Araxá, 18 de Janeiro 2019
Clima Agora
°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Cultura e Arte

Publicado em:07/12/2018
:: Especial Fim de Ano :: Decoração de Natal destaca belezas de Araxá. Fique Ligado...
Entre enfeites e luzes, FestNatal tem programação extensa neste fim de semana. Programe-se...

Final de semana será de muitas atrações no FestNatal Araxá

São 106 enfeites. 375 árvores com 6 metros de LED. Total de 2250 metros de LED. Mais de 300 metros de corda luminosa, 135 strobos e 90 caixas de micro LEDs. A estrutura da decoração natalina de Araxá impressiona, mas para Vilma Campos nada é maior que a alegria dos netos correndo pela Avenida Antônio Carlos. "Tá muito lindo. Estamos encantados. Eles adoraram os bonecos em tamanho real. Tiramos muitas fotos", contou a doceira.

Nesta semana foi concluída a decoração natalina em Araxá, uma parceria entre Prefeitura, Câmara dos Dirigentes Lojistas, Cemig e Fundação Acia. Em vários pontos da cidade enfeites e um grande conjunto de iluminação compõem um cenário de magia e, em meio à bela arquitetura da cidade, trazem os símbolos do Natal para mais próximo da população e de turistas. "É envolver nossa comunidade nesse clima Natalino. Queremos que seja uma festa de todos por isso enfeitamos tudo com muito carinho. A decoração completa a programação cultural que fizemos", comenta Regia Côrtes, presidente da Fundação Acia.

Entre estreias e reencontros

Nesta quinta-feira (6) a Arena Acia ficou lotada para o show de Emílio e Eduardo. A dupla sertaneja da terra fez o público delirar com os grandes sucessos da carreira que são uma mistura de músicas dançantes e românticas. “Eles arrasam e no FestNatal todo ano a gente tem a oportunidade de ver o show deles. Não perco um!”, conta a quitandeira Camila Alves.

A dupla, que tem 34 anos de carreira, conta que se sente parte do projeto FestNatal e que fica feliz com o crescimento do evento e com o prestígio do público araxaense. “Nós estamos desde o primeiro FestNatal. É aqui que a gente busca forças para sairmos viajando pelo Brasil. Ver a casa cheia mais uma vez é de arrepiar. Isso não tem dinheiro que pague”, conta Emílio.

No palco em que Emílio e Eduardo são tradição, o cantor Haroldo Júnior estreou horas antes. “Estou muito satisfeito. É um evento que valoriza a cultura não só da cidade, mas regional. Dá a oportunidade das pessoas tocarem numa estrutura tão bonita dessa, tão grande, com som de qualidade”, contou entusiasmado.

Um baixo, um acordeom, uma bateria, guitarra e clarinete. A noite também teve frio na barriga para o grupo Celso Souza Quinteto. “Essa banda estamos estreando agora e pra gente é muito importante estarmos aqui porque em Araxá a gente não tem muitas oportunidades desse jeito. Fazer um evento grande motiva”, explica Celso.

Ainda nesta quinta-feira (6) Papai Noel visitou a Rua Belo Horizonte. O grupo Musicarte fez apresentação no Calçadão. Na Vila do Noel, na praça Governador Valadares, crianças participaram de uma oficina de porta-treco, fizeram cartinhas e ouviram histórias. A movimentação também foi grande na Casinha do Papai Noel, na Arena Acia.

Semana intensa

Completando uma semana neste sábado (8) o FestNatal Araxá já reuniu em suas apresentações pela cidade cerca de 30 mil pessoas. Entre os momentos que vão entrar para a história do projeto, a abertura com o cantor norte-americano, Leon Beal no sábado (1)."São eventos importantes. Natal é a celebração de Cristo e tudo que celebra a vida dele e o sacrifício que ele fez por nós sempre vem em boa hora. A música sempre vem em boa hora não importa quando seja", disse.

No domingo (2), milhares de crianças foram à Arena Acia receber Papai Noel. O bom velhinho se emocionou. “Eles vieram mesmo! Fico muito feliz com tanta gente aqui para me receber. Quero conversar com todo mundo, abraçar as crianças”, disse cercado por dezenas de famílias na entrada do evento.

Muitos pais aproveitaram a segunda (3) para levar as crianças a Praça Governador Valares, nas atividades na Vila do Papai Noel. Anderson foi na companhia da pequena Helena e da esposa Ana para curtirem momentos em família “Estamos gostando muito de todas as atividades. O FestNatal é nota 10!” avaliou.

