Araxá, 19 de Setembro 2018
Clima Agora
22°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Política

Publicado em:11/06/2018
:: Na Casa do Povo :: Projeto Vereadores no Comando é realizado em Araxá. Saiba Mais...
Parlamentares de dez cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba participaram do Encontro

Encontro foi realizado no Plenário da Câmara Municipal de Araxá

Na tarde de quinta-feira (07), o Plenário da Câmara Municipal de Araxá recebeu uma Reunião do Projeto Vereadores no Comando, realizado pela Associação Brasileira de Câmaras Municipais (Abracam). O evento está percorrendo diversas cidades do Estado para a realização de debates relacionados a assuntos como o Fortalecimento do Poder Legislativo Municipal e Novos Desafios do Mandato de Vereador.

Participaram do evento, Presidentes de Câmaras e Vereadores representando as cidades de Araxá, Campos Altos, Indianópolis, Pedrinópolis, Perdizes, Pratinha, São Gotardo, Tapira, Uberaba e Uberlândia. A Mesa de honra foi composta por John Wercollis - Prefeito de Pratinha, Alexandre Nogueira - Presidente da Câmara de Uberlândia e Luiz Dutra - Presidente da Câmara de Uberaba e Vice-Presidente da Abracam.

O Presidente do Legislativo Araxaense, vereador Fabiano Santos Cunha, conduziu os trabalhos do encontro destacando a presença de um grande número de Parlamentares representando dez cidades da região.

Rogério Rodrigues, Presidente da Abracam, abriu o encontro destacando que o objetivo do Projeto é valorizar o vereador, que é o principal ator da política brasileira, inserindo a categoria no contexto da política Estadual. Ele esclareceu o objetivo final das visitas: “Será elaborado um plano de desenvolvimento integrado para ser apresentado aos pré-candidatos do Governo de Minas Gerais. Esse documento será um instrumento para que os Vereadores participem da discussão”.

Em sua palestra o Presidente da Abracam defendeu a atuação dos Vereadores que, na opinião dele, não podem ser responsabilizados pelas mazelas do Brasil. Ele chamou a atenção para números que comprovam que o gasto com um vereador é muito pequeno quando comparado ao de um Deputado Estadual ou Federal, e por isso, ele luta contra projetos que pretendem acabar com o subsídio dos Vereadores.

Luiz Henrique Kirchner, Diretor Nacional de Assuntos Estratégicos da Abracam, Cientista Político e Especialista em Gestão Pública, foi o segundo Palestrante da tarde. Ele esclareceu que o Projeto pretende capacitar vereadores, servidores e assessores, trabalhar para melhorar a infraestrutura, dando ferramentas para o trabalho parlamentar e provocar a população para participar ativamente da política.

Ele apresentou 12 propostas da iniciativa, dentre elas destacam-se: aumentar a autonomia dos municípios, viabilizar a criação do Espaço do Vereador em Brasília, da Casa do Vereador em Belo Horizonte e na capital federal. O objetivo é apoiar os parlamentares nas Capitais. Ainda, lutar pela criação de mecanismos de participação dos vereadores no Processo Legislativo Nacional e representar e ouvir os vereadores de Minas nas decisões do Senado.

Os Vereadores presentes puderam participar dando depoimentos sobre o trabalho parlamentar e sobre as dificuldades enfrentadas por eles, em cada um dos Municípios. As próximas reuniões do Projeto irão ocorrer nas cidades de São Francisco (12/06), Porteirinha (14/06), São João do Paraíso (15/06) e Grão Mogol (16/06).