e o compromisso do UNIARAXÁ com a comunidade da cidade e da região, em promover o bem estar social. A 13ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular é a culminância de um trabalho que é realizado o ano inteiro, por todos os Cursos da Instituição. Somente em 2017, foram mais de 25 mil atendimentos gratuitos à comunidade externa, de janeiro a setembro.

Os serviços sociais são encontrados dentro e fora da Instituição: Serviço de Assistência Judiciária; Clínica de Fisioterapia do UNIARAXÁ; Hidroginástica para alunos, funcionários e comunidade; atendimentos na Clínica de Estética e Cosmética; Ambulatório Acadêmico; Projeto Exercite-se; Projeto Fazendo História; Escolinha de Esportes; Horta Comunitária. O trabalho também está nas ruas, com as solicitações de entidades e órgãos públicos, o UNIARAXÁ realizou mais de 1,9 mil atendimentos externos neste ano.

A conquista de mais um Selo Instituição Socialmente Responsável deve ser creditada aos alunos, professores e funcionários que estão diretamente envolvidos nesses atendimentos sociais e que fazem do UNIARAXÁ uma Instituição reconhecida nacionalmente.

***

UNIARAXÁ promove Semana de Ciência e Tecnologia e outorga Comenda ao professor João Rios

A XIV Semana de Ciência e Tecnologia tem várias atividades programadas até a próxima sexta-feira. Agende-se...


Com mais de 80 atividades programadas, a XIV Semana de Ciência e Tecnologia está movimentando o campus do UNIARAXÁ. A Abertura Oficial foi realizada na noite de terça-feira, 3, no Teatro Municipal e contou ainda com mais uma edição do projeto Sempre Um Papo, com o professor Ricardo Fragelli e a outorga da Comenda UNIARAXÁ, que  neste ano homenageia o professor João Rios Montandon (in Memorian).


João Rios foi um dos precursores da criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araxá (FAFI), hoje Centro Universitário do Planalto de Araxá. Fez parte da história da Instituição, como secretário, professor e diretor. Na Academia Araxaense de Letras, professor João Rios ocupava a Cadeira Nº12.


Quem recebeu a homenagem em nome do professor, foi sua esposa, a também professora Luiza Elena Castro Rios, que por muitos anos fez parte do corpo docente do UNIARAXÁ e foi também Coordenadora do Curso de Letras. Em seu discurso emocionado, professora Luiza agradeceu a homenagem a João Rios e relembrou sua trajetória de conquistas junto aos demais professores da Instituição.

A XIV Semana de Ciência e Tecnologia tem várias atividades programadas até a próxima sexta-feira. Na noite de quarta foi a abertura da XVII Semana Jurídica, além da XV Mostra de Marketing e XVI Mostra de Pesquisa. Inúmeras atividades movimentam a Semana, como o tradicional Campeonato: Ponte de Macarrão; a Oficina Musicalização na Escola; Palestra: Cosmética Capilar; 1º Desafio de Lógica da Engenharia Mecânica; Minicurso: Programação para Dispositivos Móveis, entre tantos outros. A programação completa pode ser acompanhada pelo site: www.uniaraxa.edu.br.

***