Araxá, 18 de Janeiro 2019
Clima Agora
°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Cultura e Arte

Publicado em:24/12/2018
:: Então é Natal :: Auto de Natal encanta público com a história do nascimento de Jesus. Confira...
Últimos dias do FestNatal prometem grandes atrações na Arena e em todos os cantos da cidade

O Grupo de Teatro da Paróquia Sagrada Família ensaiou o Auto de Natal

A história é a mesma. Contada e recontada milhares de vezes ao longo de mais de dois mil anos. Mesmo assim na plateia e entre os próprios atores dava para notar emoção, que algumas vezes se traduziu em lágrimas.

“É Natal, né? É o nascimento de Jesus! Isso traz muita esperança para as pessoas. É uma história que precisa ser contada e recontada a cada ano para que as pessoas lembrem que a vida tem algo muito além do que tudo isso aqui. A gente dá tanto valor às coisas materiais, se apega tanto, mas tem algo muito mais bonito por detrás disso. Para nós que temos fé esse algo tem nome: Jesus Cristo. A gente tem que insistir em contar essa história”, ressalta Padre Márcio André, pároco da paróquia Sagrada Família.

O Grupo de Teatro da Paróquia Sagrada Família ensaiou o Auto de Natal por um mês e meio. A impressão é de que estavam juntos há muito mais tempo. Seguros e talentosos, os artistas (que não são profissionais) surpreenderam todos que lotaram a Arena FestNatal nesta quinta (20) com um texto impecável, músicas bem selecionadas e grandes atuações . “Temos um trabalho de arte ao longo do ano e a gente consegue em alguns momentos como o Natal reunir toda essa turma, aqueles que dançam, cantam, que tocam e que encenam para fazer esses trabalhos tão bonitos”, ressalta o padre.

No espetáculo 32 pessoas se revezam no palco. Com a equipe de apoio são 40 envolvidos diretamente. Em 11 atos foi possível acompanhar em detalhes a história que culminou no nascimento de Jesus Cristo. “É muito importante esse espaço para o Auto de Natal porque a gente vê que cada vez mais as pessoas vão se esquecendo do que é, de fato, o Natal. O Natal é o nascimento de Jesus. Em um festival de Natal ter espaço para um momento religioso, para lembrar o nascimento do Salvador é realmente muito importante”, finaliza Padre Márcio.

Emoção e acessibilidade

Muita gente que estava chegando a Arena FestNatal nesta quinta (20) aproveitou para tirar alguns minutos de reflexão; objetivo da peça Milagres de Natal, apresentada pelo Grupo de Teatro Fratelo.

Num cenário simples, uma grande história. “A gente pensou em tentar provocar uma sensação de família, amizade, que é o verdadeiro espírito do Natal. O Natal não é só o consumismo, só a festa, só o Papai Noel, só comprar presente. É estar em família, é estar com quem você ama e valorizar aquelas pessoas que estão ao seu lado”, ressalta o ator Caio Ranieri.

Por falar em valorização, a peça Milagres de Natal está na lista de apresentações com acessibilidade. A tradução em libras é feita de forma simultânea pela tradutora Jéssica Alves Ferreira Borges. “Na hora que eles (pessoas com deficiência auditiva) verem que vai ter intérprete em todos os lugares eles poderão ter a opção de vir. E essa é a verdadeira acessibilidade você dar a opção dele querer ir ou não e se ele quiser que saiba que ele vai poder estar ali e entender tudo que está acontecendo”, diz Jessica.

Até domingo (23) serão oito apresentações que envolvem cinco atores e três músicos. Quem já assistiu ao espetáculo, recomenda. “Dá para repensar na vida e dar valor. A gente não deixar nada para amanhã. Quem tiver tempo de ver antes do dia 23, que veja porque é muito emocionante mesmo” diz a dona de casa Ivonete Silva.

Últimos dias

O FestNatal chega a sua reta final em grande estilo. São dezenas de atrações espalhadas pela cidade. Também nesta quinta (20) subiram no palco central Jorge Vinnis Trio e Alan Tannus, que fez um tributo a Roberto Carlos. “Eu como bom fã do Roberto Carlos eu me sinto honrado. Roberto é quem nos ensina a amar e olhar diferente para as pessoas. Ele é o compositor do amor. Fala e canta o amor em todas as suas letras”, conta o músico Alan Tannus

Até domingo (23) serão dezenas de atividades culturais por todos os cantos da cidade. “A programação agora está se fechando e, com certeza, consagrando as comemorações dos nossos 10 anos com chave de ouro. O show de Ney Conceição e Danilo Caymme nesta sexta (21) é imperdível. Nós vamos ter no sábado ainda (22) o grupo Vi-voz, os Miltons, Vagner Tizo & Tunai. Além disso, tem a brinquedolândia, a casinha do Papai Noel recheada de atividades, os Anjos Líricos que estão percorrendo vários pontos à noite. A gente gostaria de convidar cada araxaense, cada visitante, para que realmente venham participar das comemorações dos 10 anos de FestNatal porque estamos fazendo esse ano um trabalho, de fato, com a participação de todos, com a participação da cidade”, ressalta Régia Cortes, presidente da Fundação Acia.

