Araxá, 23 de Abril 2019
Clima Agora
°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Saúde e Educação

Publicado em:13/02/2019
:: Educação :: Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Pública abre inscrições
As inscrições devem ser feitas pelas escolas, no site da olimpíada

Inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 15 de março. Foto Divulgação

Estudantes e escolas mineiras já podem dar o primeiro passo para repetir o sucesso conquistado nos últimos anos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Estão abertas, até 15 de março, as inscrições para a 15ª edição da competição. A ficha de inscrição deve ser preenchida pelos professores, exclusivamente, na página da olimpíada.

A inscrição deverá ser feita pela escola. Poderão inscrever-se escolas municipais, estaduais, federais e privadas no Brasil, devidamente registradas no Ministério da Educação (MEC), que atuem nos segmentos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Para as escolas públicas as inscrições são gratuitas. Já as escolas privadas deverão pagar uma taxa de R$4 por aluno.

De acordo com o calendário da Olimpíada, as provas da primeira fase serão aplicadas no dia 21 de maio e no dia 05 de julho será a divulgação dos classificados para a segunda fase. Os testes da segunda etapa serão aplicados no dia 28 de setembro e a divulgação dos premiados acontecerá no dia 03 de dezembro.

Os alunos com melhor desempenho na Obmep serão premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). Os professores das escolas também recebem prêmios.

Participação mineira

Na edição de 2018 da Obmep, os alunos das escolas públicas mineiras conquistaram 1.324 medalhas, sendo 93 de ouro, 319 de prata e 912 de bronze. Além de 8.260 menções honrosas.

Sobre a olimpíada

Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a Obmep é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Criada em 2005 pelo IMPA, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas tem como metas estimular o estudo da Matemática, revelar talentos – incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas – e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

C/ Secretaria de Estado da Educação