Araxá, 21 de Novembro 2018
Clima Agora
18°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Saúde e Educação

Publicado em:22/10/2018
:: Educação e Ação Social :: UNIARAXÁ participará da próxima edição do Projeto Rondon
Será a quinta participação da instituição no maior projeto de extensão do país

Equipe de Araxá embarcará para nova missão em Janeiro de 2019

O UNIARAXÁ marcará presença na próxima edição do Projeto Rondon, que acontecerá entre os dias 18 de janeiro e 03 de fevereiro do próximo ano. A equipe, formada por estudantes e professores da instituição, embarcará rumo à Operação Parnaíba, no município de Regeneração (PI) – distante 140 quilômetros da capital Teresina - com o objetivo de desenvolver naquela comunidade ações que proporcionarão benefícios permanentes. A partir do conhecimento universitário, os rondonistas capacitarão multiplicadores no município; que por sua vez darão continuidade ao trabalho lá desenvolvido durante a Operação.

O Projeto Rondon é uma ação coordenada pelo Ministério da Defesa, em parceria com outros Ministérios (Educação, Saúde, Meio Ambiente, entre outros), governos estaduais e municipais, e Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil, que enviam às operações equipes de estudantes e professores de cursos que estejam dentro dos eixos propostos para a edição.

A equipe do UNIARAXÁ atuará de forma multidisciplinar dentro da temática do Conjunto B, que abrange as áreas de Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho. Sob a coordenação da professora Karina da Costa Souza, e o acompanhamento do professor Cristiano Alves, participarão do Projeto Rondon os seguintes estudantes: Ana Carolina Mamede Oliveira (Engenharia Civil), Carolina Oliveira Coelho (Administração), Emerson Henrique de Almeida (Engenharia Ambiental e Sanitária), Ernandes Resende da Silva Júnior (Engenharia Civil), Jorge Ferreira Lima Neto (Engenharia Ambiental e Sanitária), Lucas Caetano da Silva (Engenharia Mecânica), Raissa Kétura da Silva (Engenharia Civil) e David Silva Alexandre (Engenharia Ambiental e Sanitária).

Toda a equipe do Centro Universitário embarcará em Janeiro próximo; entretanto os trabalhos já começaram. A professora Karina, realizou entre os últimos dias 23 e 29, a Viagem Precursora ao município de Regeneração (PI), a fim de se reunir com o prefeito e secretários municipais para verificação inloco das reais necessidades da comunidade. “A Viagem Precursora foi uma importante e rica experiência, pois possibilitou que as coordenadoras das equipes conhecessem de perto a realidade de onde trabalharão. É, portanto, um projeto que além de beneficiar localidades carentes, contribui para a formação dos universitários rondonistas, sendo, de fato, uma lição de vida e de cidadania a todos os participantes”, comenta Karina.

Com o retorno da professora Karina - munida de todas as informações levantadas durante a viagem - o próximo passo é adequar as propostas de trabalho à realidade do município. A professora repassará ainda aos rondonistas as informações referentes ao alojamento, transporte e alimentação. Aos estudantes, cabe agora, elaborar as atividades que serão aplicadas à comunidade de Regeneração, focando no compromisso com a temática proposta e com o desenvolvimento da cidadania daquela região.