Araxá, 18 de Junho 2019
Clima Agora
°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Cultura e Arte

Publicado em:11/12/2018
Talentos da Terra roubam a cena e animam o domingo de araxaenses e turistas no FestNatal
Fim de semana também teve dança e atividades itinerantes em vários cantos da cidade

Final de semana foi de intensa programação no FestNatal Araxá

As cadeiras do Teatro Municipal foram tomadas pela emoção neste domingo (9). “Eu não sei quem fica mais nervoso se são eles ou a gente. É emoção, emoção é a palavra que definiria todos os sentimentos”, explica o fotógrafo Fabrizio Gomes pai de Amanda Gomes, de 6 anos, que estava prestes a entrar no palco.

O último dia de apresentações da Mostra de Dança CDK (Centro de Danças Kathak) lotou o Teatro Municipal em dois momentos. Mais cedo as crianças deram um show em apresentações cheias de técnica e criatividade. Mais tarde foi a vez da apresentação “Gala CDK 2018” que oportunizou ao público presente uma noite de surpresas e encantamento. “Estou aqui para prestigiar o festival. Como fisioterapeuta, vejo o desenvolvimento motor dessas crianças e adolescentes; como bailarina vejo que isso trabalha a criatividade, o empenho e toda a dedicação e respeito pela arte”, conta a fisioterapeuta Marina Stela Fernandes.

O evento que teve como tema “Lona – o circo, a arte e o artista” ocorreu dentro da programação do FestNatal 2018. Neste ano 215 bailarinos se revezaram no palco. Joana Conde, bióloga e professora de Francês conta que a filha ficou muito feliz em participar da Mostra. “Incentiva porque o artista quer ser visto, quer mostrar seu trabalho, sua mensagem através dessa arte”.

Desde sexta-feira (7) as apresentações também abriram espaço para o clássico, o jazz e as danças urbanas. “O FestNatal já é calendário da cidade e alinhar isso com as artes cênicas que nós temos na cidade traz fomento à cultura, dissemina sementes para inúmeras famílias entenderem que a formação através da cultura, da arte, do esporte, da dança, enfim, das artes cênicas e da atividade esportiva é fundamental”, diz Ana Claudia Silva, diretora do Centro de Danças.

Fim de semana

O fim de semana foi agitado para quem quis acompanhar de perto a programação do FestNatal. Além das atividades da Vila do Noel, na Praça Governador Valadares, Papai Noel passeou no sábado (8) pelo calçadão da rua Presidente Olegário Maciel. Ele estava acompanhado do grupo Musicarte e fez a alegria das crianças que passavam pela região central da cidade. No domingo (9) o grupo Musicarte visitou o Feirão do Povo, no bairro Urciano Lemos e Papai Noel foi ao Tauá Grande Hotel de Araxá. Para as redes sociais, uma postagem descansando nos belos cenários do Barreiro, mas, na prática, o Bom Velhinho trabalhou bastante atendendo turistas de todas as idades.

Quando chega a noite muitos dos visitantes da cidade também fazem questão de ir à Casinha do Papai Noel. As ajudantes do Bom Velhinho já registraram a visita de turistas de Tapira, Perdizes, Belo Horizonte, Ribeirão Preto e de pessoas que vivem em comunidades rurais da região. Além da visita à casinha os turistas têm se encantado com a programação do palco central.

Palco central

O sábado foi dia de Arena Acia novamente lotada, algo que tem se tornado comum nos últimos dias. Milhares de pessoas acompanharam animadas os shows do “Esquema 3”, “100% Caipira” e “Os Arachás”. Cada um em seu estilo, todos levantaram o público e fizeram muita gente dançar e cantar junto.

No domingo (9) o destaque foi o Show da Terra. Doze talentos locais tiveram a oportunidade de se apresentar no FestNatal e mostrar para a comunidade um pouco do trabalho desenvolvido. “É um prazer enorme. Um incentivo. Essa oportunidade vai abrir muitas portas pra gente”, diz o cantor Sérgio Lins.

Nomes como José Neto e Geovani, Comitiva Magalhães, Marcinho do Guetto, Cachasamba, Dany e Eliane, Sérgio Lins, Carlos Valério, Dalila, Joel e Luciano, Iago e Luan e Swing Novo tiveram espaço numa noite para ficar na memória. “A gente sempre está acompanhando as bandas famosas neste palco e agora tivemos a oportunidade de nos apresentar aqui. Ficamos muito satisfeitos, uma comemoração mesmo pelos nossos 10 anos”, comenta Warley, da banda Swing Novo.

Do outro lado o público se envolveu. Fez a festa juntamente com os artistas da terra. A noite foi encerrada com todos no palco cantando o clássico eternizado pelos Titãs “É preciso saber viver”. “Foi animado, foi muito bom. O público todo cantando, é uma satisfação muito grande estar aqui”, diz Dalila Severo

Programação

DIA 10 – SEGUNDA

VILA DO NOEL – PRAÇA GOVERNADOR VALADARES
18h - ATIVIDADES E OFICINAS

ITINERANTES
11h - PAPAI NOEL ITINERANTE

TEATRO MUNICIPAL
19h30 - LAR SANTA TEREZINHA - Apresentação Musical
20h - JULIO DARIO - Casa das Bonecas

ESTÁDIO FAUSTO ALVIM
19h CATACONTO_Contação de Histórias | CASINHA
19h PAPAI NOEL CASINHA - ESPAÇO LÚDICO | CASINHA
19h ESTUDIO AMBULANTE - ESPAÇO LÚDICO | CASINHA
19h - BANDA LIRA ARAXAENSE | PÁTIO-ENTRADA
20h - ALEXANDRE FRANCISCO | PRÓ CÊNICO
21h - CHORO DE VINNIS

Tudo gratuito

Todas as atividades do FestNatal são gratuitas e abertas para todo o público. O evento é uma promoção da Fundação Cultural ACIA , por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da CBMM, Mart Minas, Rio Branco e Zema e com apoio da Prefeitura Municipal de Araxá, ACIA, CDL e TV Integração.

Serviço

- FestNatal 2018
- Data: de 1º a 23/12
- Local: Estacionamento do Estádio Fausto Alvim, Teatro Municipal + atividades itinerantes.