Araxá, 17 de Outubro 2018
Clima Agora
23°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Cultura e Arte

Publicado em:15/06/2018
:: Cultura :: VII Fliaraxá recebe Valter Hugo Mãe, em edição especial do Sempre Um Papo. Agende-se...
Evento integra as ações do Pré-Fliaraxá, que será realizado de 14 a 23 de junho, em Araxá

Valter Hugo Mãe é considerado um os escritores mais importantes do mundo

Preparar a cidade para receber escritores e leitores e ainda criar o clima do VII Fliaraxá - Festival Literário de Araxá. Essa é a proposta do Pré-Fliaraxá, que acontecerá de 14 a 23 de junho, em sete lugares diferentes do município.

O público poderá participar gratuitamente de palestras, lançamento de livros, oficinas, concerto de leitura, contação de histórias, peça de teatro, troca de livros e ainda exibição de filmes com debates sobre obras dos patronos deste ano, Graciliano Ramos e Guimarães Rosa.

Um destaque da programação é a edição especial do projeto Sempre Um Papo, com a presença de Valter Hugo Mãe, que está entre os escritores contemporâneos mais importantes do mundo, no dia 18 de junho, segunda, às 19h30, no Teatro Municipal de Araxá. No evento, o autor falará sobre sua carreira literária, sua atuação nas artes plásticas, na música e as influências artísticas em suas obras.

O Pré-Fli começa com o lançamento do livro “De Aquecer Invernos no Coração”, da escritora e acadêmica Vilma Cunha Duarte, dia 14/6, às 19h, no Museu Calmon Barreto. No dia 15, das 15h às 18h, tem troca de livros no calçadão de entrada da Biblioteca Municipal Viriato Correa. Dias 16 e 23, às 10h, um sarau ao ar livre, no parque do Cristo, vai mesclar música e literatura, reunindo autores locais e rappers. Dia 19, tem oficina de escrita para detentos na Associação de Proteção e Assistência ao Condenado - APAC-, às 9h. E, às 19h, exibição do filme “Memórias do Cárcere”, no Cefet. Dia 20, na Biblioteca Municipal, às 9h, tem a oficina “Ler para quê?”, e às 19h, também na Biblioteca, tem debate sobre as obras dos patronos do VII Fliaraxá. No dia 21, às 19h, no Teatro Municipal, lançamento do livro “Apagão, o Passo para a Superação”, com a presença da autora Idelma Borges. Dia 22, as 14h ainda no Teatro Municipal será apresentada a peça “Todo Mundo Vai para o Fli", com alunos da rede municipal de ensino. Nesta mesma data, acontece o Concerto de Leitura, às 1930h, na Biblioteca Municipal.

O VII Fliaraxá acontecerá de 27 de junho a 01 de julho, no Tauá Grande Hotel, com o tema é “Alma, Leitura e Revolução”.

O Fliaraxá é uma realização da CBMM e do Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Prefeitura Municipal de Araxá, Itaú, Fundação Roberto Marinho, Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Academia Araxaense de Letras, TV Integração e Uniaraxá.

Sobre Valter Hugo Mãe

Nascido em Henrique de Carvalho, atual Saurimo, uma cidade angolana mas com administração Portuguesa, em 1971. O autor ganhou reconhecimento internacional aos receber o Prêmio Literário José Saramago pelo romance “O Remorso de Baltazar Serapião, do qual o próprio José Saramago considerou o livro um “verdadeiro tsunami literário”, dizendo que “Por vezes, tive a sensação de assistir um novo parto da Língua Portuguesa”. Valter Hugo Mãe é graduado em Direito, com pós graduação em Literatura Portuguesa Contemporânea, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Foi fundador e editor da Quasi edições, na qual publicou as obras de nomes como Caetano Veloso, Adriana Calcanhotto, Manoel de Barros, Ferreira Gullar, Mário Soares, entre outros. O autor também foi co-diretor da revista Apeadeiro e em 2006 fundou a editora Objecto Cardíaco. Uma curiosidade de Valter Hugo Mãe é que escreveu seus primeiros romances integralmente em letras maiúsculas, com a intenção do leitor enxergar a literatura como liberdade completa de pensamento. Por outro lado, as letras minúsculas foram escritas com a finalidade de representar a igualdade.

Serviço:

- Pré-Fliaraxá - de 14 a 23 de junho, em diversos locais da cidade.

- ENTRADA GRATUITA

- Pré -Fliaraxá - Sempre Um Papo com Valter Hugo Mãe

- Dia 18 de junho, segunda-feira, às 20h, no Teatro Municipal de Araxá - Av. Antônio Carlos, s/n - Centro

Informações: www.fliaraxa.com.br