Na terça (4) o encantamento tomou conta da cidade. A Caravana da Coca-Cola bateu recorde local de público. Durante todo o trajeto era possível ver a emoção das pessoas com a passagem dos caminhões iluminados, dos ursos gigantes e de Papai Noel. "É uma iniciativa muito bacana que a gente vê acontecer em outras cidades e é uma magia, achei muito bacana. Trouxe a família inteira", diz Elida Coimbra, analista de treinamento.
Na quarta (5) destaque para a apresentação do Grupo Vozes do Colégio São Domingos, no espetáculo “É Natal”. Na Arena Acia o evento celebrou a mistura de ritmos e expressões artísticas. Subiram ao palco o Quinteto de Cordas Amadeus, o Coral AABB Comunidade, o grupo 100% Chinelinho e a dupla Erick e Dinei. "Tem de tudo, tem pagode, tem sertanejo, tem moda de viola, tem MPB, tem música clássica... Tudo de bom da nossa arte tem aqui no FestNatal esse ano. Maravilhoso", comentou o Erick pouco antes de subir ao palco.

E tem mais....

Confira a programação do fim de semana:

DIA 07 – SEXTA-FEIRA

- ITINERANTES
9h - PAPAI NOEL ITINERANTE
14h - CORAL AABB COMUNIDADE | CARAMANCHÃO
14h - OFICINA DE HARMÔNICA COM EDUARDO SANNA | HALL DA FCCB

- VILA DO NOEL – PRAÇA GOVERNADOR VALADARES
18h - ATIVIDADES E OFICINAS

- TEATRO MUNICIPAL
19h - MOSTRA DE DANÇA - CDK

- ESTÁDIO FAUSTO ALVIM
19h - CATACONTO_Contação de Histórias | Casinha do Papai Noel
19h - PAPAI NOEL CASINHA - ESPAÇO LÚDICO | Casinha do Papai Noel
19h - GRUPO SEU DOMINGOS
20h - GAITAS DE MINAS
21h - OLD FRIENDS COM TIAGO MARTINS E GERMANO SORAGGI

DIA 08 – SÁBADO

- VILA DO NOEL – PRAÇA GOVERNADOR VALADARES
10h - ATIVIDADES E OFICINAS

- ITINERANTES
11h - PAPAI NOEL ITINERANTE |CALÇADÃO
11h30 - GRUPO MUSICARTE | CALÇADÃO
10h- CORAL AABB COMUNIDADE | ESCADARIA TAUÁ

- TEATRO MUNICIPAL
17h30 - MOSTRA DE DANÇA-CDK

- ESTÁDIO FAUSTO ALVIM
19h - CATACONTO_Contação de Histórias | CASINHA
19h - PAPAI NOEL CASINHA - ESPAÇO LÚDICO | CASINHA
19h30 - CLUBE DO SAMBA
20h - BRÁULIO CARVALHO TRIO
21h30 - OS ARACHÁS

DIA 09 – DOMINGO

- VILA DO NOEL – PRAÇA GOVERNADOR VALADARES
16h - ATIVIDADES E OFICINAS

- ITINERANTES
10h - PAPAI NOEL ITINERANTE | BARREIRO
10h - GRUPO MUSICARTE | FEIRAO DO POVO

- TEATRO MUNICIPAL
15h30 - MOSTRA DE DANÇA- CDK

- ESTÁDIO FAUSTO ALVIM
14h – BRINQUEDOLÂNDIA | ESTÁDIO
19h - ESTUDIO AMBULANTE - ESPAÇO LÚDICO | CASINHA
19h - CATACONTO_Contação de Histórias | CASINHA
19h - PAPAI NOEL CASINHA - ESPAÇO LÚDICO | CASINHA
19h30 - SHOW COM TALENTOS DA TERRA

Tudo gratuito

Todas as atividades do FestNatal são gratuitas e abertas para todo o público. O evento é uma promoção da Fundação Cultural ACIA , por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da CBMM, Mart Minas, Rio Branco e Zema e com apoio da Prefeitura Municipal de Araxá, ACIA, CDL e TV Integração.

Serviço

- FestNatal 2018
- Data: de 1º a 23/12
- Local: Estacionamento do Estádio Fausto Alvim, Teatro Municipal + atividades itinerantes.