Araxá, 12 de Dezembro 2018
Clima Agora
20°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Cultura e Arte

Publicado em:14/06/2018
:: Arte e Cultura :: Começa a montagem do VII Fliaraxá, no complexo do Barreiro. Programe-se...
Local abrigará a maior livraria de todos os festivais brasileiros, com 830 metros quadrados

Festival Literário de Araxá será realizado de 27 de junho a 1º de Julho

A estrutura do Fliaraxá 2018 começa a ganhar forma no Grande Hotel de Araxá. Nesta sétima edição teremos, além da ocupação dos salões do hotel, 2.425m² de cobertura externa. O local abrigará a maior livraria de todos os festivais brasileiros, com 830 metros quadrados, administrada pela carioca Blooks, de Elisa Ventura, espaço para autógrafos, área de gastronomia e palco para as atrações musicais.

Ao todo temos 56 profissionais envolvidos no processo de montagem. São mais de dois mil metros de estrutura metálica, 450m² de madeira reciclada, 1300m² de carpete, 810m² de tecido e 810m de madeira.

O tema do Fliaraxá deste ano será “Alma, Leitura e Revolução” e terá duas damas da literatura brasileira como autoras homenageadas: Ana Maria Machado e Marina Colasanti. Como patrono local, o poeta João Rios Montandon e autora homenageada local, Leila Ferreira.

O Fliaraxá é realizado no município mineiro desde 2012. A primeira edição teve como tema “Juventude e Experiência” com a presença de 25 autores, reunindo 6 mil pessoas. Em 2017, com o tema “Língua, Leitura e Utopia”, o Festival recebeu 25.776 pessoas, 80 autores, oferecendo 125 atividades. Mais de 110 mil livros foram comercializados na livraria do Fliaraxá, nestas seis edições. Desde o início, é realizado um concurso que premia as melhores redações de alunos das escolas da cidade, denominado “Prêmio de Redação Maria Amália Dumont”.

Entre os autores confirmados na edição de 2018 estão o angolano Gonçalo Tavares, o mexicano Juan Pablo Vil-lalobos e o francês Philippe Lobjois, além dos brasileiros Leonardo Boff, Monja Coen, Silvia-no Santiago, Marcelo Rubens Paiva, Marcia Tiburi, Humberto Werneck, José Miguel Wisnik, Luiz Ruffato, Djamila Ribeiro, Wander Melo Miranda, Angela Alonso, Angela Castro, Heloísa Espada, Ricardo Ramos Filho, Nilton Bonder, Heloisa Starling, Eugenio Bucci, Ilana Casoy, Cesar Bravo, Paula Pimenta, Maria Paula Dallari Bucci, Ricardo Aleixo, Marcel Souto Maior, Pedro Muriel, Chico Mendonça, Sergio Abranches, a youtuber Jout Jout e toda a família Klink – Amyr, Marina, Laura, Marininha e Tâmara.

C/ Ascom Fliaraxá