Programação

DIA 21 – SEXTA FEIRA

VILA DO NOEL – PRAÇA GOVERNADOR VALADARES
18h30 - OFICINAS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO - CONTADORAS DE HISTÓRIA

ITINERANTES
13h - GRUPO MUSICARTE | CENTRO
11h - PAPAI NOEL ITINERANTE | BAIRRO
19h - ANJOS LÍRICOS - CIA VALENTINA | CENTRO
20h - MILAGRE DE NATAL- CLOWRENATA GRUPO FRATELO

TEATRO MUNICIPAL
20h CENTRO DE REFERÊNCIA DE CULTURA NEGRA E VANDERSON-Dança

ESTÁDIO FAUSTO ALVIM
19h - CATACONTO_Contação de Histórias | CASINHA
19h - PAPAI NOEL CASINHA - ESPAÇO LÚDICO | CASINHA
19h - ESTUDIO AMBULANTE - ESPAÇO LÚDICO | CASINHA
19h30 - HENRIQUE - O PIANISTA | PRÓ CÊNICO
20h30 - NEY CONCEIÇÃO QUINTETO E DANILO CAYMMI
21h30 - BANDA VINITH ACÚSTICO

DIA 22 – SABADO

VILA DO NOEL – PRAÇA GOVERNADOR VALADARES
19h - ATIVIDADES E OFICINAS VILA DO NOEL

ITINERANTES
11h - GRUPO MUSICARTE | CALÇADAO
11h - MILAGRE DE NATAL- CLOWRENATA GRUPO FRATELO
14h - PAPAI NOEL ITINERANTE | ASILO SÃO VICENTE

TEATRO MUNICIPAL
19h - MOSTRA DE DANÇA- MOVART

ESTÁDIO FAUSTO ALVIM
19h - CATACONTO_Contação de Histórias | CASINHA
19h - ESTUDIO AMBULANTE - ESPAÇO LÚDICO | CASINHA
19h - PAPAI NOEL CASINHA - ESPAÇO LÚDICO | CASINHA
19h - ANJOS LÍRICOS - CIA VALENTINA | CENTRO
19h30 - MILTONS + A4
20h30 - VI-VOZ
21h30 - WAGNER TISO & TUNAI


DIA 23 – DOMINGO

VILA DO NOEL – PRAÇA GOVERNADOR VALADARES
18h - ATIVIDADES E OFICINAS VILA DO NOEL

ITINERANTES
10h - PAPAI NOEL ITINERANTE | TAUA GRANDE HOTEL
11h - MILAGRE DE NATAL- CLOWRENATA GRUPO FRATELO | BARREIRO
19h - ANJOS LÍRICOS - CIA VALENTINA | CENTRO

TEATRO MUNICIPAL
19h - MOSTRA DE DANÇA- MOVART

ESTÁDIO FAUSTO ALVIM
14h – BRINQUEDOLÂNDIA
19h - BÊJAZZ ON THE STREET
19h - CATACONTO_Contação de Histórias | CASINHA
19h - ESTUDIO AMBULANTE - ESPAÇO LÚDICO | CASINHA
19h - PAPAI NOEL CASINHA - ESPAÇO LÚDICO | CASINHA
21h - ANJOS LÍRICOS - CIA VALENTINA
19h30 - JAIME NASCIMENTO | PRÓ CÊNICO
20h - CLUBE DO SAMBA | PRÓ CÊNICO
21h - BANDA MAMMA JAMMA CONVIDA MARCÃO
22h - MOURA BLUES

Tudo gratuito

Todas as atividades do FestNatal são gratuitas e abertas para todo o público. O evento é uma promoção da Fundação Cultural ACIA com incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e realização por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da CBMM, Mart Minas, Rio Branco e Zema e com apoio da Prefeitura Municipal de Araxá, ACIA, CDL e TV Integração.

Serviço

- FestNatal 2018
- Data: de 1º a 23/12
- Local: Estacionamento do Estádio Fausto Alvim, Teatro Municipal + atividades itinerantes