Araxá, 18 de Janeiro 2019
Clima Agora
°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Cultura e Arte

Publicado em:28/12/2018
:: Arte e Cultura :: FestNatal termina com recorde de público em mais de 250 apresentações
Organização adianta novidades para a edição de 2019

Foram 23 dias de intensa programação e mais de 100 mil visitantes

Depois de mais de 23 dias e 255 apresentações terminou no domingo (23) o maior Festival Natalino do Estado, o FestNatal Araxá. O evento comemorou em 2018 uma década de existência e cumpriu o que propôs: ir além de uma grande grade de shows e intervenções cênicas. “O projeto este ano trabalhou valores com as crianças em todas as escolas de Araxá. Nós tivemos uma sala vídeográfica em que todos os dias as pessoas puderam assistir aos melhores trabalhos de cada escola. Nós abrimos também a oportunidade para o Natal de Mãos Dadas com as entidades. O sucesso da árvore das atitudes também impressiona. Por algumas vezes precisamos retirar as bolas para que houvesse espaço para que outras pessoas pudessem deixar seus recados. O saldo é extremamente positivo”, avalia Régia Côrtes, presidente da Fundação Acia.

Neste ano o FestNatal também andou pela cidade. As apresentações culturais envolveram moradores de todos os bairros, além de turistas. A população se organizou para prestigiar o evento e conseguiu acompanhar momentos de muita emoção e reflexão. “Fui em muitas coisas. Desde a abertura, a chegada do Papai Noel, aos shows, levei minha menina na Praça Governador Valares e encontrei o Papai Noel até no Barreiro”, relembra a artesã Maria de Lourdes.

O cirurgião dentista José Emílio Scussel mora bem perto da Arena FestNatal e conseguiu acompanhar pelo menos 20 dos 23 dias de evento. “Todos os shows foram espetaculares. Ter um evento neste nível em Araxá é algo excelente. Em que outro lugar se tem um evento assim como este? Vinte e três dias de festa ordeira, com famílias, jovens e crianças participando. Faço questão de vir”, diz.

Segundo a organização o público ultrapassou a meta de 100 mil pessoas. “É o maior número de pessoas que nós já tivemos no projeto tanto na Arena principal como em todos os outros espaços. Nós tivemos uma participação muito expressiva no espaço da Praça Governador Valadares, que foi um trabalho em parceria com a Secretaria de Educação. Nós tivemos também outros locais como o Teatro Municipal que ficou sempre lotado. Enfim, não poderia ser melhor”, ressalta Régia.

O que não é possível contar, mas que também faz a diferença num evento como o FestNatal, são as mudanças que ele proporciona na vida das pessoas. Em 23 dias o que se notou foi a alegria estampada nos rostos de crianças, adultos e idosos; momentos em família, de reflexão e de emoção junto ao Papai Noel, além da promoção do desenvolvimento econômico local e da formação de artistas. “Todo mundo quer participar do FestNatal desde aquele grupo pequeno que está começando ao grupo mais experiente que está acostumado a viajar para grandes festivais. O FestNatal tem tudo que o bailarino precisa: estrutura, uma organização impecável, um palco muito bom, iluminação e som perfeitos e mais: uma acolhida muito boa”, ressalta Mariana Hermorgenes, professora do grupo Danse.

O presidente da Associação Comercial, Industrial de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (Acia) disse, em discurso no encerramento do evento, que o FestNatal 2018 entra para a história. “Foi a melhor edição de todos os tempos. Nós da Acia somos realmente a entidade mantenedora, mas quem faz todo este FestNatal é a Fundação Acia, que é presidida pela Régia Côrtes. A ela e a toda a equipe nosso parabéns”, disse.

Por esse e por milhares de outros depoimentos está fechado: em 2019 tem mais FestNatal numa edição recheada de novidades. “Agora é hora de recomeçar a trabalhar. Em janeiro já iniciamos as reuniões com a possibilidade de um projeto mais amplo. Nós queremos trabalhar o FestNatal o ano todo na cidade de Araxá em vários segmentos e com vários parceiros”, antecipa Régia.

Retrospectiva

Em 23 dias, só em registros oficiais, foram mais de 70 mil fotos tiradas no FestNatal. Abaixo uma seleção de alguns dos momentos mais marcantes de 2018:(anexo)

Despedida

No domingo (23) Papai Noel se despediu de Araxá deixando saudades. Foram milhares de crianças e adultos atendidos nos últimos dias e muitos passeios. Na casinha os últimos momentos foram emocionantes. Para muitas crianças um até breve, com a esperança do reencontro neste dia (25). “Amanhã ele vai lá em casa levar minha boneca”, garantiu Maria Clara Antunes, de 8 anos.

A turnê dos Anjos Líricos da Companhia Valentina foi encerrada com um passeio pela Avenida Imbiara que terminou na Arena FestNatal. Os anjos passearam por entre as milhares de pessoas que foram curtir a última noite de espetáculos. “Lindo, emocionante. Bem no clima de Natal”, disse a aposentada Florípedes Teixeira.

No palco central a noite foi aberta por Jaime Nacimento. O Clube do Samba animou a galera na sequência. Ainda teve clima de baile com a banda Mamma Jamma, num espetáculo que teve a participação especial de Marcão. “A gente toca desde o rock ao sertanejo e acreditamos que deu para agradar todo mundo. Tocar na noite de encerramento do FestNatal foi bom demais”, disse o músico Claudio Ricardo Borges.

A noite foi encerrada com Moura Blues. “O FestNatal este ano foi fantástico. O povo pôde ver a diversidade que Araxá tem. Independente de a gente ter recebido vários grupos de fora, a população viu o quanto Araxá é rica e o quanto a gente pode fazer e fazer bem. Foi muito importante para a cidade conhecer os talentos de Araxá”, reforçou Cristiane Borges Santos, diretora da Escola Municipal de Música.

Paixão pela arte

Todas as atividades do FestNatal foram gratuitas e abertas para todo o público. O evento é uma promoção da Fundação Cultural ACIA com incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e realização por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da CBMM, Mart Minas, Rio Branco e Zema e com apoio da Prefeitura Municipal de Araxá, ACIA, CDL e TV Integração.

Todo o registro fotográfico do evento, as reportagens e vídeos produzidos no período podem ser acessados no site oficial do FestNatal (https://festnatalaraxa.com/) e nas redes sociais do evento.