Araxá, 24 de Junho 2018
Clima Agora
20°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Turismo

Publicado em:08/06/2018
:: Especial Turismo :: Araxá passa a integrar o Circuito Turístico Alta Mogiana. Confira...
Ao todo, 30 destinos das regiões Nordeste do Estado de São Paulo, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba de Minas Gerais, fazem parte da regionalização

Inclusão de Araxá foi aprovada em assembleia da AMITAM

Reacender a história com a missão de produzir desenvolvimento econômico, inclusão social e proteção ambiental através do turismo histórico, cultural, gastronômico, ecológico, rural, aventura, negócios e lazer. Com esse objetivo, Araxá integra o Circuito Turístico Alta Mogiana. Trinta destinos das regiões Nordeste do Estado de São Paulo, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba de Minas Gerais fazem parte da regionalização.

A inclusão de Araxá foi aprovada na última assembleia da Associação dos Municípios de Interesse Turístico da Alta Mogiana (AMITAM). Os circuitos turísticos são a instância de governança regional integrado por municípios com afinidades culturais, sociais e econômicas, que se unem para organizar, desenvolver e consolidar a atividade turística local e regional de forma sustentável, regionalizada e descentralizada, com a participação da sociedade civil e do setor privado.

A Política Pública de Regionalização do Turismo de Minas Gerais, em desenvolvimento pelo Governo do Estado de Minas Gerais desde o ano de 2001, é referência para os demais estados brasileiros no que tange a gestão da atividade turística, seguindo as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, estabelecido pelo Ministério do Turismo para as regiões turísticas. De acordo com a legislação vigente, Minas Gerais conta com 46 Circuitos Turísticos certificados, envolvendo todas as regiões de Minas Gerais e aproximadamente 600 municípios regionalizados.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovações Tecnológicas, Geraldo Lima Júnior, a inclusão de Araxá no Circuito Turístico Alta Mogiana segue orientação do Governo do Estado. “A Secretaria de Estado de Turismo orientou os municípios que faziam parte do Circuito da Canastra a migrarem para outro circuito turístico devido às dificuldades existentes na regional. Com isso, nossa opção foi participar do circuito mais organizado do Estado, o Circuito Turístico Alta Mogiana. Assim, poderemos participar normalmente das políticas públicas do setor e continuar o trabalho de desenvolvimento turístico da nossa cidade”, destaca Geraldo.