Araxá, 26 de Maio 2019
Clima Agora
°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Empresas e Negócios

Publicado em:14/05/2019
:: Empresas e Negócios :: CBMM realiza testes de sirenes em Araxá. Fique Por Dentro...
A medida faz parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens

Testes serão realizados às 8 e 17h, de amanhã, terça-feira, dia 14

Com o objetivo de garantir o funcionamento do sistema de alerta de emergência em barragens, a CBMM realizará amanhã, terça-feira, dia 14 de maio, no período entre 08h e 17h, testes das sirenes instaladas em sua propriedade. A checagem do alerta sonoro é preventiva e, portanto, não há qualquer risco.

Conforme estabelecido pela legislação vigente, foram instaladas 6 sirenes com capacidade de promover alerta de emergência, de forma rápida e eficaz, na área denominada Zona de Autossalvamento-ZAS, à jusante (à frente) das Barragens 6, 7 e 8.

O Plano de Ação Emergência para Barragens da CBMM, prevê que, no caso de uma eventual situação em que se declare Nível de Emergência 3, as sirenes sejam ativadas para alertar a população potencialmente afetada na Zona de Autossalvamento-ZAS. Os equipamentos estão instalados na propriedade da CBMM, sendo 3 na área interna da planta e 3 na área externa à jusante (à frente) das barragens, na zona rural de Araxá.

Ressaltamos que o estudo de ruptura hipotética das barragens da CBMM demostra que não existe possibilidade de fluxo de rejeitos e água para a Zona Urbana da cidade de Araxá e nem para a área industrial da companhia, e que na Zona de Autossalvamento-ZAS existe apenas uma edificação que atualmente não é ocupada.

A CBMM reafirma que todas as suas barragens estão com condições estáveis, inclusive com fatores de segurança acima dos recomendados pelas normas técnicas e exigidos pela legislação vigente. As barragens passam por verificações técnicas periódicas, monitoramento e manutenções constantes, visando garantir o desempenho esperado e as condições de segurança.

Mais do que cumprir as legislações vigentes, a CBMM reforça o seu compromisso com a comunidade de Araxá e trabalha de forma proativa, junto aos órgãos competentes, na Gestão de Segurança de suas Barragens.

C/ Ascom