Araxá, 23 de Outubro 2019
Clima Agora
°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Saúde e Educação

Publicado em:09/10/2019
:: Educação :: Cursos técnicos devem ter um milhão e meio de novas vagas em três anos. Fique Ligado... l
Segundo estudo do MEC, quem faz cursos técnicos ou profissionalizantes têm 38% mais chances de conseguir trabalho com carteira assinada e renda 20% maior

Para garantir as novas vagas, 40 mil professores serão treinados. Foto Divulgaçã

Até 2023, o Brasil deve ofertar três milhões e quatrocentas mil vagas em cursos técnicos e profissionalizantes. Hoje, existem um milhão e novecentas mil oportunidades nesses cursos. Esse acréscimo de um milhão e meio de matrículas nesse tipo de ensino faz parte do programa Novos Caminhos, lançado pelo Ministério da Educação.

As matrículas do programa Novos Caminhos serão na área de tecnologia. Mas, para isso, de acordo com o Ministério da Educação, será elaborado um novo catálogo nacional de cursos técnicos, para promover oportunidades inéditas.

A última lista está desatualizada com dados de 2013. A previsão é que uma portaria com uma consulta pública sobre esses novos cursos técnicos seja publicada essa semana no Diário Oficial da União.

Para garantir as novas vagas, 40 mil professores serão treinados em educação profissional até 2022. A formação será em quatro eixos: pedagogia, empreendedorismo, indústria 4.0 e atualização tecnológica.

O Brasil é um dos países que menos oferta vagas no ensino profissionalizante, como explica o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Ariosto Culau,

Segundo estudo do MEC, quem faz cursos técnicos ou profissionalizantes têm 38% mais chances de conseguir trabalho com carteira assinada e renda 20% maior.

C/ Agência Brasil