Araxá, 14 de Novembro 2019
Clima Agora
°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Saúde e Educação

Publicado em:01/11/2019
:: Saúde :: Prefeitura reúne secretários regionais e apresenta a reestruturação da saúde no município
Foi elaborado um plano de ação para melhorar os vazios assistenciais nos atendimentos de média e alta complexidade

Reunião foi realizada no gabinete do prefeito no Centro Administrativo

Uma reunião para mostrar o trabalho reestruturado de Araxá e com as cidades da microrregião. Na terça-feira, 29 de outubro, a Administração Municipal através da Secretaria de Saúde promoveu um encontro que contou com a participação da promotora Curadora da Saúde, Mara Lúcia Silva Dourado; com representantes da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba e dos municípios que integram a microrregional: Pedrinópolis, Santa Juliana, Pratinha, Campos Altos e Ibiá. Foram discutidos a revisão do fluxo e da assistência da microrregião de Araxá e macrorregião nos procedimentos de média e alta complexidade. A iniciativa da reunião foi do município de Araxá e da microrregião, que vêm enfrentando muitos problemas assistenciais de média e alta complexidade, principalmente no acesso de pacientes aos serviços de alta complexidade no município de referência, que é Uberaba.

A secretária de Saúde, Diane Dutra, vendo a necessidade urgente de discutir tais fluxos, solicitou a presença do Superintendente Regional de Saúde no município, porém o mesmo não pode estar presente, mas foi muito bem representado através do médico responsável pelo SusFácil, José Natal; e da responsável pela Coordenação do Núcleo de Regulação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, Luana Terada. Diane ressalta, que a participação deles foi essencial para o esclarecimento de dúvidas e apoio na construção do plano de ação para enfrentamento, sugerido por Araxá e pelos municípios da microrregião. “A situação é complexa, mas a reunião foi produtiva e transparente. Foi tão importante que saímos com plano de ação imediato para maior resolutividade dos problemas enfrentados pelos municípios”, completou a secretária.

A promotora Mara Lúcia, comentou que pensando no SUS como um complexo sistema de saúde pública, há uma necessidade permanente de articulação entre os municípios e o Estado. O encontro teve a tônica de estreitar o relacionamento entre os representantes dos municípios que integram a microrregião de Araxá com a Gerência Regional de Saúde. “Araxá e os demais municípios receberam elogios da GRS pela forma técnica e organizacional com que vem trabalhando. Os representantes das cidades expuseram o trabalho que estão fazendo em prol da organização dos serviços, bem como as dificuldades que enfrentam. O que se espera é que a Gerência Regional de Saúde, agora ciente da realidade, possa contribuir na busca de solução para os vários problemas apresentados”, finalizou a promotora.