Araxá, 20 de Março 2019
Clima Agora
°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Cultura e Arte

Publicado em:13/12/2018
:: Então é Natal :: “O FestNatal não esquece de nós”, diz maestro da Banda Lira Araxaense
Com quase 100 anos de história grupo tem presença cativa no evento que valoriza a cultura local

Fundada em 1919, a banda se destaca pela versatilidade

Prestes a completar 100 anos a Banda Lira Araxaense foi um dos destaques da programação desta segunda-feira (10) na Arena Acia (pátio do Estádio Fausto Alvim). O grupo recebeu o público da noite com um repertório preparado para encantar as gerações. Foram momentos de nostalgia para os mais velhos e de pura diversão para os pequenos. “É fantástico. Tem a ver com a história da cidade”, diz o músico Flávio Andrade.

Fundada em 1919, a banda se destaca pela versatilidade. Nas apresentações, espaço para os instrumentos de percussão aliados harmoniosamente à família das madeiras e metais. Nos rostos de cada músico estava estampada a alegria de uma apresentação que é tradicional no festival natalino. “As bandas de música em si andam muito esquecidas. Vou ser franco. É a primeira vez que nós estamos tocando esse ano. O FestNatal não esquece de nós. A gente se sente muito feliz por isso”, agradece o maestro Ângelo de Castro.

Trabalhadores

A rotina de Papai Noel em Araxá continua intensa. Nesta segunda (10) ele passeou pela região central da cidade a partir da Escola Estadual Delfim Moreira. Pela Avenida Getúlio Vargas foram centenas de acenos, dezenas de balas distribuídas e muitos pedidos de presentes. Depois de uma passadinha na Vila do Noel para conferir se os assistentes andam empenhados em oferecer uma programação diversificada para as crianças, o Bom Velhinho foi para sua casinha onde recebeu mais centenas de crianças. A espera pela visita é sempre animada: recheada de brincadeiras e, lógico, muita comida.

Aliás, assim como Papai Noel, quem cozinha e atende nas barracas também trabalha bastante para oferecer qualidade e diversidade ao público. Na Praça de Alimentação do FestNatal você encontra de tudo: churros, cachorro quente, batata-frita, batata assada, macarrão, pastel, risoto, bolinho de arroz, quibe, coxinha, donuts, sorvete na chapa, açaí, sanduiche, vinho e até acarajé. “Adorei ter acarajé. A gente vem para lanchar, assistir aos shows, é sempre muito agradável aqui. Ficar em casa não dá não...”, brinca a estudante Ana Julia Deckers.

A dona de casa Elaine Cristina Castro trouxe todo mundo para viver alguns momentos em família no FestNatal. “Todo ano a gente marca presença aqui. No ano passado eu já gostei. Neste ano tá melhor ainda, muito mais opções na praça de alimentação. Enquanto as crianças estão brincando a gente toma um lanche e vê os shows”, conta.

Com o lanchinho na mão quem foi à Arena Acia na segunda (10) conferiu no palco central a apresentação de Alexandre Francisco. O show de encerramento da noite foi “Choro de Vinnis”. No Teatro Municipal houve apresentações culturais de crianças e adolescentes do Lar Santa Terezinha e do Centro de Formação Profissional Júlio Dário.

Programação

DIA 12 – QUARTA-FEIRA
VILA DO NOEL – PRAÇA GOVERNADOR VALADARES
18h - ATIVIDADES E OFICINAS

ITINERANTES
09h - MENINOS CANTORES DO ORATÓRIO | CALÇADÃO
11h - PAPAI NOEL ITINERANTE
19h - GRUPO MUSICARTE | SHOPPING

TEATRO MUNICIPAL
20h - MOSTRA DE DANÇA- VIDANÇART

ESTÁDIO FAUSTO ALVIM
19h - ESTUDIO AMBULANTE - ESPAÇO LÚDICO | CASINHA
19h - CATACONTO_Contação de Histórias | CASINHA
19h - PAPAI NOEL CASINHA - ESPAÇO LÚDICO | CASINHA
19h - NOITE DA DANÇA- Grupos de Dança

Tudo gratuito

Todas as atividades do FestNatal são gratuitas e abertas para todo o público. O evento é uma promoção da Fundação Cultural ACIA , por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da CBMM, Mart Minas, Rio Branco e Zema e com apoio da Prefeitura Municipal de Araxá, ACIA, CDL e TV Integração.

Serviço

- FestNatal 2018
- Data: de 1º a 23/12
- Local: Estacionamento do Estádio Fausto Alvim, Teatro Municipal + atividades itinerantes.