Jornal Araxá
Araxá, 21 de Agosto 2018
Clima Agora
23°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Cultura e Arte

Publicado em:08/09/2014
:: Circuito CBMM de Cultura :: Sempre Um Papo recebe Leo Cunha e Tino Freitas em Araxá. Programe-se
Imperdível encontro está marcado para o dia 11 de setembro na Fundação Cultural Calmon Barreto

Tino Freitas é escritor, músico e jornalista. Foto Reprodução

Leo Cunha, escritor e professor, e Tino Freitas, escritor, músico e jornalista são os convidados do Sempre Um Papo e do Circuito CBMM de Cultura para o debate e lançamento de seus mais recentes livros “Dedé e os Tubarões” (Ed. Escarlate), e “Cadê o Juízo do Menino?” (Ed. Manati), respectivamente. No evento, os autores, especializados em literatura infantil, vão apresentar, com muita música e poesia, o mascote do Fliaraxá, uma das novidades do III Festival Literário de Araxá, que ocorrerá de 9 a 12 de outubro no município.

Leo e Tino prometem um verdadeiro espetáculo, com brincadeiras e músicas para crianças de todas as idades. O encontro ocorre no dia 11 de setembro, quinta-feira, às 14h, na Fundação Calmon Barreto – Praça Artur Bernardes, número 10, Centro, com entrada gratuita.

No livro “Dedé e os Tubarões” (Ed. Escarlate) Leo Cunha em parceria com Alessandra Roscoe, conta a história dos irmãos Lelê e Dedé, mostrando, de forma divertida, como a internet pode contribuir na união entre irmãos de idades diferentes. Tudo se passa durante as férias, num dia em que seus pais decidiram preparar um prato misterioso, Lelê tem que tomar conta de seu irmão mais novo, Dedé. É obvio que ela não quer, mas quando Dedé decide brincar com seu novo brinquedo favorito, o aplicativo do Google Maps instalado no tablet do pai, e procurar tubarões na costa da Austrália, Lelê decide dar uma chance ao irmão e entrar na brincadeira.

“Cadê o Juízo do Menino?” (Ed. Manati) - “O juízo é um parafuso que a gente deixa apertado para a máquina do pensamento não fazer nada errado”. O músico, jornalista e mediador de leitura Tino Freitas teve de ter muito juízo para desparafusar as ideias de um menino travesso e soltar a imaginação do leitor.

Com versos, rimas e muito humor, o “roedor de livros” arranca gargalhadas e distribui imagens divertidas para o traço genial de Mariana Massarani multiplicar. Não há quem não perca o juízo com um livro alegre e cativante como este!

Leo Cunha é graduado em Comércio Exterior pela UNA e Comunicação Social pela PUC-BH. É especialista em literatura infantil e juvenil e mestre em Ciência da Informação. Divide suas atividades entre as aulas de jornalismo cultural que leciona na UNI-BH e a escrita de contos juvenis, atividade que iniciou com o livro “Pela Estrada Afora”, publicado pela Atual Editora, em 1993. De lá pra cá, o autor soma mais de 40 publicações, entre livros autorais e coletâneas. Já venceu seis concursos literários, entre eles o Prêmio Jabuti - Autor Revelação do Ano em Lit. Infantil (1994) e Prêmio FNLIJ Odylo Costa com O melhor livro de poesia (2002). Recentemente, ganhou mais um prêmio da FNLIJ com o livro “Poesia para Crianças: Conceitos, Tendências e Práticas” na categoria Livro Teórico.

Tino Freitas é jornalista, músico, escritor, contador de histórias e é também mediador de leitura do projeto ROEDORES DE LIVROS (premiado em 2011 pela FNLIJ - Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - como um dos Melhores Programas de Incentivo à Leitura do Brasil), onde descobriu e apaixonou-se pelo trabalho com e para crianças.

Seus livros têm como características o humor, a crítica social e o experimento com o suporte (papel/folha/livro objeto) enquanto importante elemento condutor da narrativa. Duas vezes finalista do PRÊMIO JABUTI (2011 e 2013), Tino tem obras consideradas ALTAMENTE RECOMENDÁVEL PARA CRIANÇAS pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) e três de seus livros integram a seleção OS 30 MELHORES LIVROS INFANTIS DO ANO - revista CRESCER (2010, 2011 e 2014). Possui o blog: http://literatino.blogspot.com

Sempre Um Papo

Criado pelo gestor cultural Afonso Borges, há 28 anos, o \"Sempre Um Papo – Literatura em Todos os Sentidos” promove a difusão do livro e seu autor através de lançamentos de livros antecedidos por debates informais. Já atuou em mais de 30 cidades brasileiras, tendo realizado mais de 5.000 eventos com um público presente estimado em 1,6 milhão de pessoas. O encontro presencial converge para a televisão, sendo exibido, aos sábados e domingos, na TV Câmara. Desdobra-se para a série de DVDs educativos “Cultura Para a Educação”, em sua sexta edição, distribuído para mais de 6.000 escolas brasileiras, gratuitamente. E no site www.sempreumpapo.com.br, estão disponíveis mais de 300 programas com escritores, além de diversos seminários.

Com o programa “Ler Convivendo”, em vigor há 8 anos, adota bibliotecas comunitárias em Minas Gerais ao promover três atividades: doação de livros, palestras com escritores e capacitação de voluntários. Há dois anos Afonso Borges conduz, na Rádio CBN Belo Horizonte, o boletim “Mondolivro – o blog sonoro da literatura”.

Serviço

- Sempre Um Papo com Leo Cunha e Tino Freitas
- Lançamento Mascote do Fliaraxá
- Dia 11 de setembro, quinta-feira, às 14h, na Fundação Calmon Barreto – Praça Artur Bernardes, número 10, Centro, com entrada gratuita.