Araxá, 26 de Maio 2019
Clima Agora
°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Esportes

Publicado em:22/03/2019
:: Mountain Bike :: Araxá abre as inscrições com novidades na etapa da CIMTB Michelin
Super Elite agora tem mais um estágio, atletas têm que completar uma Maratona. Prova será nos dias 25 e 28

Prova em Araxá abre oficialmente o calendário do MTB no Brasil

Uma das etapas mais esperadas do calendário do mountain bike na América Latina está prestes a acontecer. A etapa de Araxá está com as inscrições abertas. Este ano, a competição tem um formato diferente para a Super Elite Masculina e Feminina que além de pedalarem o Contrarrelógio (XCT), o Short Track (XCC) e o Cross Country Olímpico (XCO), o competidores terão mais um estágio, superar um Cross Country Maratona (XCM). Para as categorias oficias e da Copa Sense Bike, os atletas terão que mostrar a técnica no percurso de XCO no Complexo do Barreiro, em torno do Tauá Grande Hotel entre os dias 25 e 28 de abril.

Para os atletas CIMTB Michelin e Copa Sense Bike, a etapa soma pontos para o campeonato. Para a SuperElite, o XCO e XCC também somam pontos para a classificação geral, e a etapa conta para o ranking mundial. Sendo uma etapa Stage Race Hors Class (SHC), o atleta que tiver a menor soma dos tempos, leva a melhor e 160 pontos para o ranking da UCI, mesmo ranking que soma para os Jogos Olímpicos Tokyo 2020.

Para o organizador, Rogério Bernardes, a Maratona vai aumentar ainda mais a competição. “O XCM é uma exigência da UCI e tenho certeza que vai deixar a etapa ainda mais disputada. Esse ano esperamos receber atletas de diversas partes do mundo, que já estão entrando em contato com a gente, e vamos trabalhar para fazer uma competição inesquecível para todos os atletas e público”, comentou.

Programação

O evento começa na quinta-feira (25), com a confirmação das inscrições e com o Congresso Técnico da Super Elite que larga na Maratona às 14h. No dia seguinte, os competidores inscritos na CIMTB Michelin terão Treino Livre na pista das 10h às 13h. A largada do Contrarrelógio para a Super Elite é às 14h. Após o fim da prova, a pista é liberada para reconhecimento de percurso de todas as categorias.

No sábado o dia é cheio e começa com as largadas do Short Track da Super Elite às 9h30. Em seguida, é hora das categorias E-bike e Cyclocross às 12h. Logo após, às 13h30 a Copa Sense Bike e as Femininas CIMTB entram em cena. A 5º largada, também é da Copa Sense Bike e compreende as categorias Expert, Cadete e Master. O dia fecha com a Night Run às 19h.

O domingo será um dia de agitado, começando às 8h com Sub17, Sub15, Sub60, Sub65, Over65 e PNE. Em seguida, Sub40, Sub45, Sub50, Sub55 entram em cena para disputar a etapa. Os atletas da Mirim entram no percurso do Teste Ride no mesmo horário. Às 12h, Júnior Feminina e Masculina, Sub30 e Sub35 entram na disputa. A SuperElite fecha o dia com largada às 14h.

Michelin

A Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los tonar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega 114.100 pessoas em todo o mundo e dispõe de 70 centros de produção implantados em 17 países diferentes que fabricaram 190 milhões de pneus em 2017.

Sense Bike

Parte da Lagoa Participações, a Sense Bike foi criada em 2009, com o sonho de construir uma marca de bicicletas feita por apaixonados para apaixonados, com padrão internacional, foco em desenvolvimento e indústria de ponta. Com o objetivo inicial de atender às demandas voltadas para a mobilidade urbana, tornou-se referência no mercado no desenvolvimento de bicicletas elétricas. Em 2014, foi inaugurada a fábrica em Manaus, que possibilitou o início da produção de quadros, bem como a montagem de bicicletas elétricas e convencionais (mountain bike, urbana e road), com o que existe de mais inovador em tecnologia. Em abril de 2018, a Sense Bike comprou a Swift Carbon Global, importante fabricante mundial de bikes em fibra de carbono, com operação industrial na cidade do Porto (Portugal). A marca também é patrocinadora de uma das equipes mais importantes do MTB nacional – a Sense Factory Racing, que já conquistou grandes títulos em competições nacionais e internacionais.

CIMTB Michelin 2019

A CIMTB Michelin conta pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020, ranking Brasileiro e estaduais.

Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 24ª Edição em 2018. O evento tem patrocínio da Michelin, o pneu oficial da competição, e Co-Patrocinio da Sense Bike.