Araxá, 25 de Agosto 2019
Clima Agora
°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Saúde e Educação

Publicado em:18/07/2019
Trabalho de Estudante do UNIARAXÁ fica entre os 25 mais bem avaliados, em Conselho Nacional
Pesquisa aborda a Lei Maria da Penha, aspectos psicológicos e responsabilização, nos termos do Artigo 129

A estudante Flávia da Silva Mota, do 9º Período do Curso de Direito

A estudante Flávia da Silva Mota, do 9º Período do Curso de Direito do Centro Universitário do Planalto de Araxá (UNIARAXÁ), participou do XXVIII Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI), realizado nos dias 19, 20 e 21 de junho, em Goiânia/GO. Tendo, como tema, “Constitucionalismo Crítico, Políticas Públicas e Desenvolvimento Inclusivo”, o evento promove os estudos jurídicos e o desenvolvimento da Pós-graduação em Direito, no Brasil.

Mota apresentou a pesquisa intitulada “Os Aspectos da Violência Psicológica, na Lei Maria da Penha e a Responsabilização, nos termos do Artigo 129, do Código Penal Brasileiro”, em pôster. Para participar do CONPEDI, foi necessária a submissão e aprovação do trabalho pela Comissão Avaliadora do evento.

Classificado entre os 25 melhores apresentados, o Pôster foi avaliado por Professores Doutores e recebeu nota máxima. A aluna, ainda, foi convidada a ingressar no Mestrado. Para ela, a experiência “possibilitou entender e refletir, junto aos demais participantes e profissionais, que possuem uma óptica completamente diferente da minha, o quão amplo é o tema que eu me propus a estudar ou ouvir”.

A participação em um evento jurídico da importância e envergadura do CONPEDI, ampliou os horizontes e, nas palavras de Mota, “fez ver que não há uma maior ou melhor estrutura ou conhecimento de alunos de faculdades federais em detrimento dos alunos de universidades particulares; os temas que ecoam lá, também refletem aqui, de forma que os trabalhos apresentados – nos mesmos grupos de trabalhos – havia, de alguma maneira, similitudes, independentemente da região ou formação do autor”.

Além dela, o professor e coordenador Adjunto do Curso de Direito Almir Garcia Fernandes, orientador de Mota, também apresentou seu Artigo Científico no CONPEDI. O evento, criado em 17 de outubro de 1989, consiste na representação da Sociedade Científica de Direito, no Brasil. É organizado por uma Associação Jurídica de Direito Privado e sem fins econômicos; cujas ações respondem ao desafio de projetar a pesquisa jurídica para o avanço social, no Brasil.