Araxá, 21 de Agosto 2019
Clima Agora
°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Cidade

Publicado em:31/01/2019
:: De Olho na Cidade :: Aracely convoca reunião para discutir segurança de barragens no município
Centro de Controle Integrado de Defesa Civil irá visitar empresas para conhecer o sistema de segurança das barragens

Encontro aconteceu no gabinete da Prefeitura de Araxá

A primeira ação do prefeito de Araxá, Aracely de Paula, na manhã de segunda-feira, 28, foi convocar uma reunião com secretários municipais, representantes do Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para discutir a situação das barragens construídas pelas mineradoras que exploram minério de ferro e nióbio no município.

Ao todo, segundo dados da Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM), no entorno de Araxá estão instaladas 15 barragens – sete da CBMM, sete da Mosaic e uma da Santa Clara Louças Sanitárias.

Diante deste quadro, o prefeito Aracely propôs traçar um plano de ação para que sejam feitas visitas técnicas às mineradoras visando conhecer e obter informações sobre o sistema de monitoramento do nível de segurança das 15 barragens de rejeito. “Desta forma, estamos cuidando para que nossa população tenha a tranquilidade de que a Administração Municipal está trabalhando com vistas à segurança dos nossos cidadãos”, garante o prefeito.

Durante a reunião ficou decidido que o Centro de Controle Regional Integrado de Defesa Civil de Araxá, juntamente com secretários da área de segurança, meio ambiente e obras públicas, fará uma visita técnica às empresas CBMM, Mosaic e Santa Clara para ver de perto a realidade operacional das 15 barragens.

Outra medida do prefeito Aracely foi decretar luto oficial no município de Araxá em solidariedade às vítimas da tragédia ocorrida em Brumadinho em decorrência do rompimento da barragem de rejeito da empresa Vale.

Para o prefeito de Araxá, a tragédia não atingiu apenas a cidade de Brumadinho, mas todo o Estado de Minas Gerais e também o País.