Araxá, 19 de Novembro 2018
Clima Agora
20°

Pesquisar

Você está em

Notícias

Saúde e Educação

Publicado em:29/05/2018
:: Na Casa do Povo :: Audiência Pública apresenta informações da Saúde em Araxá. Confira...
Encontro exibiu números dos meses de janeiro até abril de 2018

Audiência Pública foi realizada no Plenário da Câmara Municipal de Araxá

A Câmara Municipal de Araxá recebeu na tarde de segunda-feira (28), Audiência Pública da Secretaria Municipal de Saúde, que apresentou a prestação de contas do primeiro relatório detalhado do quadrimestre anterior (janeiro, fevereiro, março e abril de 2018). O evento contou com a participação dos vereadores, representantes do Poder Executivo, Servidores da Secretaria de Saúde, imprensa e comunidade.

O presidente do Legislativo, vereador Fabiano Santos Cunha conduziu a reunião ao lado da secretária de Saúde, Diane Dutra, que assumiu a pasta em março desse ano. Ela ressaltou que, apesar das dificuldades enfrentadas pelo país, a Secretaria de Saúde vem conseguindo manter a assistência adequada à comunidade, principalmente quando comparado com outros municípios do Estado.

A coordenadora em Vigilância e Saúde, Telma Di Mambro, foi a responsável por apresentar os números da Secretaria. A Estratégia de Saúde da Família realiza por mês em torno de 5 mil consultas da especialidade clínica geral e 10 mil visitas domiciliares. Telma destacou que quando a população procura os serviços oferecidos pelos Postos do Programa de Saúde da Família (PSF), colaboram para desafogar a Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPA) que realizou quase 10.000 atendimentos no mês de abril.

A coordenadora também lembrou que estão sendo elaborados os Projetos para construção dos PSFs dos Bairros Jardim das Oliveiras e Mangabeiras. A UNISA está sendo reformada, assim como a Policlínica, que vai abrigar as equipes do Vila Silvéria e Santa Terezinha.

A respeito da paralisação dos caminhoneiros, Diane Dutra informou: “Apesar da greve dos caminhoneiros, todos os serviços de saúde estão funcionando normalmente, inclusive o transporte de pacientes para outros municípios, somente as cirurgias eletivas em Uberaba não estão sendo realizadas”.

Os vereadores participaram com perguntas sobre o Plano de Cargos e Salários e melhorias para os Profissionais da Saúde, trabalho dos Programas de Saúde da Família, expansão das Unidades Básicas de Saúde, funcionamento do Canil em sua totalidade e sistema de triagem da UPA.

O presidente do Legislativo encerrou elogiando o desempenho da Secretaria, que enfrenta o desafio de executar um trabalho complexo e oferece serviços tão variados e importantes para a população.